Padre Laurindo: “Nós somos a Igreja da luz, a Igreja de Cristo”!

papadestacada
Mensagem Urbi et Orbi: Deixemo-nos vencer pela paz de Cristo! A paz é possível
abril 17, 2022
domingodepascoa2022
Pe. Laurindo: “Nós sentimos a vida de Deus pulsar em nós”.
abril 18, 2022

Padre Laurindo: “Nós somos a Igreja da luz, a Igreja de Cristo”!

vigilia pascal

 

Na noite de sábado, dezesseis de abril, toda a comunidade reuniu-se para a Vigília Pascal. O Pároco, Pe. Laurindo Aguiar, msf deu início a celebração do lado de fora da Matriz Sagrada Família com a bênção do Fogo Novo e a preparação do Círio Pascal. De velas acessas, em uma procissão luminosa, os fiéis seguiram para o interior da igreja, que se encontrava às escuras e Pe. Laurindo proclamou a Páscoa. “A luz que vence as trevas.”

Assim nos falou Pe. Laurindo Aguiar na homilia dessa noite:

“Hoje um dia memorável para todos nós. Esta celebração que a Igreja nos diz, como a mãe de todas as outras, porque nela nós já celebramos a viva esperança na ressurreição de Cristo. Celebração tão rica, marcada por tantos momentos, que nós começamos com as luzes apagadas do lado de fora do nosso templo. Naquela escuridão que pouca coisa nós enxergávamos. A Liturgia da Luz. Perceber como que esta força, que vem de Deus, vai rompendo com as trevas. À medida que a luz vai nascendo, as trevas vão se dissipando. O hino pascal que nós cantamos no início dessa celebração. As nossas velas que foram acessas na grande vela, no Círio Pascal. Esta luz de Cristo que erradia para as nossas vidas. Nós vamos percebendo, que daquele Círio é Deus mesmo que vai expandindo a sua luz e que vai iluminando a face da terra. Que vai rompendo com as realidades de trevas, realidade de morte e de pecado.”

“Mais do que nunca essa liturgia nos ensina, que só vamos contribuir para que o mundo tenha mais luz se estivermos unidos a Cristo Jesus. Cristo mesmo nos diz, recordamos isso em cada celebração eucarística: ‘Eu sou a luz do mundo e aquele que me segue nunca andará nas trevas, mas terá sempre a luz da vida.’ A luz que dá sentido a vida, que faz renovar, que faz germinar a semente. Se nós queremos uma vida frutuosa devemos estar ligados a Cristo Jesus. Por isso que Jesus disse para cada um dos seus discípulos, que estão ligados a ele – ‘Vós sois a luz do mundo. E esta luz que vocês carregam é a minha luz. Então iluminai o mundo, não deixai esta luz escondida, mas dissipai todas as trevas, a escuridão do pecado que rodeia tantas vidas.’ Então nós somos a Igreja da luz, a Igreja de Cristo.”

“Nós fazemos essa Vigília em oração. Estamos vigilantes e percebendo como que Deus está agindo e agiu ao longo da história da salvação. Nesta liturgia, nós passamos todas as etapas da história da salvação. Então se alguém quer conhecer a fé católica pode estudar todas essas leituras. Uma belíssima catequese para nós entendermos a nossa fé. Compreender esse mistério a partir dessa liturgia.”

“Nesta celebração, a Liturgia da Luz, a Liturgia da Palavra e a Liturgia Batismal. Hoje, o dia em que a comunidade católica é convidada a fazer a sua renovação das promessas batismais. É o dia da renovação, de celebrar a nossa volta, a vida nova em Cristo Jesus. De sermos lavados, banhados e renascidos para esta vida nova em Cristo. Recorda a nossa missão, a nossa ligação, a nossa participação no mistério salvífico da vida de Jesus, da sua Ressurreição.”

Dando sequência ao rito, dentro da Liturgia Batismal, toda a igreja cantou a ladainha de todos os santos, recordando todos aqueles que nos precederam na fé e no testemunho. Seguido pela bênção da água que foi espargida, renovando assim o nosso batismo. Em seguida, Pe. Laurindo Aguiar, recordando o nosso batismo, fez a aspersão da água benta em toda a assembleia.

Ao final da santa missa, Pe. Laurindo fez a bênção da água que os fiéis levaram para a santa missa e em nome da Paróquia desejou a cada um uma “Feliz Páscoa. Gratidão a Deus por todos os irmãos que tem nos ajudado a celebrar essa Semana Santa. Hoje essa celebração tão memorável.”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família