Pe. Marconi: “Jesus quer nos encontrar vigilantes, preparados, acordados para esse encontro com Ele”!

snf2022
Participe da Semana Nacional da Família 2022
agosto 7, 2022
papadestacada1
Papa: a existência na terra é o tempo da iniciação à vida, que só encontra realização em Deus
agosto 10, 2022

Pe. Marconi: “Jesus quer nos encontrar vigilantes, preparados, acordados para esse encontro com Ele”!

19domingotempocomum2022

A Santa Missa do domingo, oito de agosto, às 19 horas, foi presidida pelo Vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf na Matriz Sagrada Família de Januária.

Assim nos falou Pe. Marconi em sua homilia:

“As leituras de hoje colocam para nós um tema que é o tema da vigilância. De estarmos preparados, acordados para a volta do Senhor, pois uma coisa nós sabemos, que o Senhor vai voltar. O que nós não sabemos é quando Ele retornará, quando Ele chegará. Dessa forma, fica evidente que Jesus quer nos encontrar vigilantes, preparados, acordados para esse encontro com Ele.”

.

“A primeira leitura, do livro da Sabedoria, mostra a ação de Deus em libertar o povo da escravidão do Egito. Deus age na história humana para libertar as pessoas que estão sendo escravizadas, porque Deus nos quer todos livres. Deus não nos quer escravos de nada, nem de ninguém. É importante a gente perceber que a ação de Deus na história humana é sempre através de pessoas humanas como nós. Não é uma ação direta. É através de pessoas humanas, por exemplo, na libertação da escravidão do Egito, Deus chama Moisés para liderar o povo e para que o povo saia da escravidão.”

“Na segunda leitura, da Carta aos Hebreus, vai mostrar para nós duas personagens principais, em relação à fé bíblica: Abraão e Sara. Inclusive Abraão é considerado o pai da nossa fé, porque Abraão é chamado por Deus para largar tudo e partir para a terra prometida. Abraão confia, acredita, tem fé nas promessas de Deus, abandona tudo e vai para uma terra estranha, a terra prometida. E Sara, que já está de idade avançada, não tem filhos, também tem fé nas promessas de Deus e vai ter um filho, Isaac, o filho da promessa. É interessante que eles dois se juntam a outras personagens bíblicas, mas eles nunca chegaram à terra prometida. Mas, o mais importante dessa história é que, mesmo sem chegar à terra prometida, esses homens e essa mulher nunca deixaram de confiar, de acreditar, de ter fé nas promessas do Deus altíssimo, e por isso, Deus recompensa-os com uma recompensa muito maior, que é o reino de Deus.”

.

“No Evangelho de hoje temos o próprio Jesus falando com os seus discípulos. Jesus vai constatar que os discípulos são um pequeno rebanho, ou seja, Jesus vai falar do medo que os discípulos têm do mundo que vai rejeitar os discípulos, porque o mundo é hostil, não aceita Jesus, então também não vai aceitar os discípulos. E Jesus respondendo a parábola do domingo passado, vai dizer assim: ‘Vendei vossos bens e dai esmolas,’ ou seja, Jesus não nos quer apegados aos bens materiais, Jesus quer que os bens materiais possam ser um meio para que com ele possamos viver melhor e ajudar mais as pessoas. Quando Jesus bate a nossa porta não é porque Jesus está querendo uma esmola, uma ajuda. É porque Ele está querendo que nós possamos nos sensibilizar e nos solidarizar com as pessoas mais necessitadas.”

Antes da bênção final, nos avisos, o comunicado de que na próxima segunda-feira, 15/08, celebraremos os 25 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Marconi. Participe com sua família da Santa Missa às 19 horas. Pe Marconi falou da importância da Semana Nacional da Família, que acontecerá do dia 13 ao dia 21 de agosto. Confira a programação. Momento das famílias se reunirem, se encontrarem e dialogarem, sobretudo das famílias rezarem juntas!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família