No domingo três de outubro celebrou-se o 27º Domingo do Tempo Comum. A Santa Missa na Matriz Sagrada Família foi presidida pelo Pe. Marconi Lira, msf, que assim falou em sua homilia:
“Estamos iniciando o mês de outubro. Mês dedicado às missões em que todos nós batizados somos chamados a colaborar com Jesus na missão de anunciar o Reino de Deus. É interessante observar a escritura, diz assim: ‘A messe é grande, mas os operários são poucos’, certamente por isso o Reino de Deus ainda esteja distante de nós, porque não queremos trabalhar muito para implantar o Reino de Deus no aqui e agora da história. Esse mês missionário tem vários movimentos para mostrar que nós somos uma Igreja, como diz o Papa Francisco, que devemos estar em constante estado de missão. Nada de ficarmos parados, apenas dentro da igreja, mas em constante estado de missão. E para completar o Papa Francisco vai dizer assim: ‘nós somos uma igreja em saída’, ou seja, esses momentos aqui são importantes para alimentar a nossa fé, a nossa esperança. Para bebermos da Palavra e da Eucaristia e alimentados com a Palavra e a Eucaristia ‘a gente sair’ para fazer missão. Somos uma Igreja em constante estado de missão, em saída, por isso é necessário que estejamos dispostos para colaborar na obra de Jesus.”
“As leituras de hoje nos falam da fidelidade do esposo para com a esposa e da esposa para com o esposo. Na lei da criação no livro do Gênesis essa parte da criação vai mostrar para nós que Deus vai encontrar uma companheira semelhante para Adão, que vivia na solidão. A companheira é a mulher, ou seja, todos os outros animais não preenchiam a lacuna da solidão que existia em Adão. Quem complementa o homem é a mulher e quem complementa a mulher é o homem. Na lei da criação essa é a verdade. Animal não preenche a solidão humana. Nunca preencheu e nunca vai preencher. A Sagrada Escritura está provando isso para nós.”
“O Evangelho de hoje os fariseus levam uma causa a Jesus, para pô-lo em prova. Jesus vai colocar para os fariseus e também para nós a questão da fidelidade do homem e da mulher. E Jesus vai além disso, ele diz: ‘se o homem deixa a sua mulher e casa com outra ele comete adultério. E se a mulher também se divorcia e casa com outro ela também comete adultério’. Isso porque se pensava que só a mulher cometia adultério. Para Deus os dois, homem e mulher, são iguais e os dois precisam na realidade serem fieis um ao outro. É essa fidelidade no amor conjugal que vai fazer com que o matrimônio seja indissolúvel, que dure para sempre.”
“Além disso, tem outras coisas que também favorecem para que o matrimônio possa durar para sempre, como por exemplo, o diálogo. O saudoso Papa João Paulo II, na Conferência das Famílias no Rio de Janeiro, alertava as famílias para a necessidade do diálogo, ele dizia: ‘se as famílias não dialogam, elas não conversam, elas não têm futuro’, porque as famílias precisam conversar, desabafar. Precisam superar problemas. Não podem deixar que os problemas acumulem, virem uma bola de neve e aí depois o casamento se acaba pela falta de diálogo. As famílias também precisam rezar juntas. A família que reza junta vai permanecer junta também. Certamente quando Padre Zezinho compôs a Oração da Família ele pensava que: ‘nenhuma família começava em qualquer de repente’, ou seja, as fases do namoro, noivado e do casamento são necessárias para que o homem conheça melhor a mulher e a mulher conheça melhor o homem. Para que não se casem de qualquer forma, sem conhecer o outro. Sem conhecer a outra pessoa você não vai conhecer os defeitos e as virtudes da outra pessoa. Por isso mesmo não podemos queimar etapas. Tem que levar um tempo bom de namoro para conhecer o namorado(a). No Noivado é a mesma coisa. E aí chega-se ao casamento, numa fase mais adulta, em que os dois já têm condições de formar uma família. Essa deve ser a regra de ouro para se formar famílias sadias e saudáveis.”
Ao final da Santa Missa, Pe Marconi Lira, msf juntamente com todos os paroquianos rezaram a oração do Mês Missionário. Nos avisos da noite todos fomos convidados a participar da Ordenação Diaconal do Frater Guilherme, msf que acontecerá no dia 29/10, às 19 horas. Você pode participar presencialmente na igreja Matriz ou através do canal do Youtube da Paróquia.
O Retiro Missionário acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro. Para participar é só deixar o nome na Secretaria Paroquial, ou através do contato telefônico 3621 – 1244.
Deu início no dia 1º de outubro e vai até o dia 07 de outubro “A Semana Nacional da Vida”. Todos somos convidados a rezarmos juntos. No dia 08 acontecerá na Matriz a missa com a bênção do nascituro e das crianças recém-nascidas. Toda a comunidade é convidada a participar e receber a bênção.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Juciane Francisca / Pascom Sagrada Família
Fotos: Cristiana Nunes / Pascom Sagrada Família