Pe. Laurindo: “A família de Nazaré é uma grande boa notícia para o mundo”.

Design sem nome (3)
Papa: capacidade de estupor, segredo para seguir bem em família
dezembro 31, 2023
Design sem nome
Pe. Francisco: “Como é bom a gente sentir a paz”.
janeiro 2, 2024

Pe. Laurindo: “A família de Nazaré é uma grande boa notícia para o mundo”.

Design sem nome (4)

A última celebração da Santa Missa em 2023 na Matriz Sagrada Família aconteceu às 19h, no domingo, 31 de dezembro. De forma especial, celebramos nossos padroeiros: a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu esta celebração eucarística.

Isabel Macedo, da Pastoral Litúrgica, fez um belíssimo comentário preparando a assembleia presente na Matriz e também os fiéis que acompanhavam a transmissão pelo canal do Youtube para esta celebração. Várias famílias participaram da procissão de entrada. Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes, inclusive os visitantes de outras cidades, e que de alguma forma, já participaram de nossa caminhada paroquial.

Após a proclamação das leituras e do Evangelho, Padre Laurindo assim refletiu:

Hoje estamos aqui, felizes, porque pela graça de Deus, conseguimos caminhar por este ano de 2023. Maior alegria por finalizar este ano por celebrar a festa de nossos santos padroeiros: Jesus, Maria e José. Chegar ao último dia é olhar de fato para nossa vida, para a vida de nossa paróquia, é fazer retrospectiva, no sentido de como a Sagrada Família intercedeu, nos inspirou, caminhou conosco, para que nós pudéssemos tudo realizar segundo a vontade de Deus. Olhando para trás, percebemos tantos desafios, percebemos muitas dificuldades; mas, diante das dificuldades encontradas, percebemos também tanta coragem, tanto empenho, tanta esperança. Não faltou esperança. Esperança não de alguém que confia em Deus com os braços cruzados, mas a esperança de que acreditar em Deus é colocar-se a caminho, como assim refletimos tanto neste Ano Vocacional. Corações ardentes e pés a caminho. Então com os corações ardentes de tantos irmãos e irmãs, nós buscamos cumprir e realizar a missão.”

Em seguida, Padre Laurindo agradeceu de forma especial a todos que contribuíram na missão em 2023: à comunidade religiosa da Congregação dos Missionários da Sagrada Família em Januária (Pe. Laurindo, Pe. Herbert e Pe. Marconi); aos movimentos e pastorais; às comunidades urbanas (Setor Pe. Berthier) e rurais (Setor Paulo Apóstolo); às famílias que levam seus filhos para as celebrações; entre outros.

 

“A Sagrada Eucaristia é o cume, o ponto mais alto da vida da Igreja. É a convergência. Nós convergimos para a mesa do altar, mesa do sacrifício, para a mesa da Palavra. O amor de Cristo que nos une. Aqui não é a celebração de uma pastoral, de uma família, de uma pessoa. Mas é a celebração da unidade, do amor, do Deus que nos fala através de São Paulo: ‘Agora já não há mais escravos, nem judeus, nem gregos.’ Nós somos todos de Cristo. A família de Cristo. Isso enche nosso coração de alegria. Quantos adolescentes receberam o sacramento da Crisma. O sacramento agora de alguém que não quer continuar como criança, ser conduzido sempre nos braços, no colo do pai e da mãe. Eu quero. Eu já tenho maturidade para viver esta fé, para dar testemunho do amor de Jesus, para ser boa notícia. E assim é a família de Nazaré. A família de Nazaré é uma grande boa notícia para o mundo. É uma grande boa notícia para nossas famílias. Jesus, Maria e José é uma grande boa notícia para nós.”

 

No momento da procissão do ofertório, também famílias levaram até o altar o pão e o vinho e demais ofertas.

Após a comunhão, uma belíssima homenagem à Sagrada Família. Crianças representaram a Sagrada Família e algumas famílias homenagearam nossos padroeiros com flores. Foi um momento muito emocionante. Padre Laurindo rezou a oração à Sagrada Família, agradecendo por tudo que aconteceu no ano de 2023. Celebrou-se também os quatorze anos de casamento de Elson e Juliana, da Equipe de Animação Missionária. Padre Laurindo relembrou que ele mesmo presidiu este casamento, enquanto ainda era Frater. Em seguida, Padre Laurindo manifestou suas felicitações de um Feliz 2024 a todos. Cantou-se uma música especial para este momento e também a bênção para as famílias.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família