Pe. Laurindo: “Jesus é a porta pela qual nós temos acesso às coisas de Deus”!

papadestacada1
Francisco na Hungria: como Jesus, sejamos portas abertas
abril 30, 2023
papadestacada1
O Papa ao povo húngaro: conservar o vínculo com as suas raízes e construir pontes
maio 3, 2023

Pe. Laurindo: “Jesus é a porta pela qual nós temos acesso às coisas de Deus”!

quartodomingodapascoa

No domingo, trinta de abril, a Igreja celebrou o 4º Domingo da Páscoa, o dia do “Bom Pastor” e o dia “Mundial de Orações pelas Vocações.” A Santa Missa, das dezenove horas, na Matriz Sagrada Família foi presidida pelo Pe. Laurindo Aguiar, msf.

Assim nos falou Pe Laurindo em sua homilia:

“A Palavra de Deus hoje nos diz que Jesus é a porta, Jesus é o Bom Pastor. Quando olhamos para essa imagem de Jesus como o Bom Pastor, podemos recordar do pastor que carrega a ovelha nas costas. Mas o evangelista São João apresenta outra dinâmica, característica do pastor que é Jesus, não aquela que necessariamente carrega a ovelha, no sentido de dependência, mas é aquele, amados irmãos e irmãs, que possibilita toda a proteção e liberdade para as ovelhas.”

.

“Jesus como que pede aos discípulos para sentar: ‘em verdade, em verdade vos digo.’ Quer dizer sentem, prestem muita atenção, o que eu vou dizer para vocês é muito importante.  ‘Quem não entra no redil das ovelhas, pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.’ É dizer aquele que quer encontrar a salvação, que quer trabalhar em causa própria e se colocar como alto referencial Jesus vai dizer que está mal-intencionado. Porque aquele que quer de fato orientar as ovelhas para protegê-las, para libertá-las, tem que passar pela porta. Jesus é a porta pela qual nós temos acesso às coisas de Deus. Jesus é a porta pela qual nós conheceremos verdadeiramente a Deus e saberemos que Ele é um Deus que caminha conosco, que nos conhece e se deixa conhecer, de modo especial através de seu Filho Jesus. Quem se utiliza de outras ferramentas está a roubar e diminuir a alegria e a vida das ovelhas, a vida das pessoas. E aqui nos perguntamos, quais são as pessoas que Jesus está a denunciar? Aqueles que se utilizam das leis, ou de formas injustas para enganar as ovelhas. Aqueles que não trabalham verdadeiramente com interesse de fazer as pessoas crescerem, amadurecerem e fazê-las mais conscientes de si mesmas, do céu que elas buscam ou devem buscar e também da sua presença no mundo, como protagonistas.”

.

“Aqui o Bom Pastor, que nos apresenta o Evangelista São João, se caracteriza neste processo, vamos dizer, como processo catequético e de seguimento que suscita nas pessoas, nas ovelhas, é alguém que entra pela porta. Aquele que entra pela porta é porque ele tem a assinatura Deus. Deus o testifica. Ele verdadeiramente foi chamado por Deus. Ele fala das coisas que ouviu do Pai, ele não inventa, está em comunhão. Ele não tem interesse de viver só para se proteger, mas é alguém que está disposto a dar a vida. É aquele que entra pela porta, pelo caminho certo, pelo caminho de Deus. Outra característica deste pastor é que é alguém que as ovelhas escutam a sua voz. E nos perguntamos: Por que as ovelhas escutam a sua voz? Porque a sua palavra revela as coisas de Deus, porque a sua palavra revela amor, revela interesse. A sua palavra revela segurança e proteção.”

“O Bom Pastor é aquele que as ovelhas escutam a sua voz por causa dessa relação de proximidade de vínculo afetivo e fraterno. Ele chama as ovelhas pelo nome e quando alguém chama a ovelha pelo nome, alguém pelo nome, é reconhecer a importância daquela pessoa. Reconhecer a sua dignidade, os seus dons e talentos. Reconhecer que ela é querida, amada. Que não é um objeto que assim dirigimos pelo nome ou falamos qualquer coisa, ela tem um nome, tem uma identidade. O nome está marcado no céu e ela tem uma missão única neste mundo. Não é de ser uma missão de viver no isolamento, sozinha, mas o Senhor que dá nome para tornar a ovelha, as pessoas missionárias, protagonistas. Por isso, o Bom Pastor é aquele que conduz as ovelhas para fora. Tira do anonimato, do escondido, do isolamento e elas se tornam referencias para Deus e para os outros também.”

.

“Nesta santa celebração peçamos ao Senhor, Deus da vida, Deus de toda vocação, que suscite sempre mais vocações servidoras, vocações santas para zelar, cuidar, libertar e para conduzir as pessoas para os campos seguros, para as pastagens verdes, para as águas límpidas, para o céu que aqui o Senhor quer nos dar. Amém!”

 

Antes da bênção final, Pe. Laurindo falou da proposta deste ano, de começar na Paróquia as pequenas comunidades de Jesus, Mestre e Senhor. São grupos que variam entre 5 e 12 pessoas, no máximo, para fazer o estudo orante da Palavra de Deus. Orar e aprofundar mais na Palavra de Deus. Na próxima quinta-feira, dia 04/05, teremos uma formação às 20 horas, após a Santa Missa. Estamos buscando pessoas que possam assumir como coordenadores uma pequena comunidade, fazer esse grupo de estudos na sua rua, ou na própria família. “É de uma pequena comunidade que podemos sonhar com uma grande comunidade que é a Igreja, a paróquia.” Para mais informações é só procurar as coordenações das pastorais ou a Secretaria Paroquial.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / Pascom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família