Pe Marconi: “As promessas de Deus se cumprem quando somos fiéis a esse mesmo Deus”!

encontropascom2023
Encontro de formação e espiritualidade para a Pascom
março 6, 2023
papadestacada1
O Papa: buscar novas maneiras de anunciar. A evangelização é um serviço
março 8, 2023

Pe Marconi: “As promessas de Deus se cumprem quando somos fiéis a esse mesmo Deus”!

segundodomingodaquaresma

“Sejam bem-vindos à casa de Deus, a casa do Pai.” Disse-nos Pe. Marconi Nunes Lira, msf ao iniciar a Santa Missa do domingo, cinco de março, em que a Igreja celebrou o 2º Domingo da Quaresma. Nesta noite a celebração contou com a participação da Pascom – Pastoral da Comunicação – da Paróquia.

Assim nos falou Pe. Marconi na homilia:

“A Primeira Leitura do Gênesis traz a narrativa da vocação de Abraão. Ele que foi chamado por Deus para ir para uma terra desconhecida. É a terra da promessa. Abraão vivia uma vida itinerante, não tinha um lugar fixo e nem terra para o seu gado pastar. Então a promessa é de que Deus dará a Abraão terra para o seu gado pastar e também para que ele tenha uma terra para trabalhar. É interessante que Deus se faz presente na família de Abraão e também na caminhada de Abraão rumo à terra prometida. Isso significa que Abraão é fiel a Deus. Deus também é fiel a Abraão. E Abraão vai chegar à terra da promessa justamente por essa fidelidade a Deus. Podemos dizer que Abraão é diferente de Adão que é infiel às promessas de Deus. Adão, na realidade, quer tornar-se igual a Deus. No caso aqui, Abrão é obediente a Deus e por isso mesmo ele se torna o nosso pai na fé, porque ele acredita nas promessas de Deus. E, portanto, ele larga tudo e vai para a terra que Deus prometerá a ele. Nós percebemos que as promessas de Deus se cumprem quando somos fiéis a esse mesmo Deus.”

.

“Na Segunda Leitura, da Carta de São Paulo a Timóteo, Timóteo passa por um momento difícil na vida e a carta quer animar, entusiasmar, dar esperança a Timóteo mostrando que, as mesmas dificuldades que Paulo passou por conta do Evangelho e de anunciar a boa-nova do Evangelho, Timóteo também precisa passar porque ele precisa anunciar a boa-nova do Evangelho. E quando nós estamos anunciando a boa-nova do Evangelho de Jesus Cristo, corremos o risco de passar por dificuldades por conta da pregação do Evangelho, mas a carta encoraja Timóteo a continuar perseverante na missão dele.”

“O Evangelista Mateus coloca que todas as vezes que Jesus quer fazer ou dizer alguma coisa importante ele sobe ao monte ou numa montanha, as duas coisas na bíblia dizem respeito à mesma coisa. Jesus sobe ao monte para se transfigurar. Essa transfiguração de Jesus no monte vai mostrar para nós que não somente Jesus, no Antigo Testamento nós temos também Moisés que sobe à montanha e lá Moisés vai receber o decálogo, os dez mandamentos da parte de Deus. A diferença é que Moisés sobe a montanha sozinho. Jesus sobe acompanhado de três dos seus discípulos. Isso significa que Jesus é o novo Moisés que quer formar a partir da nova humanidade, uma nova aliança conosco, e nós estamos representados nesses três discípulos que sobem com Jesus. Lá na montanha, Jesus se encontra com Moisés e Elias. Eles representam a Lei e os Profetas. O Antigo Testamento se resume na Lei e nos Profetas, por isso que esses dois personagens estão na montanha para dizer que Jesus é aquele que interpreta o Antigo Testamento e que vai fazer de nós um novo povo. Um povo de Deus que caminha agora com Jesus para a libertação, para a vida nova que vai brotar da morte, mas essa vida será vida plena, eterna. “

 

Antes da bênção final, nos avisos, o lembrete que no próximo fim de semana, 11 e 12 de março, acontecerá a devolução do dízimo. Se você não é dizimista faça essa experiência. Pe. Marconi abençoou a todos desejando uma ótima semana e que a Sagrada Família nos acompanhe hoje e sempre!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família