Pe. Laurindo: “Semana Missionária é o tempo da gente viver a espontaneidade e a gratuidade do amor de Deus”.

papadestacada1
Papa é o primeiro inscrito na JMJ Lisboa 2023
outubro 23, 2022
semanamissionariacomsaocristovao2022
Comunidade São Cristóvão recebeu formações para a Semana Missionária
outubro 25, 2022

Pe. Laurindo: “Semana Missionária é o tempo da gente viver a espontaneidade e a gratuidade do amor de Deus”.

diamundialdasmissoeseiam2022

No domingo, dia 23 de outubro, a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária. A missa das 19h na Matriz foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes, neste dia também que marca o início da Semana Missionária na Paróquia.

Em sua homilia, assim refletiu:

Ontem celebrávamos na Comunidade São Cristóvão, partilhando um pouco da espiritualidade missionária,  aos nossos irmãos adolescentes, crianças, famílias, e ali, buscando colocar no coração de cada um a importância deste reavivamento da nossa fé a partir da missão. Hoje, acordamos cedo. Cinco horas da manhã eu estava acordando, já para sairmos para nossas comunidades neste trabalho também de animação missionária onde tivemos até a parte da tarde. E aqui estamos celebrando com cada um de vocês, esta Santa Missa neste dia especial. É Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária. Para falar sempre das missões, é falar daquilo que constitui nossa vida, a nossa identidade. Nós recebemos o nosso batismo, dizendo verdadeiramente isso que eu assumi não foi simplesmente um ato social. Mas foi uma adesão do meu coração à pessoa, à missão de Jesus. O próprio Jesus nos convidou a segui-lo, ou a ir aonde ele deveria estar. No sentido de abraçar a sua vida, seguir, imitar tudo aquilo que ele fez. Seguir um caminho.”

.

Falar da missão nunca deve ser algo estranho para todo batizado. Porque se nós assim acolhemos e sentimos, nós devemos levar à frente, a sério, o mandato de Jesus: ‘Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura.’ Falar da missão é falar daquele que é ponto máximo de referência para todos nós. Jesus nos diz: ‘Aquele que quiser seguir venha atrás de mim. Aquele que quiser seguir, vai e renuncia a si mesmo, tome a sua cruz.’ Querendo dizer que, o discípulo não é aquele que vai à frente de Jesus, mas aquele que vai atrás, aquele que segue os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós, ao longo da nossa caminhada dentro da Igreja, vamos seguindo as pegadas de Jesus. Vamos acolhendo suas palavras, seus ensinamentos e tudo aquilo que vamos aprendendo vamos buscando assim transmitir, levar  para os nossos irmãos. “

 

“O que é próprio do ser cristão? É a fraternidade, é a irmandade. Por isso, que toda celebração, somos uma família. E esta família marcada pelo afeto. Deixar Deus agir em nós. Fomos marcados pelo amor de Deus, em seu Filho Jesus, nós somos assim: irmãos. Tantos filhos que são órfãos de afeto, dos pais, da família, que precisam da nossa ação, do acolhimento, dessa proximidade. Tempo da missão, Semana Missionária é o tempo da gente viver a espontaneidade e a gratuidade do amor de Deus. É o momento da gente viver tudo isso, sendo instrumento de justiça, levando a boa-nova, a vida plena para tantos irmãos e irmãs. Falar da viúva, é falar de tantas pessoas que não têm segurança. Aqui segurança em todo sentido. Não tem segurança no sentido de um emprego, de um trabalho. Não tem segurança alimentar.  Não tem uma segurança no sentido de não ter um saneamento básico, que vai preveni-los de contrair tantas doenças, e assim por diante. Não tem uma segurança educacional, que possa ser o caminho de cair no mundo das drogas, cair no mundo do crime, da prostituição. Principalmente a questão dos jovens, ter mais possibilidade de viver com dignidade e ser um instrumento gerador de transformação em uma comunidade. As viúvas na época de Jesus, aquelas que estavam desprovidas de direitos de cuidados. Deus que vem no auxílio destes que vivem esta pobreza. E falar da pobreza, é a pobreza evangélica.”

Padre Laurindo conclui sua reflexão repetindo o refrão do salmo: “O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos.”

Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo rezou junto com a assembleia a Oração do Mês Missionário. Foi avisado sobre a programação da Semana Missionária na Comunidade Matriz Sagrada Família, onde todos estão convidados a participar junto com a Legião de Maria.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família