Pe. Laurindo: “A subida de Jesus aos céus nos leva a compreender que começa a nossa responsabilidade”!

papadestacada1
Francisco: missão, inquietação e alegria de levar o Evangelho
maio 17, 2023
xvicongressolegiaodemaria2023
Legião de Maria promoveu o XVI Congresso
maio 24, 2023

Pe. Laurindo: “A subida de Jesus aos céus nos leva a compreender que começa a nossa responsabilidade”!

missaascensao202357dmcs

 

“Celebrar essa Eucaristia é celebrar o ato de amor do Senhor conosco ao enviar seu Filho para nos mostrar o reino de Deus. Queremos nessa celebração, neste Dia Mundial das Comunicações nos reconhecer como comunicadores da boa notícia e do Santo Evangelho.” Assim nos falou Pe. Laurindo Aguiar, msf ao iniciar a celebração dominical das dezenove horas, na Matriz Sagrada Família. Dia em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor e Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Disse-nos, Pe. Laurindo em sua homilia:

“O destaque para o Evangelho dessa Solenidade é o Evangelho de São Mateus que nos fala do encontro de Jesus com os discípulos na Galileia. Recordar a Galileia é recordar o lugar essencial de toda a caminhada de Jesus. Foi o lugar em que Ele se reuniu para poder exercitar com os discípulos o amor. Ensiná-los o caminho, ensiná-los a viver na dinâmica do reino. Então, Galileia é o lugar que expressa unidade dos discípulos com Jesus.”

.

“Galileia nos remete também as opções e decisões de Jesus. Quem nunca ouviu falar Galileia dos pagãos? Falar de uma realidade que não é o centro, Jerusalém, mas é a periferia onde Jesus começou a sua missão. Interessante fazer essa memória porque nós bem sabemos que quando passamos por situações difíceis o exercício que somos convidados a fazer é de olhar mais para traz e fazer memória do primeiro amor e das coisas que nos encantaram. Fazer memória dos encontros alegres, felizes, da presença amorosa de tantas pessoas que passaram por nós. Padres também entram em crise e muitos padres às vezes por não quererem fazer esse processo de retomar àquilo que encantou muitos acabam saindo. Muitos que, diante de uma crise, na congregação, na Igreja, são sempre convidados a repensar a vida, a passar um ano dedicando-se a espiritualidade, ao acompanhamento espiritual e também psicológico. Encontrar consigo mesmo, com os valores essenciais da vida e também com os valores essenciais que assim levou cada um a fazer a opção por Jesus e por sua vocação.”

.

“Acredito que isso seja a maneira natural da nossa vida, ou pelo menos deveria. Diante de uma crise, se a gente amava, se estávamos convictos, se tínhamos fé, se isso foi desfeito foi por alguma razão. Por que a vida desviou? Então é poder eliminar os erros e recomeçar, reavivar a espiritualidade e a fé. E os discípulos passaram por muitas situações de tormento, fazendo memória da vida de Jesus, talvez eles ainda estivessem no contexto da morte. Morte é o lugar da tristeza porque dá medo. Esse contexto da morte não nos deixa ver a vida, as coisas como elas são. Uma indicação que Jesus faz é essa volta ao inicio, a motivação, ao desejo verdadeiro de estar com Jesus.”

“Os discípulos vão ao monte, obedientes à palavra de Jesus. Eles foram conforme Jesus os havia indicado. Aqui destacamos a obediência e ao mesmo tempo confiança, por mais que estivessem machucados, eles obedeceram. Eu acho que é requisito necessário para alguém que quer superar as barreiras da vida ou o esfriamento da fé. É preciso obedecer e reconhecer o amor de quem de fato tem abundância para oferecer. E quando viram Jesus no monte prostraram diante dele. É o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. Aquele que é digno de ser adorado. Atitude de alguém que reconhece que está diante do Jesus que nasceu na nossa história. É o Jesus que quer mostrar para os discípulos que ele ressuscitou. A ressurreição de Jesus como partida, não é como ausência da comunidade, mas como partida para junto de Deus.”

.

“A subida de Jesus aos céus nos leva a compreender que começa a nossa responsabilidade, o nosso compromisso do IDE. Jesus está nos enviando para pregar o Evangelho, pregar a boa notícia e fazer discípulos. Quando eu falo que sou discípulo significa que fui chamado por Jesus. E, se fui chamado, eu devo me perguntar: Jesus me chamou para quê? Para ficar olhando para os céus e esperando a vida acontecer? Não. Jesus me chamou para uma grande missão de ser a presença dele no mundo.”

.

“Que nessa Santa Liturgia, que o Senhor que foi levado ao céu, ao toque da trombeta, sinal de alegria, que Jesus está vivo, que nós possamos nessa Solenidade da Ascensão redescobrir e reavivar a nossa fé, a nossa sede e desejo de estar com Jesus e seguir os passos como discípulos missionários.”

 

Antes da bênção final, como é costume nesse mês dedicado a Maria, um momento de homenagens à Nossa Senhora. Nessa noite os jovens do EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo prestaram sua homenagem. Padre Laurindo agradeceu aos jovens pela belíssima homenagem a Nossa senhora. “Agradecemos a cada um pela presença, que nos ajudaram a celebrar esta Santa Missa.”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família