Pe. Laurindo: “O Tempo do Advento é esse tempo bonito de recomeçar”!

missasaovicente28112021 2 destacada
Pe. Marconi: “Jesus falava com autoridade”.
novembro 29, 2021
cursoleitoresparte22021
Leitores realizam mais um dia de formação
novembro 30, 2021

Pe. Laurindo: “O Tempo do Advento é esse tempo bonito de recomeçar”!

destacadaprimeirodomingodoadventomatriz

“Começando esse novo tempo em nossa Igreja, o Tempo do Advento marcando essa nossa preparação para aquilo que estaremos celebrando: A chegada do menino Deus em nosso meio”. Assim disse Pe. Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a Santa Missa do Domingo, 28 de novembro, em que acendemos a primeira vela do Advento, “marcando essa luz crescente até a chegada do Menino Jesus. O Senhor nos chama à conversão e à vigilância”.

Em sua homilia Pe. Laurindo Aguiar, msf assim falou:

“Estamos começando um novo tempo. O Tempo do Advento para nós é o início do Ano Litúrgico. Este ano que começamos para a nossa liturgia é o ano C. A liturgia da Igreja é organizada em três anos. O primeiro ano, o ano A, nós meditamos o Evangelho de São Mateus. O ano B, o Evangelho de São Marcos. E o ano C meditamos o Evangelho de São Lucas. Lembrando que, o Evangelho de São João nós escutamos, rezamos mais na perspectiva do Cristo Ressuscitado. O Tempo do advento é esse tempo bonito de recomeçar. Nós caminhamos segundo a nossa natureza e fragilidade, às vezes nos afastamos, nos escondemos de Deus. Então esse tempo bonito de voltar o nosso coração, como nos diz o Salmo, ‘Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma’. Vivemos o tempo do Advento como tempo da espera, tempo da vigilância e da conversão.”

“A liturgia da palavra nos fala da concretização das promessas que Deus fez ao seu povo. A primeira leitura nos diz do povo que há muito tempo esperava a chegada do prometido pelo Senhor. O salvador, libertador viria da descendência de Davi para poder levar a cabo a Lei que vem de Deus, porque não se compreende a Lei fora da justiça. Quando praticamos a justiça de Deus tendemos a tornar mais humana, mais justa a justiça dos homens.”

“O Evangelho nos diz que este tempo, a chegada do Filho de Deus, vem acompanhada de muitos sinais. Haverá sinais no céu, na terra e nas estrelas. Em meio a tantas tempestades, situações que o homem vivencia de medo, pânico, terror, as pessoas ficam apavoradas. Como o ser humano, os reis e os líderes são capazes de promover isso. Aí, o Evangelho hoje vem dizendo: ‘Se os poderes dessa terra não vêm para libertar e produzir vida, o Filho do Homem virá’. É motivo para nós não entrarmos em pânico, de abaixar a cabeça, mas o momento de levantar. Usando as palavras do Santo Evangelho, é o momento de ‘levantar e erguer a cabeça porque a vossa libertação está próxima’. É a concretização da promessa de Jesus. É a iminência da instauração do Reino de Deus entre nós.”

“O Tempo do Advento é para que a gente não viva a contradição da nossa fé. Nós queremos ter mais vida, nós queremos a felicidade dos nossos, nós queremos a felicidade e vida mais digna para todos, mas muitas vezes afastamos, vamos em direção ao escuro e não em direção à luz que vem de Deus. Hoje nós acendemos a primeira vela do advento. Por que acendemos vela? Por que na Igreja Católica nós sempre trazemos a luz para os nossos momentos celebrativos? O Tempo do Advento é o tempo de procurarmos a luz para iluminar a nossa existência, a nossa missão, o nosso caminhar. Para que a nossa vida possa ser um instrumento para que Deus possa em cada um realizar a sua obra. Para isso, o Evangelho termina falando para nós: ‘Atentai e orai a todo o momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer’. A oração vai nos sustentando para que a gente não se desespere. Para que não percamos o rumo, para que não façamos o mal que não queremos. Quando a gente não busca a Deus acabamos fazendo o mal que não queremos, porque o amor é sempre um exercício diário na nossa existência. O amor Cristão é sempre um amor transbordante que faz chegar a presença, a verdade e a justiça de Deus ao outro.”

Você pode conferir a íntegra da celebração acessando os canais sociais da paróquia.

Antes da bênção final, Padre Laurindo falou que a melhor forma para prepararmos para o Natal do Senhor é através da oração. Através da oração vamos fazer com que o nosso Natal seja um Natal cristão e não um Natal pagão. Já temos a cartilha da novena na Secretaria. Reze em grupo, reze em casa, reze com sua família! O importante é cultivar a oração nesse tempo do Advento. Procure a Secretaria Paroquial e adquira a sua. Faça essa bonita preparação para celebramos juntos o nascimento do Menino Jesus.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família