Pe. Laurindo: “O Reino de Deus é o reino da justiça e da verdade”!

papadestacada
“Pecadores sim, corruptos jamais!”: o Angelus do Papa na Solenidade de Cristo Rei
novembro 21, 2021
primeirodiacursodeleitores2021
Novos leitores participam do primeiro dia de formação
novembro 23, 2021

Pe. Laurindo: “O Reino de Deus é o reino da justiça e da verdade”!

dnj2021

A Igreja celebrou no domingo, 21 de novembro, a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo. A Diocese de Januária celebrou também o Dia Nacional da Juventude – DNJ, que teve por tema ‘Que seja um’! Uma tarde de muito bate-papo, oração e partilha com os jovens. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf auxiliado pelo Diácono Guilherme Ferreira, msf.

Padre Laurindo, msf falou em sua homilia que: “Hoje celebramos o último domingo do ano litúrgico, trinta e quatro semanas do Tempo Comum. Finalizamos um ciclo para começarmos outro. Assim a vida, ao mesmo tempo em que morremos, nascemos para algo novo. Temos a alegria de celebrar com toda a Igreja a Solenidade de Cristo Rei do Universo e aqui na Diocese de Januária estamos celebrando o DNJ – Dia Nacional da Juventude. Foi proposto para a nossa Diocese que este dia fosse mesmo celebrativo. Poderia ter o cunho missionário, formativo, mas um dia ‘da gente’ celebrar, de reconhecer a importância e o tesouro para Igreja que é a presença de cada jovem. Estamos vivenciando na Igreja o ano da sinodalidade. Esse ano, a temática para a juventude é: ‘Que sejamos um’. Só iremos entender esse tema verdadeiramente olhando para Cristo Jesus, ele mesmo nos diz: ‘Eu e o Pai somos um. Quem está no Pai está em mim. Quem conhece o Pai conhece a mim’. Quando nós queremos caminhar juntos é no sentido de que queremos proteger um ao outro, defender um ao outro. Iremos com certeza ter mais forças para vencer os obstáculos, para vencer as dificuldades”.

“Falar Jesus, o Rei do Universo, a Igreja quer nos recordar o Reino de Deus. Jesus como Rei é um rei que se diferencia dos reis e dos reinos deste mundo, porque enquanto os reinos deste mundo estão pautados por um poder passageiro, limitado, o Rei que vem ao nosso encontro não é rei que vem de baixo, mas é o Rei que vem de cima. É o Reinado que vem do céu. A primeira leitura nos fala que esse vem em meio às nuvens, como filho do Senhor. E para este filho que vem dos céus foi dado poder, glória e realeza. Este poder não é o poder que sempre é dissolvido, mas o poder que vem da parte de Deus, é um poder eterno. É um reino que nunca se dissolverá porque é um reino que se pauta pelas coisas de Deus, pelas coisas divinas. Jesus nos diz: ‘Não condeneis para não serdes condenados. Não coloquei julgo pesado na vida, nas costas de ninguém, porque o meu reino é diferente. O reino que eu testemunho não é o reino da mentira, da falsidade, mas é o reino da verdade’. Já há anos que escutamos o Papa Francisco batendo nessa tecla, nós cristãos, de maneira especial, nós católicos, não sejamos divulgadores de notícias falsas, porque as notícias falsas de nada servem a não ser para matar, para destruir, porque a única noticia que pode salvar e que pode ajudar na instauração do reino é a notícia verdadeira. O Reino de Deus é o reino da justiça e da verdade. Só a verdade pode nós salvar. Só a verdade pode nos fazer melhores.”

“Vem a nós o vosso reino! Nós fazemos essa afirmação todos os dias na missa. Será que temos consciência do que estamos pedindo? Quando você reza ‘Vem a nós o vosso reino’, o que você está compreendendo? Primeiramente eu tenho que entender o que é o Reino de Deus, o que Jesus viveu, o que Jesus ensinou. Senhor venha o vosso reino de paz, de esperança, de justiça. Senhor venha o vosso reino, este reino de unidade, que as pessoas estão abertas a caminharem juntas, a comungar do mesmo corpo, sangue, da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Será que comungamos coisas diferentes? Não é na mesma Igreja que trabalhamos, que caminhamos? Se estamos na Igreja que é a Igreja de Cristo, somos convidados com os jovens, com as famílias, com todas as pessoas a sermos um. A caminharmos unidos para assim vencermos as dificuldades, as trevas que tentam sobressair, muitas vezes sobre a Igreja, sobre as nossas famílias, sobre a vida de tantos estudantes, sobre a vida dos nossos grupos. Queridos irmãos e irmãs celebramos essa certeza, de que o Reino de Deus é eterno.”

Você pode conferir a íntegra da homilia do Pe. Laurindo acessando as redes sociais da Paróquia.

Antes da bênção final, Padre Laurindo agradeceu “a Cláudio Novais e a todos os irmãos que trabalham e motivam com paciência, que caminham com os jovens e fazem com que eles sejam protagonistas dentro da nossa Igreja”. Chamou à frente todos os jovens, que participaram do evento e todos os jovens da comunidade para cantarem os parabéns. Também convidou toda a comunidade a rezar por todos os jovens.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisa/PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família