Pe. Marconi: “A Assunção de Maria vai mostrar para nós como devemos viver a nossa vida aqui na terra”!

semananacionaldafamiliadestacada
Semana Nacional da Família mostrou a importância de se encontrar
agosto 21, 2023
papadestacada1
O Papa: para anunciar não basta dar testemunho do bem, é preciso saber suportar o mal
agosto 23, 2023

Pe. Marconi: “A Assunção de Maria vai mostrar para nós como devemos viver a nossa vida aqui na terra”!

assuncaodemaria2023

Aconteceu no domingo, vinte de agosto, a carreata de encerramento da Semana Nacional da Família. Em seguida, os fiéis se reuniram para a Missa Solene da Assunção de Maria. Pe. Marconi Nunes Lira, msf, presidiu a Santa Missa das 19 horas, na Matriz Sagrada Família e assim falou em sua homilia:

“A solenidade que celebramos hoje da Assunção de Maria vai mostrar para nós que Maria nunca teve medo de enfrentar os sinais de morte na vida dela. Ela vai sempre procurando superá-los a exemplo do filho dela, Jesus. Ele busca os sinais de vida justamente nos sinais de morte. E Maria vai aproveitar os sinais de morte para que ela mesma possa crescer na fé e amadurecer na adesão ao projeto do Pai.”

.
“Portanto, a vida de Maria é uma adesão ao projeto de Deus e cada vez que tem um sinal de morte na vida dela ela vai aproveitar aquele sinal para que ela possa se sentir cada vez mais preparada para superar a morte. E Maria é transferida para o céu porque todos nós passamos dessa vida para a outra vida, para a eternidade. Com Maria não foi diferente e nós dizemos assim: ‘Maria é a primeira pessoa, depois do filho dela, a passar para a outra vida.’ Maria nos ensina, na Solenidade de hoje, a necessidade de nós também buscarmos nos sinais de morte superá-los para que estejamos mais firmes na fé e para que possamos amadurecer para vencermos definitivamente a morte. A Assunção vai mostrar para nós como devemos viver a nossa vida aqui na terra.”

 

“No Evangelho de hoje, temos a visita de Maria à sua prima Isabel, que está grávida de seis meses. E, Maria entra na casa de Zacarias e cumprimenta Isabel. Quando Isabel ouve a saudação de Maria, ela se alegra. A saudação do povo judeu é paz, que em grego se diz Shalom, que significa a plenitude do que Deus tem de melhor para oferecer para você. Nos lábios de Maria, Lucas quer mostrar para Isabel e para a humanidade que Maria está proclamando solenemente que o Messias, prometido por Deus aos profetas, está para nascer. E Isabel vai dizer: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.’ As palavras de Isabel mostram para nós que Maria, a escolhida por Deus, para ser a mãe do salvador, é também agora morada do próprio Deus. E assim, Deus que entrou na história humana não quer mais morar em templos construídos de pedras. Ele escolhe o ventre de Maria para morar. Por isso, Maria é bendita entre todas as mulheres. Isabel também quando houve a saudação de Maria vai dizer que: ‘A criança pulou de alegria no meu ventre quando ouviu a tua saudação,’ ou seja, o pequeno João Batista se alegrou com a notícia do nascimento do Messias. O pequeno João Batista representa todo o Antigo Testamento que se alegra porque agora Deus está cumprindo o que prometeu a todos os povos do Antigo Testamento.”

.
“A solenidade que celebramos hoje quer mostrar para nós que a história da salvação é feita de pessoas humanas como nós, mas é necessário que nos coloquemos nas mãos de Deus para que Ele possa operar maravilhas em nossas vidas, como operou na vida de Maria. Estamos encerrando a Semana Nacional da Família e queremos motivar as famílias para que possam continuar ainda mais procurando promover a vida, promover a dignidade das famílias de vocês. Procurem evangelizar as suas famílias, procurem rezar. Procurem fazer dos seus lares uma Igreja doméstica. Queremos parabenizar todas as famílias que participaram desse mutirão e agradecer a Deus, a Sagrada Família, por essa semana ter acontecido na nossa Paróquia e que ela possa despertar nas nossa famílias um novo ardor missionário.”

 

Após a comunhão, Gracilene e Família, agradeceram pela participação de toda a comunidade na realização da Semana Nacional da Família. Padre Marconi convidou todas as famílias para se posicionar à frente, próximo da imagem da Sagrada Família, para a bênção especial das famílias.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família