Pe. Marconi: “A nossa missão também precisa continuar”.

cq5dam.web.800.800
“Não tenham medo!”, é a exortação do Papa aos jovens na Missa em Lisboa
agosto 6, 2023
papadestacada1
Papa: a JMJ mostra que é possível um mundo de irmãos, sem ódio e sem armas
agosto 10, 2023

Pe. Marconi: “A nossa missão também precisa continuar”.

transfiguraçãodosenhor2023

Na noite do domingo, dia 06 de agosto de 2023, aconteceu na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa da Festa da Transfiguração do Senhor. No primeiro domingo do mês de agosto, a Igreja no Brasil, reza também pelas vocações sacerdotais.

Pe. Marconi Nunes Lira, msf presidiu a Santa Missa e acolheu a todos os presentes. Em sua homilia, assim refletiu:

 

“Estamos celebrando hoje a Festa da Transfiguração de Jesus. Esta festa mostra para nós uma antecipação daquilo que vai acontecer de forma plena com a ressurreição de Jesus. A Transfiguração de Jesus também mostra para nós aquele que vem dar sentido ao Antigo Testamento. Por isso, no evangelho de hoje, nós temos a presença de dois personagens do Antigo Testamento: Moisés e Elias. Moisés que representa a Lei e Elias que representa um dos profetas. E para o povo judeu, Moisés e Elias representam todo o Antigo Testamento. Portanto, o Antigo Testamento, nos personagens de Moisés e Elias, está aí para dar testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. É o Messias, é o enviado do Pai para salvar toda a humanidade.”

 

 

Jesus cumpre o Antigo Testamento e o Antigo Testamento tem aí, em Jesus, todo significado. Nós podemos inclusive dizer que Jesus é aquele que interpreta todo o Antigo Testamento. Depois da Transfiguração, da mudança de Jesus no Monte Tabor, Jesus desce com os discípulos, porque Pedro havia dito assim: ‘Senhor, é bom estarmos aqui.’ Ou seja, Pedro gostaria que aquele momento ali, permanecesse e continuasse para sempre. Pedro, na realidade, não sabia o que estava acontecendo. Não sabia. Porque Jesus precisava descer o Monte Tabor com os discípulos para continuar a missão dele. Ou seja, aquele momento da Transfiguração foi apenas um momento  para Jesus mostrar aos discípulos e, também a nós, que Ele é o verdadeiro Filho de Deus. A missão de Jesus, a dos discípulos e a nossa missão também precisa continuar. Nós também precisamos nos transfigurar na pessoa de Jesus Cristo, para, dando ouvidos aos ensinamentos dele, nós possamos acolher e viver melhor como cristãos, como filhos e filhas de Deus, os ensinamentos de Jesus Cristo.”

 

Ao fim da Santa Missa, o Ministério de Música Santa Teresa D’Ávila cantou uma música para homenagear o Padre Marconi, em razão do dia da vocação sacerdotal. Nos avisos, lembrou-se sobre o fim de semana de devolução do dízimo (12 e 13 de agosto). Também foi feito o convite para a Seresta dos Pais promovida pelo ECC, no dia 12 de agosto. Missionários da Pastoral Familiar comunicaram sobre o início da Semana Nacional da Família, no próximo domingo, às 17h30, na Matriz, com o primeiro encontro de reflexão.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família