Pe. Herbert: “Todos somos responsáveis pela fé.”

setimo dia dos festejos 2019
Pe. Genivaldo Lopes: “Cada família tem que ser um espelho da Sagrada Família.”
julho 19, 2019
ultimo dia da novena
Pe. Willian: “Acima de tudo, queremos e precisamos fazer a experiência com a pessoa de Jesus Cristo.”
julho 21, 2019

Pe. Herbert: “Todos somos responsáveis pela fé.”

oitavo dia dos festejos 2019

A noite fria da sexta-feira, 19 de julho, não impediu que os fiéis comparecessem na Matriz Sagrada Família para participar do oitavo dia da Novena em preparação para celebrar os 54 anos da Paróquia Sagrada Família.

A Pastoral do Dízimo e a Pastoral do Batismo foram as responsáveis para conduzir a novena. A Legião de Maria acolheu a todos na entrada da Matriz.

O setor Sâo Paulo Apóstolo esteve presente  e o Ministério de Música da Comunidade Imaculada Conceição (Marreca) abrilhantou este oitavo dia.

As instituições presentes foram o IFNMG, a E.E. Caio Martins e os ex alunos da Fundação Caio Martins.

Nosso querido vigário Pe. Herbert, msf presidiu a Santa Missa.

Em sua homilia, o sacerdote comentou sobre o Evangelho do dia, mostrando para toda a assembleia a importância de ser missionário nos dias de hoje. Veja alguns detalhes de sua reflexão.

“No dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco, durante o Ângelus, anunciava para toda a Igreja sua intenção de proclamar o Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019.”

Pe. Herbert disse que o Papa Francisco incumbiu um cardeal de preparar as Dioceses e paróquias para este momento. O tema escolhido para este Mês Extraordinário de Missão é “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no Mundo.”

“Também nossa paróquia está sendo convidada para retomar um novo impulso, a transformação missionária na vida pastoral de nossa comunidade.”

“Os sacerdotes, irmãs que foram aos países estrangeiros cumpriram a sua missão. Implantaram o Evangelho, implantaram com sua atuação também a Igreja nestes países longínquos. Nós vivenciamos esta realidade em nosso meio, com a presença de Pe. Alfonso aqui na Paróquia Sagrada Família, até eu estou mais de cinquenta anos nesta missão como padre, sacerdote de um país longínquo que está atuando aqui nesta querida Januária.”

“No entanto, a missão mudou. Hoje perguntamos, quem são os pagãos a serem convertidos e instruídos? Contudo, o país em missão, continua existindo. Como está o povo cristão em nossa Januária? Como está a vida cristã no seu bairro, onde você mora? Lá, percebemos que nossa prática não é atuante.”

“E agora perguntamos, se o país de missão está aqui no meio de nós, quem deve ser os missionários? A resposta é fácil. Todos nós que estamos aqui, devemos abraçar, como batizados, o ser missionário.”

“Todos somos responsáveis pela fé. Não somente os sacerdotes. O problema maior talvez seja saber como tornar-se missionário. Como pode o leigo cristão, permanecendo inserido na realidade deste mundo, na família, no ambiente do trabalho, nas relações sociais e assim por diante, ser testemunha do Evangelho.”

A homenagem a Sagrada Família, mais uma vez, demonstrou o grande amor das pessoas para com nossos padroeiros: Jesus, Maria e José.

Os festeiros homenagearam também nosso Pe. Herbert. Recordou-se neste momento os principais momentos de sua vida, o que emocionou a toda assembleia. Pe. Herbert agradeceu pelas belas palavras.

Após a Santa Missa, a segunda noite de atividades culturais. Sorvete Mau, Vagner Prates e Maurílio Fernandes aqueceram o ambiente com belas canções. As comidas típicas, preparadas com muito carinho pela equipe de cozinha, estavam deliciosas.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Veja na íntegra as homenagens prestadas pelos noiteiros a Sagrada Família em nosso canal do Youtube.

Texto e foto: Alisson Faria  / PasCom Sagrada Família