Pe. Laurindo: “O gesto do lava-pés é para nós uma grande catequese”!

Quartafeirasanta2022
Celebração penitencial e procissão do encontro marcaram a Quarta-feira da Semana Santa
abril 14, 2022
sextafeirasanta2022
Pe. Laurindo: “O pecado desfigura o rosto humano”.
abril 16, 2022

Pe. Laurindo: “O gesto do lava-pés é para nós uma grande catequese”!

CeiadoSenhor2022

 

“Hoje iniciamos o Tríduo Pascal. Essa preparação para celebrarmos essa grande alegria que é a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nessa celebração em especial, celebramos a instituição da Sagrada Eucaristia e a instituição do Sacerdócio. Esta celebração que também é conhecida como a celebração do Lava-Pés.” Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf que presidiu a Santa Missa da quinta-feira, quatorze de abril, e foi concelebrada por Pe. Herbert Rohleder, msf.

Pe. Laurindo Aguiar, em sua homilia, falou-nos:

“Três momentos que destacamos nessa celebração, na Liturgia da Palavra, que nos remete a instituição da Sagrada Eucaristia, também do Sacerdócio e o momento do Lava-Pés. Celebrar a Eucaristia é nos reportar sempre a vida de Jesus. Jesus que se faz sacrifício e dá a vida para nos salvar. Nós celebramos em cada Eucaristia, em cada celebração da missa o sacrifício da vida de Jesus.”

“Celebramos esta vida que caminha e que se doa. Que vai ao calvário como oferta verdadeiramente agradável a Deus e também a todos nós. Também Jesus nos dá um grande exemplo da nossa existência, da nossa missão e do nosso batismo. A nossa vida não deve ser outra senão a de fazer a vontade de Deus. De sermos santos e de buscarmos a perfeição no amor. O grande amor de Jesus por todos nós é o amor que faz com que o justo dê a vida até mesmo pelo injusto, como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”

“Nesta celebração, o convite que a palavra nos faz é de nos deixar iluminar pelo testemunho de Jesus, pela luz que esta palavra vem nos oferecer. Também nos convida ao perdão, a exercer sempre a misericórdia, a liberdade. Essa liberdade que nós podemos compreender no gesto do lava-pés. Como é que alguém sendo mestre vai fazer essa tarefa que era de escravos? É só alguém inteiramente livre. Alguém que sabe o que quer, quem é e para quê está aqui. O gesto do lava-pés é para nós uma grande catequese, um jeito de ser cristão, um jeito de ser na vida. O jeito de ser na vida do cristão deve ser como Jesus nos ensina hoje – deve ser servindo, amando, sendo livre para decidir fazer o bem e não o mal, fazer a vontade de Deus.”

Confira na íntegra essa bela homilia através do canal do Youtube da Paróquia.

“Hoje, no gesto do lava-pés, profissionais da área da saúde e da educação. Destacar esse lindo serviço, os profissionais da área da saúde que tão bem serviram a todos, buscando ser instrumento a colaborar com a salvação e preservação da vida de todos. Neste tempo de pandemia, os professores fizeram todo o esforço para educar a tantas crianças, jovens e adultos a distância, servindo, colaborando para o crescimento. Abrindo janelas e luzes diante deste tempo tão exigente para nós, que tem sido e que é ainda o tempo da pandemia.”

Fazendo memória ao belo exemplo que Jesus nos deu Pe. Laurindo pôs-se a lavar os pés de cada discípulo, nesta noite, representados pelos profissionais da saúde e da educação.

Pe. Laurindo Aguiar avisou a toda à comunidade para seguir em adoração neste dia da instituição da Eucaristia. “Um convite para que todos continuem em oração, em adoração, reconhecendo a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento do altar.” As pastorais e movimentos da paróquia seguiram louvando e adorando.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família