“Sejam todos bem-vindos a esta Santa Missa do 2º Domingo do Tempo Comum, em que somos convidados a aprender de Jesus os seus ensinamentos, das curas e dos milagres que tem realizado.” Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a Santa Missa deste domingo, quinze de janeiro, das dezenove horas na Matriz Sagrada Família.
Reflitamos acerca da sua homilia:
“Celebramos o início de um novo tempo, Tempo Comum. Este tempo que o Senhor nos convida a caminhar com Ele, a usufruir da sua pregação, usufruir do caminho percorrido por Ele, das imagens, cenas e contextos, da palavra, da boa notícia por Ele anunciada. Lembrar do Tempo Comum, da missão de Jesus, é recordar da nossa missão e vocação. Vocacionados a servir, a amar e a ser sinais visíveis de Deus na vida do mundo.”
.
“As leituras de hoje nos falam desta dinâmica da vocação. Qual a identidade de Jesus? Quem é esse Jesus que nós ousamos escutar, seguir e amar? Segundo João, Jesus é aquele que dá testemunho, que tira o pecado do mundo. Falar do pecado é falar da realidade onde nós pisamos, é falar da terra. É falar desta oposição entre aquilo que Deus quer e espera de nós e aquilo que nós somos e temos. Falar do pecado é falar do ser humano que se recusa a acolher o amor de Deus oferecido. Jesus veio para quebrar as barreiras e abrir as portas para que o ser humano, através do seu filho, possa eliminar esse fechamento, esse pensar e amar só em si mesmo, e se abrir ao mistério grandioso do amor de Deus. Jesus é aquele que veio para tirar o pecado do mundo e nos ligar a Deus e ao céu.”
“Assim Jesus se coloca para tirar o pecado do mundo, se coloca como o Cordeiro. Falar do cordeiro é falar daquele que não se coloca para ser servido, mas se coloca para servir e para dar a vida para a salvação de muitos. Jesus é o cordeiro imolado, que se oferece e serve. Que ama verdadeiramente até o fim, capaz de entregar a vida para que o outro tenha mais vida e viva em dignidade. Que consiga encontrar a felicidade que deseja em Deus e não nas coisas passageiras, nas coisas do mundo.”
.
“Com tudo isso podemos dizer que Jesus é uma pessoa que passou pelo mundo fazendo o bem. Que amou, foi caridoso, misericordioso, prestativo. Mas não é só isso. Jesus é muito mais. Talvez colocando tudo isso um de nós conseguisse ser bom, ser caridoso, ser prestativo e assim por diante. Então Jesus não é aquele que veio da terra, mas que veio do céu. Aquele que João vai dizer que existiu até mesmo antes dele. O encontro com Jesus nos fez sentir, perceber e conhecer que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. Então nós não estamos nos relacionando com uma pessoa qualquer, mas com aquele que Deus quis enviar, o seu Filho amado, Nosso Senhor Jesus Cristo. Se tivermos consciência de que Jesus é o Filho de Deus tudo pode ser transformado na nossa vida, porque é dessa filiação de Deus que nasce a nossa filiação. É dessa filiação que nós também seremos batizados no Espírito Santo assim como Jesus foi batizado, não só com água, como nos fala São João, mas batizados com água e no Espírito Santo.”
Antes da bênção final Pe. Laurindo agradeceu a todos que rezaram conosco. “Você que está vindo de outras paróquias, outros estados, que por diversos motivos estava um pouco afastado sejam bem-vindos a nossa Paróquia Sagrada Família.”
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria /PasCom Sagrada Família