Comunidade januarense marca presença na ordenação do Pe. Guilherme Souza, msf

peherbert55anossacerdote
Pe. Herbert: “A oração é atividade mais importante na vida do sacerdote”.
junho 29, 2022
papadestacada1
O Papa: missão evangelizadora, testemunho do amor fraterno
julho 3, 2022

Comunidade januarense marca presença na ordenação do Pe. Guilherme Souza, msf

ordenacaosacerdotalguilhermemsf

Uma grande alegria para nossa Paróquia Sagrada Família, para a Arquidiocese de Montes Claros e para a Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Na sexta-feira, dia 1º de julho de 2022, na Matriz São Sebastião, Taiobeiras/MG, foi ordenado presbítero o Diácono Guilherme Souza, msf. Ele exerceu o trabalho missionário em nossa paróquia por dois anos.

Vários fiéis da Paróquia Sagrada Família participaram deste momento notável, superando o cansaço da viagem de ônibus de aproximadamente sete horas e trinta minutos. Os fiéis foram muito bem acolhidos pela comunidade da Paróquia São Sebastião em Taiobeiras.

Chegando na Matriz, todos se acomodaram aguardando o início da Santa Missa. Além de vários padres da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, destacando o Superior Provincial Pe. Itacir Brassiani, msf e nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf; estiveram presentes o pároco e vigário da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras e nosso Bispo de Januária D. José Moreira, que foi o presidente da celebração.

Transmissão: PasCom Paróquia São Sebastião Taiobeiras

Após a proclamação do Evangelho, Pe. Itacir Brassiani dialoga com D. José, afirmando que o Diácono Guilherme tem a aprovação do Conselho da Província da América Latina dos MSF para assumir o sacerdócio, o que foi confirmado pelo bispo. D. José agradeceu o convite para participar desta ordenação, bem como a autorização do Administrador Diocesano da Arquidiocese de Montes Claros. D. José disse que tem 13 anos como bispo de Januária, mas a Congregação dos Missionários da Sagrada Família tem uma longa história de evangelização no Norte de Minas. D. José ainda ressaltou a importância dos padres para atender a comunidade leiga.

Após a homilia, teve continuidade o rito da ordenação. O Diácono Guilherme afirmou que está pronto para a missão sacerdotal respondendo as perguntas de D. José. Em seguida, cantou-se a ladainha de todos os santos. D. José e os padres presentes impuseram as mãos sobre Guilherme. D. José rezou a oração consecratória. Em um dos momentos mais emocionantes, o agora Pe. Guilherme recebeu as vestes  sacerdotais do Pe. Valdir, msf e do Pe. Laurindo, msf. Em seguida, D. José ungiu e atou as mãos do Pe. Guilherme. Sua mãe foi responsável por desatar as mãos ungidas no novo sacerdote. Pe. Guilherme recebeu o cálice e a patena. D. José e os padres presentes, com um abraço, acolheram o Pe. Guilherme que deste momento em diante,  participou da missa no presbitério.

Após a comunhão, Pe. Itacir leu a ata de ordenação presbiteral. O Pe. Guilherme fez um bonito agradecimento, lembrando todos os lugares onde passou, e de forma especial fez menção a Paróquia Sagrada Família de Januária onde recebeu os votos perpétuos e a ordenação diaconal.

Os padres junto com D. José registraram o momento com a foto oficial. Pe. Guilherme, msf recebeu os cumprimentos de todos os presentes.

 

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Najila Aparecida / Legião de Maria e Gisneia Lais / Pastoral Familiar