Pe. Marconi: “Jesus tem como base, como fundamento, a Sagrada Escritura”.

papadestacada1
Papa: Jesus nos ensina a defender a unidade com Deus e entre nós dos ataques do “divisor”
fevereiro 26, 2023
papadestacada1
O Papa: perceber a beleza do amor nos rostos das pessoas que caminham ao nosso lado
março 6, 2023

Pe. Marconi: “Jesus tem como base, como fundamento, a Sagrada Escritura”.

primeirodomingoquaresma

No Primeiro Domingo da Quaresma, 26 de fevereiro de 2023, aconteceu a Santa Missa na Matriz presidida pelo Pe. Marconi Nunes Lira, msf. Neste dia também, a paróquia recebeu a visita da imagem de Nossa Senhora das Vitórias, que está percorrendo todas as paróquias do Brasil em razão do Vigésimo Terceiro Congresso Nacional do ECC – Encontro de Casais com Cristo, em São Luís, Maranhão. Durante a manhã deste dia 26 de fevereiro, a imagem visitou as comunidades São Vicente de Paulo e São Cristóvão.

A Pastoral Familiar também marcou presença, entrando com o banner da pastoral e também com o banner da Campanha da Fraternidade 2023.

Pe. Marconi acolheu a todos os presentes. Em sua homilia, assim refletiu:

“As palavras de hoje colocam diante de nós as tentações de Jesus. As provações do Filho de Deus. Certamente Jesus passou por muitas provações e os evangelhos resumiram estas tentações de Jesus em três tentações. Elas vão mostrar para nós que de um lado Jesus é tentado a abandonar a missão dele de salvar a humanidade, e por outro lado, Jesus tem como base, como fundamento, a Sagrada Escritura. Ele se baseia na Sagrada Escritura para poder exercer as atitudes dele.”

.

“Hoje a narrativa do Gênesis que Deus faz o homem e a mulher, e coloca num jardim. Deus vai dizer ao homem e à mulher que eles podem comer todos os frutos que há no jardim. Mas Deus diz ao homem e à mulher que eles não podem mexer numa árvore especial que fica no meio do jardim. É interessante aqui que temos também uma tentação do primeiro homem e da primeira mulher, ou dos primeiros homens e das primeiras mulheres, que é a tentação de um certo momento, eles terem o desejo de serem como Deus. Por isso mesmo, eles desobedecem ao limite que Deus havia colocado. Eles ultrapassam este limite. E quando eles ultrapassam este limite, querendo eles mesmo ser deuses, ser conhecedores do bem e do mal, eles se veem nus diante de Deus, ou seja, o pecado entra na humanidade por conta desta desobediência dos homens e das mulheres ao plano de Deus.” 

 

 

“Portanto, essas tentações de Jesus, no início da Quaresma, mostram para nós que Jesus superou as tentações dele. Mostram também, que se nós estivermos confiantes em Deus, se estivermos lendo a Sagrada Escritura, se estivermos olhando o que Jesus praticou, o que Jesus ensinou, nós também, vamos superando as nossas provações. E sobretudo, vamos entrando neste espírito da Quaresma que é o espírito da conversão e da reconciliação. Que Deus, nosso Pai, nos ajude na nossa missão de poder entrar neste espírito da Quaresma, para começar a nossa conversão no hoje da nossa história.”

 

Ao fim da Santa Missa, o casal Elisabete Ponciano e Welington comentaram sobre a imagem de Nossa Senhora das Vitórias e rezaram a oração pelo Congresso Nacional do ECC. A imagem de Nossa Senhora das Vitórias visita na segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a Capela da Comunidade Santo Antônio e na terça-feira, dia 28 de fevereiro, a Comunidade Nossa Senhora de Nazaré.

Pe. Marconi rezou com toda a assembleia a oração de consagração de todas as famílias à Sagrada Família. Todos cantaram o refrão da música do Pe. Zezinho Oração da Família.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família