Na noite de 08 de fevereiro de 2021, aconteceu a oitava edição do Programa No Lar de Nazaré. O tema proposto foi Convivência Familiar e Vivência da Fé.
Nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf acolheu a todos e iniciou o programa com uma oração. O Ministério de Música cantou uma bela música dedicada ao Espírito Santo.
Padre Laurindo apresentou os convidados do programa: a psicóloga Celma Marinho e o casal Marcell e Flávia da Pastoral Familiar. O casal também atua no ECC e está na coordenação do EAC da Paróquia Sagrada Família.
Padre Laurindo acolheu aos religiosos de Januária, especialmente Pe. Herbert, msf e Irmão Guilherme, msf. Lembrou do Padre Genivaldo Mendes, msf que servirá no Chile. Também acolheu a todo clero da Diocese de Januária.
Comentando sobre a Convivência Familiar, Celma Marinho falou sobre situações em que a família pode passar, ressaltando especialmente o comportamento da família dentro do tempo da pandemia.
Marcell e Flávia relataram suas experiências familiares na pandemia: mais presença dos filhos em casa, auxílio na realização de atividades escolares remotas, atividades físicas, brincadeiras, entre outras. Disseram também que na suspensão das celebrações, toda família se reunia durante a transmissão e participava ativamente da Santa Missa.
Celma disse que o casal Marcell e Flávia soube extrair a parte boa da pandemia, por mais difícil que foi a etapa do isolamento, não poder sair. “Em muitos momentos ficamos apenas na lamentação. Tá difícil. Mas tá difícil para o mundo todo. A escolha de acrescentar ou retirar algo vai ser minha. Por mais difícil que é a pandemia, nada acontece se eu não deixar. Quando olho com os olhos da razão, passo a brincar mais com meus filhos, que antes eu não tinha tempo. A pandemia nos disse para desacelerar, para ter calma. Vamos viver um dia de cada vez. Vamos aproveitar agora!”, comentou Celma.
Flávia disse que sua mãe é seu exemplo. Ela sempre teve o cuidado de manter as filhas na vivência cristã. Através de sua mãe, e de sua ação junto com Marcell, podem transmitir a fé para seus filhos.
“A herança dos pais afeta positivamente o nosso equilíbrio espiritual, ajuda a lidar com nossas emoções.“, afirmou Padre Laurindo. “A dimensão da oração, ser paciente, é muito importante. Pedir a Deus, à Nossa Senhora, à Sagrada Família, a graça da paciência, da compreensão, do perdão é o segredo da convivência familiar.”, concluiu Padre Laurindo.
No último bloco, Padre Laurindo concedeu a palavra aos convidados para as considerações finais. Flávia disse que seu filho sempre fala que quando casar, quer formar um casal igual a seus pais. “O exemplo é o que fica”, disse Flávia.
Celma afirmou que sempre fala para os pais: “O que eles querem para o seu filho no futuro é o que os pais vão fazer agora. É importante parar para ouvir seu filho. Ter empatia. Se colocar no lugar do outro naquele momento que o outro está vivenciando.”
O presbítero agradeceu ao Ministério de Música, à PasCom, à Equipe de Animação Missionária, à Pastoral Familiar e a todos os movimentos e pastorais de nossa paróquia. Também agradeceu a todos os patrocinadores que tornaram possível realizar mais este programa.
Padre Laurindo ainda interagiu com os telespectadores, fiéis e amigos da paróquia. Em seguida, ele rezou com os convidados a Oração à Sagrada Família.
A próxima edição do programa No Lar de Nazaré acontecerá no dia 22 de fevereiro. Fique atento às divulgações.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Clique aqui para ver a íntegra do programa.
Foto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família