Pe. Laurindo: “São tantas razões que temos para agradecer”!

premiação sorteio paroquia 58 anos
Confira o resultado do Sorteio de Prêmios dos Festejos dos 58 anos
julho 26, 2023
climatizador2023
Climatizadores de ar instalados na Matriz
julho 29, 2023

Pe. Laurindo: “São tantas razões que temos para agradecer”!

missasolene58anos

No dia 23 de julho de 2023, a Paróquia Sagrada Família celebrou de forma intensa, os seus 58 anos de história. Logo pela manhã, aconteceu a Santa Missa na Matriz presidida pelo Marconi Nunes Lira, msf. Às 19h, aconteceu a Missa Solene, presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelos padres Herbert Rohleder, msf e Marconi Nunes Lira. Antes porém, a secretária paroquial Ana Caroline acolheu calorosamente a todos os movimentos, pastorais e comunidades.

O casal do ECC Elisabete Ponciano e Welington fez o comentário inicial. Em seguida, toda a equipe de festeiros participou da procissão de entrada, junto com as demais pessoas da equipe de celebração.

Após incensar o altar e a imagem da Sagrada Família, Pe. Laurindo acolheu todos os presentes. Os festeiros também participaram, junto com os adolescentes do EAC e da IAM, da entrada da Bíblia. Após a proclamação das leituras, pelos festeiros,  e do evangelho do Décimo Sexto Domingo do Tempo Comum, pelo Padre Marconi, Padre Laurindo assim refletiu:

“Depois de nove dias, não só nove dias de preparação. Com a equipe festeira aqui, já temos meses de preparação, juntamente com o Conselho de Pastoral dessa Paróquia. Tem meses de preparação para este grande dia, para lembrarmos de mais um ano da ação de Deus, a presença de Deus na missão, na vida da nossa Igreja, na vida da nossa comunidade. E pensar nessa história da Sagrada Família é pensar como Deus age. Deus quis servir-se de pessoas, de homens e mulheres, para construir o seu reino. É uma missão que é feita a muitas mãos. Tantas equipes, tantas pastorais, tantos irmãos ou irmãs, que de uma forma ou de outra, ajudam e participam da missão em nossa Igreja. Fazemos memória da criação, do nascimento, desta obra, que neste ano, agradecemos por 58 anos de existência.”

.

“Se não fosse obra de Deus, já teria acabado. Mas aqui, a semente do Reino, a semente de Deus, da Palavra foi semeada. Recordamos o primeiro pároco. O padre Alfonso. Ele escutava muitos irmãos que aqui estão aqui vindo de perto, vindo de longe, muitos irmãos que têm história. Eu participei. Faço parte da história dessa paróquia. Aqui trabalhei. Aqui ajudei. Aqui vim às celebrações. Participava de grupo de jovens. Aqui fui batizado. Aqui celebrei meu casamento. E tantas outras realidades da vida. Aqui aprendi a rezar. Aqui conheci a Palavra de Deus. São tantas razões que temos para agradecer!”

 

Rogamos ao nosso bom Deus para que suscite novas vocações, para que fortaleça as vocações que assim ele chamou. E aqui nesta semana tivemos oportunidade de conhecer tantos irmãos  vocacionados da nossa Casa de Formação de Teologia, que se encontra em Belo Horizonte. Vieram aqui dois que estiveram em Montes Claros, dois que estavam em Francisco Sá, e aqui os dois que há uma semana já estão conosco: Frater Luiz Carlos e Frater Antonio. Motivo de gratidão e alegria para nossa Congregação e para nossa Igreja. Fica aqui a nossa gratidão. Fica aqui a nossa alegria em ser padre, em ser religioso, com vocês, para vocês, caminhar com vocês.  E servir com vocês ao nosso Deus, nos inspirando nos exemplos da Sagrada Família de Nazaré. Que ela possa sempre interceder por nós, para que diante do cansaço, diante das fadigas, não desistamos de caminhar, não desistamos de acolher sempre o essencial, que é o Nosso Senhor Jesus Cristo.” 

 

Na procissão do ofertório, além dos festeiros dos 58 anos, marcaram presença festeiros de anos anteriores, bem como representantes das pastorais e movimentos.

Após a comunhão eucarística, uma bela e emocionante homenagem dos festeiros à imagem da Sagrada Família. A Secretária Paroquial Ana Caroline leu a mensagem de agradecimento ao Padre Laurindo, por toda dedicação demonstrada no trabalho à frente da Paróquia Sagrada Família. Também foram homenageados o Frater Antonio, msf e o Frater Luiz Carlos,msf  que estiveram presentes durante todo o período da novena.

Outro momento bem emocionante, foi o agradecimento aos festeiros, que não mediram esforços para que as celebrações dos 58 anos de história paroquial ocorressem da melhor forma possível. Um bolo preparado especialmente para a ocasião foi levado até a frente do presbitério, para que  toda comunidade cantasse os parabéns. Faltava ainda o sorteio da imagem da Sagrada Família, que seria entregue a uma das pessoas presentes na assembleia. A fiel e paroquiana Maria do Socorro foi agraciada com a belíssima imagem de nossos padroeiros: Jesus, Maria e José. Assim, Pe. Laurindo concedeu a bênção final.

A grande quantidade de pessoas presentes na Matriz se deslocou para a área das mangueiras, onde puderam viver momentos de confraternização, com comidas típicas e show ao vivo com Dennys e Donizethy e Carromba e Heleno, encerrando com chave de ouro, as celebrações dos 58 anos da Paróquia Sagrada Família. A partir desse momento, continuemos a escrever uma bonita história de evangelização, caminhando rumo ao Jubileu de Diamante.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família