Pe. André: “A família é chamada a investir mais na oração como experiência da presença de Deus”.

6ºdiafestejos2022
Pe. Guilherme: “A Sagrada Família foi uma família que pertenceu totalmente a Deus”.
julho 21, 2022
8ºdiadosfestejos2022
Pe. Natelson: “Eu tenho que levar às pessoas a experiência das maravilhas de Deus que eu vivi”.
julho 23, 2022

Pe. André: “A família é chamada a investir mais na oração como experiência da presença de Deus”.

7ºdiadosfestejos2022

Na noite de quinta-feira, vinte e um de julho, tivemos a alegria de celebrar mais um dia dos festejos da Paróquia Sagrada Família de Januária. O irmão Luiz Carlos, msf, conduziu o 7º dia da Novena em honra à Sagrada Família.

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. André Luiz, Cura da Catedral Nossa Senhora das Dores e concelebrada por Pe. Laurindo Aguiar, msf, e pelo vigário Pe. Herbert Rohleder, msf.

Assim nos falou Pe. André em sua homilia:

“Muito bom celebrar essa ocasião, em que a Paróquia é chamada a fortalecer a sua identidade, a sua paroquialidade e sua pertença a esta família maior, tendo como modelo, como inspiração a Sagrada Família de Nazaré, que utilizava as ocasiões das festas judaicas da sua tradição para também firmar sua identidade de povo de Deus. Também a Paróquia, nesta ocasião, semelhante à Sagrada Família de Nazaré, vem ao encontro dessa família maior que é a Igreja e a comunidade dos que creem, para firmar sua identidade de povo de Deus.”

.

“Tomando como luz indicadora a Palavra do Senhor, estamos acompanhando nas primeiras leituras desses dias, Jeremias. Ontem iniciou a meditação de Jeremias. E este livro tão importante para nós vai ajudando a nos comprometermos com Deus e com o seu reino assim como a Sagrada Família de Nazaré. Toda a vida dela foi este compromisso com o Senhor. Foi este compromisso de fazer com que as pessoas e a humanidade pudessem estar unidas a Deus.”

 

“O tema da novena hoje nos fala que, a família deve ser o meio onde a oração e a presença de Deus seja expressão de vitalidade. Jeremias foi alguém que fortalecido pela oração e pela presença de Deus foi capaz de levar a bom termo a obra que Deus lhe havia confiado. Também a família é chamada a investir mais na oração como experiência da presença de Deus e investir não somente nesta experiência privada, esta experiência doméstica da oração, como também aqui na igreja, na paróquia, o lugar mais ainda onde vamos unir, partilhar com outras famílias esse jeito de estar com Deus na oração, acolhendo a presença santificadora Dele.”

.

“Jeremias ontem colocou obstáculos para o Senhor. E a família corre o risco também de, se não ficar próxima do Senhor, se não ter intimidade, não ter experiência de fé com o Senhor, também criar obstáculos e o Senhor não agirá, porque não vai ver em nós disposição e abertura para isso.”

.

“A família precisa ser conduzida. Se a família não deixa Deus conduzi-la na experiência divina, da presença do Senhor, ela não é capaz de responder na obediência da fé.  A fé é a forma de obediência. Assim nos ensina o Catecismo da Igreja Católica. A fé é a forma visível, expressiva de nossa obediência a Deus, que vem ao nosso encontro, que revela quem ele é, revela o seu plano de amor e de vida eterna. Esta obediência nos faz comprometer com a obra dele, a disponibilidade. Assim o profeta teve que crescer. Por fim esta disponibilidade nos faz acreditar que Deus dará assistência. Que as famílias, que todos nós possamos focalizar nossa visão, nossa escuta, nossa atenção ao que é essencial, fundamental, para crescermos na presença do Senhor.”

Antes da bênção final, mais um belo momento da celebração. Momento em que os noiteiros, em procissão, ofertaram suas famílias e também flores à Sagrada Família. Em seguida, Pe. Laurindo convidou todos para o momento de consagração das famílias à Sagrada Família e dos casais que celebraram, nessa noite, aniversário matrimonial. Em nome de toda a comunidade, o casal Mina e Valdomiro agradeceu ao  Pe. André por aceitar o convite de celebrar conosco. Pe. André agradeceu a todos. “Deus os recompense pela acolhida. Deus os recompense por esse testemunho de família paroquial que, em torno da eucaristia e da palavra vai solidificando ainda mais o vínculo, a pertença e a identidade de povo da aliança, de povo de Deus”.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família