Pe. Laurindo: “Jesus continua presente no meio da Igreja”.

papadestacada1
Francisco às crianças: “O Espírito Santo nos acompanha na vida”
maio 26, 2024
formacaocoroinhasspesp
Iniciada formação para Coroinhas e Acólitos
maio 28, 2024

No domingo, 26 de maio, o pároco Padre Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa  da  Solenidade da Santíssima Trindade na Matriz Sagrada Família. A Matriz ficou repleta de fiéis. Os Missionários da Pastoral Familiar também marcaram presença e entraram com o banner desta importante pastoral na procissão da entrada.

 

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

 

“Hoje é o dia que nós celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade. Celebramos a nossa fé no Deus que é trino.  A definição que nossa Igreja nos ensina que Deus é comunidade, nesta família marcada pela diversidade de pessoas, mas pela unidade de natureza, unidade de amor e de comunhão. Celebrar a Festa da Santíssima Trindade é celebrar por todos nós a grandeza de Deus, o poder de Deus. A Igreja declara Santíssima Trindade a forma de dizer que não existe outros deuses, que não existe outras coisas mais santas do que Deus. Para declarar que Deus é santo, antigamente, para mostrar essa santidade de Deus, se falava Santo, Santo, Santo, três vezes. A Igreja usa hoje a palavra Santíssima, Santíssimo, para nos colocar diante de Deus, sua grandeza para cada um de nós.”

.

“Primeira definição: conhecer que nós acreditamos em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Você acredita em Deus? Mas qual deus você acredita? Qual a fé que você professa? Que fé é essa? E a fé que nós professamos é a fé que Jesus mesmo veio nos apresentar. O Deus que Jesus veio nos apresentar. Um Deus que é Pai. Um Deus que se revela também como Filho e um Deus que se revela também como Espírito Santo. Nós não falamos o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo. Nós vamos invocar a presença de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Você crê em Deus? Mas como que Deus se revela para você? Ele se revela como Pai Criador, como Filho Redentor, Salvador e como Espírito Santificador. Nesta unidade de amor e de comunhão.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“Claro, o nosso batismo, aquilo que o padre já disse, ‘fazei todos os povos meus discípulos e batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.’ Nós somos batizados em nome de Deus. Mas somos batizados apenas em nome de Jesus?  Olha, se alguém chegar, eu vou inventar outra forma. Não existe outra forma. A forma que a Igreja Católica batiza: ‘Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.’ Em nome de Deus. As três pessoas divinas. Eu te batizo em nome de Jesus, não. Nós batizamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Aí está a validade do Batismo.”

 

 

” ‘Ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei. Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo.’ Quer dizer, a Igreja nunca ficou órfã. Nós não somos órfãos. E nós celebramos a glória de Jesus, a ressurreição de Jesus. E, para além disso, nós celebramos a ação permanente do Espírito Santo, que orienta, que ilumina, que faz com que a Igreja não perca a memória. Uma igreja sem memória é uma igreja sem vida. Igreja sem memória é uma igreja sem o Espírito Santo. Uma igreja sem o amor, igreja sem caminho, igreja sem missão. E Jesus continua presente no meio da Igreja. A Igreja quando celebra a Eucaristia, está a atualizar o sacrifício, a entrega permanente de Jesus pela nossa salvação.”

 

Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre os festejos da Paróquia que estão se aproximando. Já no domingo, dia 02 de junho, acontecerá a missa com o sertanejo na Matriz, às 9h. E também, na quinta-feira, dia 30 de maio, a Igreja irá celebrar o dia de Corpus Christi. Por isso, a missa na Matriz começará às 8h com a procissão até a Catedral Nossa Senhora das Dores.

A Pastoral Familiar organizou uma belíssima coroação, envolvendo várias crianças, pais e mães. Esta homenagem emocionou a todos os presentes.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família