Pe. Marconi Lira, msf é acolhido na Paróquia Sagrada Família

papadestacada
O Papa: “A «Cruz da Missão» é o símbolo deste Congresso”
setembro 12, 2021
papadestacada
O Papa: a Virgem é modelo da fé do povo eslovaco, uma fé que se põe a caminho
setembro 15, 2021

Pe. Marconi Lira, msf é acolhido na Paróquia Sagrada Família

acolhidapemarconi

A comunidade da Paróquia Sagrada Família, no domingo, 12 de setembro de 2021, celebrou acolhendo Pe. Marconi Lira, msf que agora integra a nossa comunidade. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf que iniciou acolhendo todos os paroquianos e desejando boas vindas ao Pe. Marconi Lira, msf que está vindo da cidade de Custódia, no interior do estado do Pernambuco.

A seguir vamos refletir trechos da homilia do Pe. Laurindo Aguiar, msf. Você pode conferir a íntegra no canal do Youtube da Paróquia.

“Estamos no mês especial para a nossa Igreja ao recordar que a Palavra de Deus é sustento e alimento para nossa vida, para nossa fé e caminhada missionária. Todos nós somos chamados a encontrar verdadeiramente com o Senhor e assim, encontrando com o Senhor, poderemos dizer através das nossas ações, que a vontade de Deus está sendo feita. Que a oração que Jesus nos ensinou é a oração que falamos e vivenciamos. A pergunta que Jesus faz vai a duas direções: a que as pessoas falam e a que os discípulos falam que é o filho do homem. A primeira resposta é consequência da esperança do povo de Israel, que ansiava pela chegada do Messias, um libertador, que iria dar vida nova ao povo, de modo especial tirá-los das mãos dos opressores. O Messias que traria segurança e vida nova para aquele povo. As pessoas assim falavam: ‘Esse Jesus que escutamos uns dizem que é Elias, algum dos profetas’. A resposta fruto das pesquisas, da ciência, de tantos historiados que ao estudarem falam de Jesus. Mas pra nós o que verdadeiramente vale é não falar só na dimensão racional, mas da experiência que fazemos com Jesus, por isso que a resposta é muito difícil de ser dada. Com o seu coração, o que ele diz que Jesus é. Esta resposta do coração quando é verdadeira ela é fruto de uma conversão, de passos que damos ao longo da nossa vida, a cada dia. Quem é Jesus para mim? Como eu me relaciono com ele? Jesus é só o Messias, o libertador? Não. Jesus é mais que isso. Ele é o filho de Deus. É aquele a quem somos convidados a entregar a nossa vida, a sofrer com Ele e por Ele. É mais que homem é o próprio Deus no meio de nós”.

“Para seguir Jesus Ele não esconde nada da sua vida. E aquele que quer segui-lo tem que segui-lo na inteira liberdade, sabendo que vai ganhar e que vai perder, porque só aquele que é capaz de renunciar a si mesmo é capaz de fazer a vontade de Deus, senão estaremos no mundo executando os nossos projetos e não os projetos de Deus. Se você quer fazer a vontade de Deus e não a vontade dos homens, Jesus põe três critérios: renuncia a si mesmo, a seus projetos; renuncia o seu caminho que não é o caminho do Senhor; tome a sua cruz. Depois que você souber o que és, qual é a fonte fundamental que deve orientar a sua vida Jesus diz como terceiro critério: ‘agora vens porque assim poderá fazer não mais a sua vontade, mas a vontade de Deus’. A primeira leitura nos oferece uma mensagem importante falando da nossa relação com Deus e daqueles que buscam orientar-se segundo o projeto do Senhor. Quando escutamos a Palavra do Senhor nos tornamos capazes de anunciá-la. Somos capazes de escutar a palavra e de ser transformados por esta palavra. A primeira leitura nos fala do sofrimento. Nós somos também espaço de sofrimento. Fazemos o outro sofrer e sofremos também em consequência do outro, somos limitados. Mas aquele que acredita em Deus não desiste de caminhar e amar. Quanto bem a fé nos proporciona. Acreditar em Deus é sempre encontrar razões para caminhar e ter a certeza de que não estamos sozinhos”.

“São Tiago vem nos dizer: ‘o que adianta alguém dizer que tem fé quando não a põe em prática’. E ele dá a resposta: ‘Se a fé não se traduz em obras por si só está morta’. Aí nos perguntamos: ‘Existe alguém que tem fé e não produz’? É uma contradição, não tem como separar a fé das obras. Dizer que uma pessoa tem fé e não tem obras é o mesmo que dizer ela não tem fé. É uma fé morta, ela não existe. Esse ensinamento de São Tiago é um convite para superarmos nosso egoísmo, o individualismo. A fé cheia de sentido é aquela que nos leva a partilhar daquilo que temos que está para além da dimensão material do comer e do beber. Neste tempo de tantos desafios percebemos que a Palavra de Deus proclamada para o irmão ela resgata a alegria, a vida e a esperança”.

Ao final da Santa Missa irmão Guilherme leu o Decreto emitido pelo Bispo Diocesano dom José Moreira nomeando o Pe. Marconi Lira, msf Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família. Em nome de toda a comunidade, Blandina leu uma mensagem desejando boas vindas ao novo membro da Paróquia.  Confira no link  ao lado a mensagem de acolhida. Acolhida Pe. Marconi 12 09 2021

Antes da bênção final, Pe. Laurindo Aguiar, msf felicitou Pe. Marconi Lira, msf desejando “que a vida dele seja uma bênção para nossa comunidade e que a nossa comunidade seja bênção para a sua vida, para o seu ministério”.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

No próximo domingo, dia 19 de setembro, uma programação especial para a celebração de Nossa Senhora Salette, iniciando às 14h30min com momento de oração, pregação, adoração e encerramento com a Santa Missa às 19 horas. Você é convidado a participar!

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família