No domingo, dia 19 de março, a Igreja celebrou o Quarto Domingo da Quaresma. A Santa Missa do horário de 19h, na Matriz, foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes.
Os adolescentes do EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo – participaram da procissão de entrada e da procissão do ofertório.
Na oração da coleta, Pe. Laurindo acolheu todas as intenções para a Santa Missa, de forma especial por todas as lideranças de nossa paróquia, todos aqueles que exercem a missão de coordenação e serviço em nossa paróquia e também pelos 56 anos de casamento de Valquíria e Miguel.
Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:
“Neste final de semana tivemos um encontro com as lideranças da paróquia. Estamos com o coração agradecido por tudo que escutamos e experimentamos na caminhada paroquial. Estamos continuando este Evangelho de São João. O evangelho que nos apresenta os milagres de Jesus, como sinais. Cada ação de Jesus revela a presença de Deus ou a chegada do reino. As pessoas que são libertas, as pessoas que se levantam, as pessoas que começam a crer, caminhar e propagar a boa notícia, a alegria da Palavra de Deus, do evangelho, do encontro com Jesus.”
“Quando nós escutamos Jesus, a nossa vida pode ser transformada. Quando nós nos dispomos a obedecer, a caminhar segundo a orientação que Jesus nos oferece, a salvação pode bater em nossa porta. A gente pode contemplar agora a luz. Poder enxergar as pessoas, poder enxergar a Palavra de Deus, quer dizer, uma pessoa que não enxerga é uma pessoa que perdeu, no fundo, sua liberdade. Liberdade para ir aonde quer, liberdade para decidir. O que Jesus faz com este homem também é devolver sua liberdade. É tirar também o peso que a comunidade religiosa, a sociedade da época, colocava sobre seus ombros.”
.
“O que vai dar solidez à nossa fé, ao seguimento de Jesus, é exatamente a formação. Formação, estudar, é um trabalho. Mas é um trabalho que a cada dia a gente vai colocando um tijolinho. A gente vai construindo e a cada dia a gente vai se tornando uma pessoa melhor. Porque Jesus, como diz um teólogo da Igreja, Jesus é tão humano que só poderia ser Filho de Deus. E quando nós buscamos a nossa formação, a partir do Evangelho, a partir de Jesus, não tem outro resultado senão nos humanizar; diante desta sociedade, diante desta realidade de desumanidade, da insensibilidade, da cegueira, diante do sofrimento que passam tantos irmãos e irmãs. Quando a Igreja tem colocado para nós esta oportunidade, é tempo oportuno. Quaresma é tempo oportuno. Quando a Igreja está dizendo: ‘Dai-lhes vós mesmo de comer.’, existem muitas pessoas que não tem o que comer, existem muitas pessoas sofrendo. Muitos vão dizer: ‘Isso não existe. Eu não vejo ninguém.’ Talvez essa cegueira que a sociedade nos apresenta: a insensibilidade do individualismo, do egoísmo, em que cada um só vê a si mesmo, não consegue ver o outro. Precisa de luz. E Jesus é aquele que pode nos iluminar. Para descobrir a beleza do que somos. A beleza que existe dentro de nós. E daquilo que realmente somos capazes de fazer. Somos capazes de iluminar. Somos capazes de gerar esperança para a vida do outro. Gerar vontade, desejo de querer caminhar. Muitos irmãos, com o peso da vida, têm desistido de caminhar. Levar a esperança de Jesus, não é levar a esperança sentado. É levar esperança com o braço erguido, com as pernas indo ao encontro.”
Ao fim da celebração, avisou-se sobre a mudança do dia de formação para pais e padrinhos. O curso acontecerá na quinta-feira, dia 30 de março, iniciando às 19h com a Santa Missa. Comunicou-se também sobre a Festa de Acies, organizada pela Legião de Maria, que acontecerá no próximo domingo, dia 26, 15h, na Matriz.
Pe. Laurindo apresentou as pessoas que serão as festeiras em 2023, onde a paróquia celebrará seus 58 anos. Padre Laurindo também convidou os casais que celebravam aniversário do sacramento de matrimônio para a frente do altar para cantar os parabéns.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família