Pe. Laurindo: “Diante de Jesus estamos diante do tempo da graça”

papadestacada
Papa: diante de nossos fechamentos, Deus não coloca freios em seu amor
janeiro 30, 2022
papadestacada
O Papa: a comunhão dos santos mantém unida a comunidade de fiéis na terra e no Céu
fevereiro 2, 2022

Pe. Laurindo: “Diante de Jesus estamos diante do tempo da graça”

quartodomingodotempocomum

Aconteceu na Matriz Sagrada Família, na noite de 30 de janeiro, às 19h, a Santa Missa presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

O presbítero acolheu a toda assembleia presente na Matriz, bem como aos que rezaram em suas casas através da transmissão da missa no Canal do Youtube da Paróquia Sagrada Família.

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

“Hoje nós estamos celebrando o Quarto Domingo do Tempo Comum. Para quem está acompanhando a Liturgia, escutávamos na semana passada, Jesus que abre, na sinagoga, o Livro do Profeta Isaías, onde está escrito: ‘O Senhor me ungiu, para proclamar a Boa-nova aos pobres, para libertar os cativos, para abrir os olhos aos cegos’. O evangelho de hoje dá continuidade a este evangelho. E diz: ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabaste de ouvir’. O anúncio dos profetas prefigurava a chegada do Reino de Deus. Todo o anúncio, toda a caminhada, toda a mensagem, se concretiza na pessoa de Jesus. Aí não se fala mais no passado, mas hoje.  Hoje os nossos olhos se abrem porque contemplamos o tempo da graça. Diante de Jesus estamos diante do tempo da graça, diante do tempo da salvação, do tempo da libertação para todos nós. É o hoje da história. É o hoje que Jesus assim age. Toda a missão de Jesus, a plenitude de toda mensagem profética que se realiza em Jesus, o Evangelho tem explicitado isso para nós. Jesus que atrai as pessoas, Jesus que cativa as pessoas. Hoje o Evangelho traz que Jesus estava falando na sinagoga, e a atitude, o que as pessoas estavam sentindo. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam de sua boca. Então Jesus que causa admiração e suas palavras que causam encanto. Aquilo que Jesus anuncia revela em si o amor de Deus. Revela a graça que exala das suas palavras, das suas ações. Suas palavras são cheias de vida, de encanto, de espírito, de acolhimento, de vida nova. As pessoas ficam encantadas com tamanha profundidade das palavras. Jesus não diz palavras vazias, não diz palavras ao léu, mas suas palavras tem a finalidade de salvar, de libertar, de suscitar a conversão, de suscitar o acolhimento do Reino de Deus.”

” Você pode fazer qualquer coisa para seu filho, dar qualquer coisa, falar palavras bonitas, mas, no fundo, se o filho perceber que você não o ama, aquelas palavras, aquele presente que você der – o presente é uma consequência do vínculo, do afeto que você tem ao outro, o verdadeiro presente é a presença do outro na vida – você vai perceber que aquele presente, aquela palavra, vai ser como o sino de bronze que retina, que não dá melodia, que não faz música, que não atrai. O amor deve ser o fundamento de todas as nossas ações. São Paulo coloca para nós que o amor é paciente, o amor perdoa, o amor é serviçal, o amor que cuida. Esta leitura que comumente nós utilizamos nos casamentos, para ressaltar que o amor conjugal é o amor para servir, para doar. É o exemplo do amor de Cristo. Assim como Cristo se doa  para a Igreja, o casal é chamado a doar,  a servir um ao outro.”

Ao fim da celebração, relembrou-se que as matrículas para a catequese vão acontecer até a próxima quarta-feira, dia 02 de fevereiro, no Centro Social, no período da tarde. Foi comunicado também sobre as inscrições para a romaria da Paróquia até a cidade de Aparecida/SP.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família