No domingo, dia 21 de abril, aconteceu na Matriz Sagrada Família a Santa Missa do 4º Domingo da Páscoa, presidida pelo Padre Laurindo. Os adolescentes e tios do EAC marcaram presença. A adolescente Ana Luisa leu o comentário inicial especialmente preparado pelo setor vocacional da Diocese de Januária para este dia, no qual se celebra também o Dia Mundial de Orações pelas Vocações.
Padre Laurindo acolheu a todos neste dia especial. Em sua homilia, assim refletiu:
“Dentre as muitas referências a Jesus, dentre as muitas identificações de Jesus, hoje nós conhecemos mais uma característica. Jesus mesmo se apresenta como o Bom Pastor. O fato de Jesus se apresentar como Bom Pastor nos revela, nos apresenta uma crítica, uma oposição à uma realidade que Jesus apresenta. Ele se apresenta como bom. O Bom Pastor. Não simplesmente como pastor. E aquele que se apresenta como o Bom Pastor é alguém que de fato trabalha em tudo aquilo que faz. Faz com amor, com comprometimento, porque gosta das ovelhas. Aqui o Evangelho vai dizer para nós: ‘porque conhece as ovelhas’.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“O Bom Pastor se diferencia do mercenário. O mercenário, aonde as relações não são pautadas pelo amor, pelo cuidado, pelo zelo, pelo verdadeiro interesse pela vida do rebanho. Mas o mercenário nesta relação de mercadoria, comercial, ele trata o rebanho como algo que pode tirar proveito. Como algo que ele pode usar em seu próprio benefício. E dizer do mercenário, as ovelhas se tornam objeto, não sujeito. As ovelhas se tornam algo a dar lucro, algo a dar poder, algo a fazer grande aqueles que as tratam como objeto. Jesus ao vir ao mundo, ao se colocar como pastor, ele quer que todas, todos tenha vida. Todos deste rebanho sejam protagonistas.”
“É deste Jesus, diferente destes mercenários, dessas relações, dessas pregações que visam o lucro, poder, fama, visibilidade, é Jesus o verdadeiro pastor que nós percebemos na Primeira Leitura no Atos dos Apóstolos. As pessoas, os discípulos, em nome de Jesus, operam milagres, curam. E aqui, palavras proféticas dos Apóstolos. Sem medo, eles denunciam também, e anunciam. Este Jesus, em nome daqueles que vocês mataram e que Deus o ressuscitou, em nome dele que nós estamos pregando. Em nome deste que as pessoas são curadas. Aquele que era considerado a pedra que os pedreiros rejeitaram, é para nós, é para a Igreja, a pedra fundamental, que está construída nossa Igreja, a nossa missão, as nossas relações. Que nesta santa celebração, Quarto Domingo da Páscoa, nós possamos fazer essa experiência: deixar ser cuidado e guiado por Jesus, Bom Pastor. Ele nos conhece. Mais do que ter certeza que Jesus nos conhece é também fazermos o esforço para conhecê-lo. Sem conhecer Jesus, não estaremos distinguindo a palavra daquele que fala para nos guardar, para nos proteger, para nos garantir a salvação.”
Ao fim da Santa Missa avisou-se sobre a Ação Missionária Deus Conosco nos dias 03, 04 e 05 de maio. O encontro terá a presença do Diácono Tiago, missionário redentorista. Faça sua inscrição pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIjkb4eXsVM8RxZgHgAQfMnFSWwu8OvAXIMMQ-9pxRSdmhMA/viewform?usp=sf_link Também foi comunicado sobre a feijoada do ECC no valor de trinta e cinco reais. A feijoada será servida neste domingo, dia 28 de abril, a partir de 11h, na cozinha da Matriz.
Padre Laurindo deu outro aviso bem importante. A Santa Missa no próximo sábado será apenas na Matriz, às 19h, com a investidura dos Ministros da Eucaristia. Neste dia, o bispo D. Geraldo presidirá a celebração eucarística.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família