Pe. Laurindo: “Jesus veio como luz”!

Design sem nome
Papa batiza 16 crianças: a fé deve ser acolhida com abertura de coração
janeiro 7, 2024
Design sem nome (1)
Papa: a gula é a “loucura do ventre”. O caminho é a sobriedade
janeiro 10, 2024

Pe. Laurindo: “Jesus veio como luz”!

epifania2023

 

“Sejam bem-vindos a essa Santa Missa da Epifania do Senhor. Momento que somos convidados a contemplar a presença de Jesus, aquele que veio para iluminar todos os povos e nações”. Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a celebração das 19 horas do domingo, sete de janeiro.

Reflitamos acerca de trechos da homilia desta noite:

“A festa da Epifania do Senhor significa a manifestação do Senhor como luz das nações. Através de Jesus todos os povos irão descobrir a luz capaz de guiar seus caminhos, capaz de direcionar os seus destinos como nação e como povo. Dizer que Jesus veio como luz é dizer que Ele veio ao nosso encontro como uma boa notícia para nos reunir, para nos amar, para iluminar a nossa vida com a verdade do céu, com o amor que não é mais um amor passageiro, mas um amor eterno. Dentro dessa revelação de Jesus nós somos convidados, neste dia, a olhar para a figura dos magos. A presença dos reis magos para nós deve ser uma presença, um caminho que nos inspire cada vez mais a buscar a Deus e a deixar nos iluminar pela luz divina”.

.

“À luz da liturgia de hoje, nós vamos percebendo que para encontrar com Jesus e usufruir da sua grandeza e presença entre nós, precisamos nos colocar em movimento, assim como fizeram os Reis Magos. Dificilmente iremos encontrar com Jesus se o nosso coração e a nossa vontade não se dispõe a fazer este percurso, este caminho. Ao tomar a decisão de ir ao encontro de Jesus é preciso se ter a convicção que o caminho se faz, e neste caminho encontraremos momentos de sombras, situações de trevas. Encontraremos situações que nos tentam a desviar do foco, da meta e da luz que é Jesus”.

 

“A manifestação de Deus se faz de maneira muito espontânea e muito dinâmica para todos nós, porque para muitos foi de uma maneira inesperada, imprevisível. Deus se mostra a cada um de nós, mas é preciso que estejamos atentos, com os ouvidos e olhos abertos para perceber os sinais da revelação de Deus, assim como os Reis Magos perceberam e deixaram se guiar por este sinal que era a estrela, a luz, e foi essa luz que os levou a fazer a experiência com Jesus. Que essa luz Divina nos conceda sempre mais a graça do discernimento, da sabedoria de chegar à verdade e assim possamos dar o melhor de nós para que o mundo seja melhor”.

Antes da bênção final, Pe. Laurindo agradeceu a todos os presentes e a todos que rezaram através dos canais da Paróquia. Agradeceu a toda a equipe celebrativa, que nesta noite foi de responsabilidade da Pascom, EAM – Equipe de Animação Missionária e Ministérios de Música.

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária