Pe. Laurindo: “Deus fez nascer para nós a luz da salvação, a luz da vida, que é o Cristo”.

sextasantadestacada2023
Pe. Laurindo: “Jesus está constantemente a olhar por nós”.
abril 8, 2023
domingopascoa2023
Pe. Laurindo: “Celebramos este encontro com os sinais do ressuscitado em nosso meio”.
abril 10, 2023

Pe. Laurindo: “Deus fez nascer para nós a luz da salvação, a luz da vida, que é o Cristo”.

vigiliapascal

A noite de 08 de abril de 2023 foi toda especial. Celebramos a Vigília Pascal em toda a Igreja. Na Paróquia Sagrada Família, aconteceram celebrações nas Comunidades Santo Antônio, São Paulo e São Cristóvão. Na Matriz Sagrada Família, a Vigília Pascal foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. A celebração iniciou do lado externo da Matriz com a Bênção do Fogo Novo e a Preparação do Círio Pascal, que foi aceso diretamente no fogo. Em seguida, Pe. Laurindo conduziu o Círio em procissão até a Matriz, onde proclamou por três vezes: “Eis a luz de Cristo!”

Junto com o Ministério de Música, Pe. Laurindo cantou a Proclamação da Páscoa. Após uma sequência de leituras do Antigo Testamento, cantou-se novamente o Glória. Toda a assembleia feliz com a ressurreição de Cristo. Padre Laurindo proclamou o Santo Evangelho de Mateus, narrando a experiência da ressurreição.

Assim Padre Laurindo refletiu:

Estamos celebrando hoje o último dia do Tríduo Pascal. Essa celebração que começamos lá fora, com o rito da luz. As luzes apagadas como que diante das trevas, diante da escuridão, Deus fez nascer para nós a luz da salvação, a luz da vida, que é o Cristo. Naquele fogo, o fogo da esperança, o fogo da alegria, nós acendemos o grande círio, que está aqui como destaque para nós. Neste círio, acendemos o nosso círio, as nossas velas. É a luz de Cristo que brilhou para nós. Esta luz que aqui recebemos e que queremos carregar e fazer irradiá-la em nossas vidas, aonde quer que estejamos.”

 

“Deus que vem para sinalizar tudo isso que o Evangelho narra para nós como um terremoto. Um novo tempo. Veio para sacudir. Para que purificados, resistindo a todos os movimentos, as tempestades, de fato, o que fica é o amor. É o amor a grande novidade de Deus para nós nesta Santa Liturgia, nesta Santa Vigília Pascal. Permitindo que nesta caminhada, como assim as mulheres fizeram, permitindo que Deus seja nosso auxílio, permitindo que Deus nos oriente, nos anime na missão. Permitir que Deus continue sempre a abrir nossos ouvidos para escutar, abrir a nossa mente para compreender, abrir o nosso coração para expandir o amor de Deus para o mundo que necessita, para os irmãos que mais necessitam. Pelos irmãos, pelas pessoas pelas quais Jesus deu a vida. E por estas pessoas também, Deus ressuscita o seu Filho Jesus da morte.”

.

Que esta Santa Celebração nos ajude a ver o Cristo Ressuscitado, em nossa vida, em nossa Igreja, em nossa comunidade. Que procuremos a Deus, não entre os mortos, não no sepulcro, mas na vida em comunidade, na vida familiar, no irmão, na irmã, na sua Palavra, em cada Eucaristia que celebramos.”

 

Após, cantou-se a Ladainha de Todos os Santos. Pe. Laurindo abençoou a água, conduziu a renovação das promessas batismais e aspergiu a assembleia com a água.

Ao fim da Vigília Pascal, Pe. Laurindo manifestou os votos de uma Feliz Páscoa a todos.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família

Fotos: Rosiane Barbosa / Pascom Sagrada Família