Pe. Laurindo: “São José é um homem que ama, não com as palavras, mas um homem que ama com o coração”.

spauloensnazareadoracaomarco2022
Comunidades São Paulo e Nª Srª de Nazaré participaram da Adoração ao Santíssimo
março 19, 2022
papadestacada
Papa: onde reinam o amor e a fraternidade, o mal já não tem poder
março 20, 2022

Pe. Laurindo: “São José é um homem que ama, não com as palavras, mas um homem que ama com o coração”.

sao jose solenidade 2022

No sábado, 19 de março, toda a Igreja celebrou a solenidade de São José, esposo de Maria. Ocorreram duas celebrações em honra a este querido santo, que integra nossos padroeiros: a Sagrada Família. Pe. Marconi Lira, msf presidiu a Santa Missa na Com. Nossa Senhora de Nazaré. Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa na Matriz.

A Pastoral Familiar preparou o comentário inicial falando um pouco sobre esta data importante para a Igreja Católica, afirmando que São José é modelo para todos nós. Na procissão de entrada, os diversos setores da Pastoral Familiar foram representados.

Pe. Laurindo acolheu a todos os fiéis, dizendo: “Esta missa em honra a São José, patrono da família, guardião da Igreja, patrono da Igreja, servo de Deus. Celebrar esta festa de São José  tem um significado muito importante para nossa paróquia, como aquele que compõe nossos santos padroeiros: a Sagrada Família; Jesus, Maria e José. Olhar para São José é abrirmos à graça ao convite, ao chamado de Deus, para sermos servos, para sermos obedientes. Para aprendermos a amar, a servir, a caminhar segundo a vontade do Senhor.”

Após a proclamação do Santo Evangelho, Padre Laurindo assim refletiu:

Hoje estamos celebrando esta grande alegria para nossa Igreja. Estamos celebrando a vida e o testemunho de São José. Aquele, que hoje assim celebramos, São José, como esposo da Virgem Maria. Mais do que ser esposo da Virgem Maria, São José é para nós, um grande servo do Senhor. Aquele que a exemplo de Maria Santíssima, está disposto a acolher, a fazer o que Deus pede, o que Deus manda. E é muito interessante quando aprendemos a escutar. E é nesta escuta sincera, autêntica, que vamos a exemplo de São José, discernindo qual é a nossa missão. Para onde o Senhor está nos levando. Para que o Senhor está nos chamando. E o Senhor chama São José para ser o pai adotivo de Jesus. Para ser pai adotivo do Filho de Deus, daquele que foi concebido pela ação do Espírito Santo. Daquele que para compreender tudo isso, esta palavra, este mistério da vida de Jesus, nos convida a olhar para a fé enquanto dom. E aquele que tem fé, é alguém que obedece. É alguém que conhece a Deus, não pelas palavras, mas alguém que conhece a Deus pelo coração. São José  é um homem que ama, não com as palavras, mas um homem que ama com o coração. Muito pouco ou quase nada nós ouvimos da boca de São José. Mas, muito nós sabemos do seu testemunho, do seu sim. Da importância deste sim para a história da salvação, para a chegada,  para o cuidado, o zelo com o Menino Jesus.”

Que nesta santa eucaristia, possamos pedir a intercessão de São José, que ele possa cuidar de nós, inspirar o nosso caminhar de cristãos, batizados; inspirar nosso caminhar como família, que sabe sofrer, que sabe perseverar, que sabe entregar a vida a Deus, amando aqueles que Deus escolheu para ser foco da sua missão, da missão de cada um.”

 

No momento do ofertório, os casais do ECC (Encontro de Casais com Cristo) levaram as ofertas do pão e vinho até o altar.

Já no fim da Santa Missa, Pe. Laurindo conduziu um belo momento de oração, entregando as famílias, de forma especial os pais, à proteção de São José.

Entre os avisos, destacam-se que já está disponível na secretaria paroquial o Círio da Família, no valor de R$ 10,00. O Círio será utilizado na celebração da Vigília Pascal. E também, nesta segunda-feira, dia 21 de março, acontecerá mais uma edição do Programa No Lar de Nazaré no canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária. Participe!!!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa na Matriz.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa na Com. Nª Srª de Nazaré.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família