No domingo, treze de dezembro, a Igreja celebrou o 3º Domingo do Advento. Marcando essa caminhada, acendemos a terceira vela da Coroa do Advento. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, auxiliado pelo Diácono Guilherme Ferreira, msf.
Em sua homilia Pe. Laurindo falou: “Este terceiro Domingo do Advento acendemos a terceira vela, a vela rosa. Nesse sentido que é um domingo conhecido como domingo da alegria. É nessa alegria, dessa espera que cada vez mais vai se tornando mais próxima de acontecer. A primeira leitura da Profecia de Sofonias nos diz: ‘Canta de alegria; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração.’ O fundamento para este convite, a alegria do Profeta Sofonias, ele entende Deus como um juiz, que fez a sua sentença devido toda a história, o pecado, as quedas do povo. Mas de um juiz que se arrepende e revoga a sentença. Porque esse juiz que é Deus revoga a sentença? Ele mesmo nos fala: ‘Porque é um Deus de bondade.’ Porque é um Deus que está como guerreiro no nosso meio para nos salvar.”
“Na preparação para o Natal do Senhor nós escutamos hoje esse Evangelho, que é o Evangelho de São Lucas. As multidões que perguntavam a João. João que vai nos apontar para Jesus, para aquele que vem. Nesta bonita preparação para o Natal, como nos apresenta João, devemos exercitar três atitudes bem explicitadas pelas perguntas que a multidão faz a ele. A primeira pergunta: Estamos perto do Natal, o que devemos fazer? João coloca que para preparar bem o nosso coração devemos exercitar a caridade. Sem caridade, sem doação, sem sair de nós não iremos celebrar a vida nova que, às vezes desejamos, mas não estamos fazendo por onde. Outra atitude que vem pela segunda pergunta, são os cobradores de impostos, o que devemos fazer? O que João responde: ‘Não cobreis mais do que foi estabelecido.’ Esta afirmação de João nos convida a prática da Justiça. Não roubar a vida do outro. Não tirar aquilo que é do outro. A outra atitude que podemos compreender feita por um soldado. E nós o que devemos fazer? Podemos compreender a resposta de João como um chamamento a viver a fraternidade, a irmandade, o respeito. A reconhecer a dignidade e o direito do outro. E quando nós reconhecemos que o outro é nosso irmão, que o outro é um presente que Deus nos deu para viver conosco, com certeza não iremos agir com violência.”
“Falando tudo isso João vai chamar atenção não para si, mas para Jesus. João diz: Eu batizo com água, mas virá aquele que batiza no Espírito Santo e no fogo. Eu batizo simplesmente para o perdão dos pecados. Pegamos a dimensão da água. É como se João batizasse de maneira superficial. Essa água que lava por fora. Mas aquele que vem, vem para fazer uma limpeza verdadeiramente por dentro. Vem para nos tocar com um amor que não é passageiro, mas é o amor divino. Esta atitude de humildade de João é uma atitude que deve nos inspirar neste tempo do Advento, atitude de humildade, de despojamento, de abertura à ação de Deus, ação do Espírito Santo.”
Nesta noite o casal diocesano do Encontro de Casais com Cristo – ECC, Chico e Luciana, juntamente com o casal ligação setorial e a equipe dirigente de terceira etapa, se despediram das funções que exerciam no ECC e apresentaram os novos casais que exercerão as funções no ano de 2022. O casal ligação setorial será Pedrinho e Aline, da Paróquia Sagrada Família. E o novo casal coordenador diocesano será Carlos e Rose, da Paróquia Nossa Senhora das Dores. O casal dirigente de primeira etapa também apresentou os casais que juntamente com eles formam a equipe dirigente de primeira etapa do ECC da Paróquia Sagrada Família. A equipe será a seguinte:
CASAL FICHAS: Márcio Vinicius Rodrigues de Souza e Daianna Guedes Mota
CASAL MONTAGEM: Gilmar Lisboa e Maria da Conceição Soares
CASAL PALESTRA : Rafael Gomes de Assis e Hellen Adriane Duraes de Assis
CASAL FINANÇAS: Marco Antônio e Jéssica Mayara
Casal Pós-Encontro: Wellington Marcus Azevedo Souza e Elisabete Ponciano de Azevedo
Antes da Bênção Final, Pe. Laurindo falou da “gratidão a Deus por todas as famílias, pela família ECC que muito colabora para a missão, o engajamento, a proximidade e o acolhimento de tantos casais na nossa Igreja, de modo especial na nossa Paróquia Sagrada Família. Que a Sagrada Família interceda, fortaleça sempre mais esse trabalho que todos vocês fazem.”
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família
Foto: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família