Pe. Marconi: “Santa Rosa de Lima queria ter uma vida de intimidade com Deus”.

WhatsApp Image 2025-09-01 at 06.40.40 2
Legião de Maria promoveu o seu 17º Congresso
setembro 2, 2025
papaleaoxiv
O Papa: a sede de Jesus na cruz é a nossa também. Clamor de uma humanidade ferida
setembro 4, 2025

Pe. Marconi: “Santa Rosa de Lima queria ter uma vida de intimidade com Deus”.

WhatsApp Image 2025-09-02 at 10.38.11

Na sexta-feira, dia 29 de agosto, aconteceu o encerramento dos festejos de Santa Rosa de Lima, nas Moradeiras. O Padre Marconi Nunes Lira, msf presidiu a celebração eucarística e assim refletiu em sua homilia.

 

Santa Rosa de Lima era de uma família da Espanha. A família de Santa Rosa de Lima era uma família nobre quando estava na Espanha. Eles eram em trezes irmãos. Ou seja, mais pessoas que um time de futebol, porque um time de futebol sem os reservas, são somente onze jogadores. Era numeroso os filhos dessa família. Eles se mudaram para a cidade de Lima, no Peru, que fica aqui na América Latina. A Espanha fica na Europa. Fica noutro continente. Lá na Espanha se fala espanhol. Aqui, no Peru, também se fala espanhol. É importante destacar que a família de Santa Rosa de Lima veio à falência. É interessante o nome de batismo de Santa Rosa de Lima, alguém sabe dizer o nome dela? Isabel. Era o nome de batismo de Santa Rosa de Lima. Na realidade, foi a criada dela, uma mulher indígena, que achava Isabel muito bonita. Por isso mesmo, ela coloca o apelido de Rosa, justamente por conta da beleza.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“Quando Isabel pretende ingressar na confraria, nos dominicanos, o pai dela é contra. Isabel vai ter que trabalhar bastante para ajudar a família. Ela tem que trabalhar na roça, trabalhar como bordadeira. Trabalhava e ia à noite levar as encomendas para as pessoas. Ela trabalhou bastante para ajudar os pais. Ela vai ter uma vida de clausura. É alguém que quer de fato se dedicar à oração, à meditação da Palavra de Deus. Ou seja, alguém que quer viver uma vida de intimidade com Deus. O modelo dela de santidade era Santa Catarina de Sena. Santa Rosa de Lima queria se dedicar a Deus e não queria se casar. Queria ficar virgem. Ela morre virgem, mesmo o pai querendo que ela se casasse para sair da falência. Mas ela não quis. Ela entra na Ordem Terceira Dominicana. Não é uma ordem religiosa, não é uma congregação religiosa. Ordem Terceira, na realidade, pessoas que fazem os votos, mas ela não era freira. As congregações mais antigas são chamadas de ordens religiosas, como por exemplo, os franciscanos, como os agostinianos, de Santo Agostinho, da qual o atual papa Leão XIV é membro.”

 

 

Ao fim da celebração apresentou-se os Festeiros 2026, com homenagem e agradecimento ao Padre Marconi. No momento cultural, show com Vando do Piseiro e deliciosas comidas típicas animaram todos os presentes.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Fotos: Anilson, Reginaldo, Rosane e Agnelo / PasCom Sagrada Família – Com. Santa Rosa de Lima

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Colaboração: Anilson / PasCom Sagrada Família