

Na quarta-feira, 15 de julho, aconteceu o 6º dia da novena em honra à Sagrada Família, celebrando os 61 anos da Paróquia Sagrada Família de Januária-MG. A celebração destacou o tema do serviço e da doação ao próximo como pilares da vida cristã e familiar, tendo a Sagrada Família como modelo máximo de entrega. A Santa Missa foi presidida pelo Padre Romário, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itacarambi. Concelebram os padres Pedro Leonides, msf; Herbert, msf e Marconi Nunes Lira, msf. Padre Romário enfatizou em sua homilia a importância de reconhecer os dons recebidos de Deus e multiplicá-los a serviço do reino, evitando a vaidade e o fechamento em si mesmo. Ele também reforçou a necessidade de olhar para o próximo com misericórdia e viver a conversão diária. Veja alguns trechos de sua reflexão:
“Conforme narra o Evangelho de hoje, que é o próprio Cristo que se revela para nós, se revelou a tantos, mas muitos não o reconheceram. E se revela para nós na Sagrada Liturgia pela palavra, pela Palavra de Deus. Na Primeira Leitura, nós observamos esta cena em que esta dinâmica no sentido de que havia uma certa desobediência desse povo. Ali também podemos observar que falta esse olhar reconhecendo que tudo o que acontece em nossa vida é fruto da graça de Deus. Às vezes nós temos uma certa arrogância, uma falta de humildade, uma falta de caridade pastoral, de pensar que tudo aquilo que nós fazemos é mérito puro, próprio nosso. Nós temos dons, carismas, vocação. Às vezes, às vezes não, o ser humano até prospera conforme o dom, conforme a sua vocação e não reconhece que isso vem de Deus. É graça de Deus em nossas vidas, é graça de Deus na sua vida.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Aqui no Evangelho, nós vemos esta narrativa em que Jesus ele se revela a tantos. Se revelou à casa de Israel, mas aquele povo não reconheceu Jesus como o Senhor, como o Messias. E quantas vezes o Senhor vem se revelando para nós através da palavra e nós não temos essa humildade para reconhecer a graça de Deus que evoca pela sua palavra, a sabedoria que evoca pela palavra, pela liturgia que nós estamos celebrando dignamente, estamos celebrando praticamente diariamente na casa de Deus. A Liturgia da Palavra de hoje nos convida a esta humildade, a esta obediência, o que faltou para aquele povo na Primeira Leitura, conforme a narrativa do profeta Isaías. Às vezes falta obediência para nós também. Às vezes falta reconhecer esse amor de Deus, esta sintonia que existe entre Deus e a humanidade. Reconhecer que tudo vem de Deus e nós devemos, de fato, nos colocar à disposição.”
Santa Missa | Festejos Paróquia Sagrada Família| 6º Dia | 15/07/2026 | 19h
“Que ao longo desta novena você possa reconhecer o Senhor que se revela através da palavra, através de todas as orações aqui proferidas, através do banquete eucarístico. Não se permita sair dessa novena da mesma forma que você iniciou, que ao chegar o final, ao final dessa novena, ao final dessa caminhada, dessa jornada que você se propôs a trilhar, que você possa fazer essa experiência, sentir de fato o amor de Deus transformando em sua vida. Mas é preciso ter uma disposição interna também, uma vontade de ser uma pessoa melhor, de fazer desta comunidade, desta paróquia, um ambiente melhor. Às vezes as pessoas podem até reclamar de determinadas situações na vida da Igreja, na vida da comunidade, na convivência comunitária, mas é preciso parar e reconhecer também o que eu estou fazendo para fazer deste mundo um lugar melhor, fazer da minha comunidade um lugar melhor. Deus abençoe e nos inspire para que nós possamos ser pessoas melhores a cada dia, a cada santa missa, uma pessoa melhor. Conversão é diária, é a cada instante.”
A missa contou com a presença da equipe da Catequese, Infância e Adolescência Missionária, além das comunidades Santo Antônio e Santa Rita. Padre Romário recebeu uma bonita homenagem. O momento final foi dedicado à consagração das famílias à Sagrada Família, pedindo proteção contra divisões e fortalecimento na unidade doméstica.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Ludmilla / PasCom Sagrada Família