Pe. Olmaro: “Várias características da Família de Nazaré ainda estão presentes em nosso meio”!

quartodiadanovena58anos
Pe. Welkler: “Nosso Senhor não hesitará de lançar sua semente”.
julho 19, 2023
quintodiadosfestejos58anos
Pe. Melquíades: “A conversão acontece ao longo da vida”!
julho 20, 2023

Pe. Olmaro: “Várias características da Família de Nazaré ainda estão presentes em nosso meio”!

quartodianovena58anos

Aconteceu no dia dezessete de julho o quarto dia da Novena pelos 58 anos da Paróquia Sagrada Família. O Frater Antônio, msf, animou e conduziu a novena, que nessa noite teve como noiteiros: Irmãos Maristas, Irmãs da Divina Providência, Infância e Adolescência Missionária, Legião de Maria, Catequese Amiguinho de Jesus. E as ruas: Claudemiro Saraiva, Cipriana Constância Mota, João Lopes da Mota, Coronel Romão da Mota, Monsenhor José Camilo, Cícero Torres, Mestra Maria das Dores, Augusto Alves Ferreira. Nesse dia refletiu-se o tema: A Família, modelo de Nazaré.

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Olmaro Paulo, msf, Pároco na Paróquia Menino Jesus de Praga, na cidade de Montes Claros. Concelebraram os padres Laurindo Aguiar, msf; Herbert Rohleder, msf e Marconi Nunes Lira, msf. Também estiveram presentes o Frater Antônio, Frater Luiz Carlos, msf; Frater Benício, msf , do estado do Piauí e Frater Claver, msf. O Frater Claver veio da República Democrática do Congo, África.

Padre Laurindo proclamou o Evangelho, em seguida assim refletiu Padre Olmaro em sua homilia:

“Queridos coirmãos da mesma congregação que possamos juntos vivenciar o modelo da Sagrada Família, já que somos parte da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, por isso que algumas características da Sagrada Família nós tentamos ou buscamos vivenciar em nossa missão e também no nosso dia a dia.”

.

“Como que a Sagrada Família de Nazaré é modelo para a nossa Igreja em tempos difíceis, complexos. Como que esse amor da Sagrada Família vai inspirar ainda as nossas famílias? Eu vejo que em primeiro lugar o relacionamento entre José e Maria, não foi um olhar em si mesmo, mas um olhar para o projeto de Deus, para cumprir a vontade do salvador. Eles foram envolvidos no mistério da criação e aceitam a sua missão. O sim de Nossa Senhora e de São José é um sim de gratuidade, como afirma João Paulo II.”

“Várias características da Família de Nazaré ainda estão presentes em nosso meio. Quando uma família vive a simplicidade da vida. Quando os pais conseguem lidar com as situações difíceis do mundo contemporâneo, amplo, complexo, globalizado, mas ao mesmo tempo percebem a grandeza dos seus filhos e sabem conviver com uma geração diferente, como São José e Nossa Senhora assim o aceitaram, deve ser uma das características fundamentais da família moderna.”

.

“Alguém pode perguntar, as famílias se transformaram? Com certeza. Há vários modelos de famílias nos dias atuais e temos que respeitar, aceitar as diferenças e perceber que este mundo globalizado traz junto consigo essas diferenças e como lidar com elas, como abrir-se para esse novo é o grande desafio. É bom refletirmos e pensarmos a nossa origem familiar, como que os nossos pais nos educaram, cuidaram, motivaram, marcaram presença na nossa vida. Será que nós, e vocês de modo especial, pais mais modernos, mais jovens, estão educando o caminho dos seus filhos inspirados na Família de Nazaré? Porque a família, mesmo nas suas transformações, não tem ninguém que não deseja não estar em família. Mas como lidar com essas transformações e essas realidades complexas nos dias atuais? Então, para nós pensarmos e refletirmos de como assumimos a condição de ser pai e de ser mãe, de cuidar dos nossos filhos ou como filhos, de fazer como Jesus, que se inspira em São José e Nossa Senhora.”

 

Após a comunhão, as famílias e movimentos que foram noiteiros, em procissão, homenagearam a Sagrada Família ofertando flores. Em seguida Pe. Olmaro conduziu a oração pelas famílias. As festeiras 2023, Eunice e Juciane, leram uma mensagem para o Pe. Olmaro e o presentearam com uma lembrança da Paróquia. Toda a comunidade cantou os parabéns para a noiteira Eunice pela passagem do seu aniversário. Pe. Olmaro agradeceu, “como diz Papa Francisco: que a comunidade cristã também seja cuidadosa, zelosa. De modo especial também aos nossos padres, 58 anos de história é um momento muito marcante e importante para nossa Congregação.” Em seguida concedeu a bênção final.

 
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 
Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Gracielle Ferreira / PasCom Sagrada Família