Pe. Herbert: “Maria é aquela que ouve a Palavra de Deus, e que, em seguida, segue a vontade de Deus”.

papadestacada1
O Papa: a porta estreita de Jesus nos torna capazes de acolher a verdadeira vida
agosto 21, 2022
encontrosnf2022
Paroquianos realizam encontros da Semana Nacional da Família
agosto 23, 2022

Pe. Herbert: “Maria é aquela que ouve a Palavra de Deus, e que, em seguida, segue a vontade de Deus”.

assuncaonossasenhora2022

Após uma semana de reflexões sobre as famílias, dentro da Semana Nacional da Família, aconteceu no domingo, 21 de agosto de 2022, uma carreata pelas ruas de Januária, mostrando a todo o povo a importância de ser ter uma família fundamentada nos valores cristãos.

Quando a carreata chegou à Matriz Sagrada Família, Pe. Laurindo Aguiar, msf acolheu a todos os presentes. Missionários da Pastoral Familiar levaram de forma solene a imagem da Sagrada Família. Outros missionários da Pastoral Familiar e de outros movimentos e pastorais da paróquia entraram com cartazes e faixas com dizeres importantes para as famílias.

Após o comentário inicial, teve início a celebração eucarística presidida pelo Padre Herbert, msf e concelebrada pelo Padre Laurindo. Em sua homilia, Pe. Herbert assim refletiu neste dia em que a Igreja no Brasil celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora:

“O Papa João Paulo II entregou, por ocasião de um Dia Mundial da Juventude, uma imagem de Nossa Senhora e um crucifixo, que hoje se encontram na igreja de São Lourenço, em Roma. E que em ocasião de novos encontros da juventude em algum lugar do mundo, são levados estas imagens para lá, com o intuito de mostrar a união entre Cristo e Maria. E a juventude leva, desde que o papa pediu este gesto, até hoje, as imagens da juventude para o próximo dia da juventude. E o papa leva em consideração, através deste gesto, a união íntima entre Cristo e Maria, pois piedade católica é piedade cristológica, mas sempre também piedade mariana. Jesus e Maria pertencem inseparavelmente um ao outro, pelo menos, para nós católicos. Inúmeras imagens, canções e poesias testemunham isso pelos séculos. Na figura de Maria, o entusiasmo e o amor das pessoas desde cedo inflamavam-se. Salta os olhos que já era assim durante a vida de Jesus. Pois no evangelho de hoje nos é relatado que uma mulher do meio do povo clamou a Jesus: ‘Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram.’ A reação de Jesus é bastante fria e inesperada. Ele responde: ‘Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática.’ Aí não há nenhuma palavra de confirmação ou de louvor. Certamente, Jesus não se interessava tanto que a sua mãe fosse elogiada. Ele não constrói, por exemplo, altarzinhos para o mês de maio, não a coloca no pedestal de veneração. Antes de tudo, chama a atenção para outro critério, que sozinho, justifica. Não carne e sangue são decisivos. Mas tudo depende do ser um praticante da Palavra.”

 

“Maria é aquela que ouve a Palavra de Deus, e que, em seguida, segue a vontade de Deus. Maria cresce cada vez mais no papel de ser discípula. Ela acompanha Jesus até debaixo da cruz. Pois, um discípulo segue o seu mestre. E por isso ela encontra também, no dia de Pentecostes, o seu lugar, pois o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos. A mulher que clamou no meio da multidão tinha razão. Maria deve ser chamada bem-aventurada, mesmo se for por outros motivos que essa mulher achava. Assim também a festa de hoje, a Assunção de Nossa Senhora ao céu, deve ser vista. Maria é com corpo e alma assunta à glória do céu. Não porque ela é a mãe biológica do salvador. Mas, sim, porque ela é a discípula como tal. Devido ao fato que  Deus nos presenteou com a vitória sobre a morte através de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Assim o transitório se reveste do imperecível. E o mortal com imortalidade, como diz São Paulo na leitura da Primeira Carta aos Coríntios.”

.

“Não celebramos, por assim dizer,  um privilégio singular de Maria, mãe de Deus, que se eleva acima de todos os mortais? Nada disso. Nós celebramos também a nossa própria esperança, hoje, que em Maria já se tornou realidade concreta. E hoje em Maria, podemos reconhecer e festejar, o que Deus prepara para aqueles que o amam. Você ama a Deus? Você ama o seu próximo? Então nós também podemos esperar que aquilo que hoje celebramos se torne realidade na nossa vida, na vida eterna, na casa de Deus.”

 

Ao fim da Santa Missa, Gracilene Carneiro, em nome da Pastoral Familiar, leu a mensagem de agradecimento a todos que participaram desta Semana Nacional da Família.

Pe. Laurindo também agradeceu a Pastoral Familiar pela condução da Semana Nacional da Família.

Em seguida, o presbítero convidou as crianças e adolescentes que queiram servir nas missas como acólitos, coroinhas e ancilas. Em breve haverá formação e os interessados podem deixar o nome com o acólito Bruno ou na secretaria paroquial.

 

Clique aqui também para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família