Pe. Herbert Rohleder, msf celebra nesta quarta-feira, dia 29 de junho, 55 anos de ordenação presbiteral. A missa em ação de graças por este momento tão especial aconteceu na terça-feira, dia 28 de junho, na Matriz Sagrada Família. Fiéis de várias comunidades estiveram presentes na celebração.
Pe. Herbert acolheu a todos os presentes. Em sua homilia, com um profundo conteúdo, o presbítero assim refletiu:
“Pensei muito em que falar nessa hora para nossa comunidade, particularmente a vocês que vieram para esta missa em ação de graças pelos 55 anos de minha vida sacerdotal. Então resolvi falar para vocês sobre a vida sacerdotal na nossa Igreja Católica. Tem um monge, Rafael, do monastério dos beneditinos na Alemanha. Provém um pensamento: ‘Monge, o que você seria sem Deus? Mas com Deus, o que você é? O que eu seria, meus caros irmãos e irmãs, após minha ordenação sacerdotal sem Deus? E com Deus? Tudo depende daquilo que vivo na minha vida junto a Deus.”
“Ser sacerdote não é um monte de atividades litúrgicas e sociais, das quais tem que tomar conta. Ser sacerdote é uma maneira de viver, ao mesmo tempo, um desafio ao seu ser sacerdote. O presbítero é uma pessoa que dialoga com Deus de forma que Deus se torna uma realidade para ele, que confia nele, que crê nele, e não para de lutar com Deus e que se agarra em todas as derrotas nele. A vocação sacerdotal se torna frágil se ela se transforma apenas em emprego piedoso. Ser sacerdote não é querer dar um jeitinho ou um rumo na própria vida. É a sua intimidade com Deus, a oração, o mais importante. Digo mais uma vez, a oração é atividade mais importante na vida do sacerdote. E pela ordenação, ele declara-se disposto a tornar-se um homem de oração e implorar a misericórdia de Deus por todas as pessoas que lhe forem confiadas. Essa oração não vai desembocar no vazio. Essa oração Deus vai atender, pois a sua oração visa a realidade de nossa vida espiritual e de nossa religião. Essa oração que Deus vai atender, pois sua oração visa nossa realidade.”
Confira a íntegra da homilia abaixo:
Ao fim da Santa Missa, Nájila Aparecida, coordenadora da Legião de Maria, leu uma bela mensagem em nome de toda a paróquia. Confira:
“Caríssimo padre Herbert!
Já são tantas vezes que nos dirigimos ao senhor para dar‐lhe os parabéns, ora para mais um ano de vida, ora para mais um ano de sacerdócio.
Ficamos muito felizes, pois isso significa vida longa…
E hoje, padre Herbert, viemos rezar junto com o senhor, dando graças a Deus pelos seus 55 anos sacerdócio . Que maravilha!
São mais de meio século servindo o povo de Deus, sobretudo aqui na Paróquia Sagrada Família.
A cada ano quando queremos homenageá‐lo, ficamos pensando o que falar, parece que já dissemos tudo….
Aí me veio a figura do “diamante”.
As suas inúmeras facetas fazem dele a mais brilhante das pedras preciosas !
O senhor também é como um diamante: os seus muitos dons são como faceta que lançam brilhos na nossa vida. Para cada um de nós o senhor tem um brilho singular:
— É o amigo constante e fiel que ninguém quer perder.
— É o conselheiro que nos socorre com a palavra certa nos momentos de dúvida, de incerteza, nas encruzilhadas da vida;
— É o pregador que, com suas homilias bem preparadas, clareiam a nossa inteligência e os nossos sentimentos, penetram fundo no nosso ser, nos conectando com a mensagem do Divino mestre.
— É o orientador, que sempre tem palavras sábias para direcionar espiritualmente a nossa vida;
— Com seus conhecimentos na área de ” Parapsicologia” tem ajudado a várias pessoas;
— Não podemos nos esquecer também de ressaltar aqui a sua sinceridade, qualidade que vale ouro para um bom relacionamento ;
— Sua “abnegação” nos comove; só uma pessoa desprendida como o senhor poderia deixar sua família, sua terra natal, seus amigos e viver nesta simplicidade que lhe é peculiar;
— Homem de oração: todos esses dons e muito mais só seriam possíveis de ser vividos por alguém que cultiva a oração como o senhor cultiva.
Tudo o que mencionei aqui é digno de ser imitado por todos nós !
E tudo isso nos leva a agradecer a Deus por ter enviado para nós uma pessoa tão especial!
Só nos resta agradecer ao senhor por dedicar a sua vida no serviço desta paróquia . Parabéns pelos 55 anos de sacerdócio! Que Deus lhe conceda saúde e condições para continuar exercendo o seu trabalho por muito tempo ainda, para a sua e nossa felicidade!
Já que não temos um diamante para lhe retribuir, receba estas rosas simbolizando o nosso carinho e amizades!
Um grande abraço de todas as pastorais, movimentos, serviços e toda comunidade paroquial.”
Alguns fiéis também manifestaram seu carinho por Pe. Herbert durante a transmissão da missa:
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Amanda Beatriz / PasCom Sagrada Família