A Segunda-feira da Semana Santa na Paróquia Sagrada Família vem se tornando um momento todo especial. Neste dia, as comunidades urbanas, do Setor Pe. Berthier, promovem uma procissão luminosa até a capela São Vicente de Paulo, no bairro Novo Milênio.
A primeira comunidade que chegou até a capela São Vicente foi a Santo Antônio, e a última, a comunidade Matriz Sagrada Família. Todas as procissões foram marcadas por momentos de orações e cantos religiosos. Ao chegar na capela São Vicente, o pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf acolheu de forma bem calorosa todas as comunidades.
A Santa Missa foi presidida pelo vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf e também contou com a participação do Frater Mateus, msf. Célia, da coordenação da comunidade São Vicente de Paulo, fez o comentário inicial, ressaltando a importância da luz e da unidade. Na procissão de entrada, um representante de cada comunidade entrou com a bandeira ou banner do santo padroeiro.
O evangelho do dia foi proclamado pelo Pe. Laurindo, que também proferiu a homilia. Em sua reflexão, mencionou a importância do encontro das comunidades, que ao fazer a procissão luminosa, mostram que estão caminhando juntas. Também comentou sobre as atitudes de Marta e Maria.
“Assim é o cristão. O cristão que carrega Jesus no seu coração, o cristão que carrega a Palavra de Deus por onde ele passa, ele faz brilhar a sua luz. Ele faz brilhar, melhor dizendo, a luz de Jesus presente em sua vida. É o sentido maior. Então tudo isso, nos recorda a ação do Espírito Santo que sempre nos ilumina, nos faz ser Igreja.”, afirmou Pe. Laurindo.
As preces foram lidas também por leitores de cada uma das comunidades do Setor Pe. Berthier. No ofertório, participaram representantes do Encontro de Casais com Cristo e da Pastoral Familiar.
Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo convidou o Frater Mateus para se apresentar. Ele se encontra em Belo Horizonte, no Juniorado da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Padre Laurindo também abriu espaço para testemunho dos fiéis. Foram muito lindos e ricos testemunhos, onde foi possível ver a graça de Deus em nossas comunidades. Célia agradeceu a todos pela presença e disse que a comunidade São Vicente vai continuar trabalhando para que esta Segunda-feira da Semana Santa alcance ainda mais pessoas. Em 2023, foi o ano com maior participação de fiéis.
Com o término da celebração, os fiéis se confraternizaram com deliciosas comidas típicas.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família