Pe. Laurindo: “Este domingo é conhecido como Domingo da Alegria”!

papadestacada1
Papa: o Advento é um tempo para aprender de novo quem é o nosso Senhor
dezembro 11, 2022
encontronovenadenatalasilojoaoxxiii
IAM rezou a Novena de Natal no Asilo João XXIII
dezembro 13, 2022

Pe. Laurindo: “Este domingo é conhecido como Domingo da Alegria”!

terceirodomingodoadvento2022

 

No domingo, onze de dezembro, celebramos o 3º Domingo do Advento. Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa iniciando com a oração e acendimento da terceira vela da Coroa do Advento.

Em sua homilia, Pe. Laurindo nos falou assim:

“Hoje celebramos o Terceiro Domingo do Advento. Esse tempo que marca a preparação para a chegada do Menino Jesus, para o Natal. Na nossa vida, sempre diante de celebrarmos momentos tão particulares, precisamos de preparação para que aquele momento não seja como um vento que chega e vai embora rapidamente. Mas que seja algo que permaneça e marque verdadeiramente a nossa existência. Por isso que para celebrar o Natal, para que seja um momento significativo e transformador da nossa vida, precisamos nos preparar. Este domingo é conhecido como Domingo da Alegria. E se deve porque já está aproximando o tempo em que o Filho de Deus virá ao nosso encontro. Aquilo que parecia tão distante de nós agora já pode ser percebido e sentido. Eis o motivo da nossa alegria. A nossa esperança cada vez mais sendo confirmada pelos sinais de Deus ao longo da história.”

.

“Os fatos que acontecem na história, daquilo que a gente pode ver as marcas da história, os acontecimentos, as decisões, há sempre dois lados da moeda. Como nós vemos esses sinais, de modo realmente catastrófico, negativo ou de algo positivo? Como que nós cristãos olhamos para os acontecimentos, com viva esperança ou com aquele sentimento de que nada vai mudar? O Evangelho e as leituras nos mostram o contrário. Nós não podemos nos desanimar, não podemos deixar nos levar por essa mentalidade que tudo está destruído e que não há mais jeito para o que está acontecendo. Às vezes, nós olhamos para a realidade mundial, para o aquecimento global, o aumento das águas e o degelo que tem acontecido, como um caminho sem volta. Mas por outro lado, tem aqueles alimentados pela fé, pelo amor de Deus, que olham para toda esta situação como oportunidade de poder buscar mais a Deus, de ser um instrumento a fazer com que esta realidade que está aí, que ela seja transformada pela ação de Deus, mas a partir da nossa resposta.”

“O Evangelho de hoje nos apresenta a visão de João e a oportunidade de Jesus mostrar quem é aquele que de fato está vindo e quais são os sinais que de fato identificam o Filho de Deus. Porque há época de João tinha aquela ideia, esperava-se um Messias que viria para acabar com o mal. Mas não só acabar com o mal, ele viria para destruir com os pecadores, no sentido de não se misturar com os pecadores. E aquilo que eles presenciavam era como um escândalo. E Jesus termina todo esse contexto dizendo para os discípulos de João: ‘Feliz daqueles que não se escandalizam de mim. Pelos encontros que eu faço com os publicanos, com pecadores, com pobres e assim por diante.’ Porque no contexto aqui, João não está vendo tudo isso, ele está na prisão e manda mensagem para irem ao encontro de Jesus e para assim comprovar se era aquilo mesmo que ele anunciava ou se é um outro e tem que esperar. E Jesus vai dizer: ‘Sou eu mesmo.’ E de que forma isso é verdadeiro? E Jesus vai descrever: ‘Ide e contai para João o que está vendo e ouvindo.’ É dizer que a chegada do reino vai na contramão de toda mentalidade daquela época. Então preparar o Tempo do Advento também é a transformação de uma mentalidade daquilo que nós julgamos de Deus ser a verdade e daquilo que verdadeiramente é a verdade de Deus. É tempo de fortalecemos os nossos corações, as nossas relações. É tempo de buscarmos ler mais a Palavra de Deus, de cultivar aquilo que deixamos de cultivar, porque a vinda do Filho de Deus está próxima. Isso para nós é uma grande alegria, nos faz perseverar na fé e no bem que assim começamos a fazer.”

Antes da bênção final, Pe. Laurindo agradeceu “a todos os dizimistas que sustentam a nossa missão, a manutenção dos nossos trabalhos, a evangelização na nossa Igreja. Você que ainda não é dizimista possa se permitir fazer essa experiência de amor e de fé e como parte desta comunidade, ser também protagonista nela através da devolução do dízimo.”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família