Pe. Laurindo: “Descobrir que a nossa vocação como discípulo do Senhor é a vocação de servir”!

saopaulo2023
São Paulo, uma das colunas da Igreja, é festejado pela comunidade
julho 4, 2023
papadestacada1
Papa no Angelus: A vida é repleta de milagres. Deixemo-nos maravilhar!
julho 9, 2023

Pe. Laurindo: “Descobrir que a nossa vocação como discípulo do Senhor é a vocação de servir”!

IMG_8046

 

A Igreja celebrou no último domingo, dois de julho, a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Na Santa Missa das dezenove horas, na Matriz Sagrada Família, celebrou também acolhendo as crianças e adolescentes que assumiram o Ministério como Coroinhas, Acólitos e Ancilas na comunidade.

A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que assim falou em sua homilia:

“A Igreja reconhece no testemunho e na vocação de São Pedro e São Paulo que celebramos dois pilares fundamentais: um pilar ligado à vida carismática da Igreja e o outro ligado a dimensão institucional da Igreja, a base, fundamento para que a missão aconteça. Celebrar hoje essa festa é celebrar a nossa comunhão e recordar que a nossa Igreja, desde o seu início, foi marcada pela diversidade de pessoas, de dons e talentos.”

.

“Celebramos a nossa comunhão com aquele que Jesus escolheu para ser Pedro ou Pedra, ou seja, a Igreja construída sobre a fé de Pedro. ‘Tu és pedra e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja.’ Aqui compreendemos o nascimento e instituição da Igreja sobre a liderança de Pedro, o primeiro Papa da Igreja. Nessa sucessão apostólica, nós hoje celebramos a comunhão com Jesus, tendo como líder da nossa Igreja o Papa Francisco.”

.

“A liturgia hoje nos fala das consequências da fé de São Pedro e de São Paulo. Pedro que foi preso e foi liberto da prisão por obra de Deus. Deus que lhe acompanhou e deu força e o tirou do cativeiro. A consequência do seu anúncio e testemunho foi a prisão, mas Deus o libertou. São Paulo, também não foi diferente. Ele reconhece que o seu testemunho trará como consequência o seu martírio. E ele não desanima diante daquilo que poderá acontecer. São Paulo tem convicção de que toda a sua renúncia e doação não terá um final infeliz, porque ele espera em Deus, do justo juiz, a coroa da vitória e que o Senhor não o abandonará nesse momento tão importante.”

“São Paulo é aquele que nós recordamos essa dimensão do carisma da Igreja. Através do seu entusiasmo e convicção a Palavra de Deus foi chegando aos cantos mais remotos possíveis. São Paulo representa aquele que anunciou o Evangelho com muito amor e assim também nos inspira a vivermos a nossa fé, o nosso ser cristão, alimentando-nos da Palavra de Deus e anunciando a palavra ao mundo, evangelizando aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de serem evangelizados.”

.

“Hoje estamos reunidos com as nossas crianças que irão receber o ministério de acólitos e coroinhas, data tão significativa para todos nós porque na fé de São Pedro nós recordamos o nosso batismo. Recordando o nosso batismo nós recordamos que somos Igreja. A Igreja de Cristo não é a igreja que gira em torno de si mesma, mas a Igreja que se abre e se torna a Igreja missionária, a exemplo de São Paulo, grande pregador da Palavra de Deus. Descobrir que a nossa vocação como discípulo do Senhor é a vocação de servir. E nós podemos servir não é só depois de adulto, nós já recebemos as marcas do amor de Jesus já agora, enquanto crianças.”

.

“Que Deus, na sua infinita misericórdia, poder e bondade possa a exemplo da sua manifestação a São Pedro que foi liberto, nos libertar também das situações de morte, de prisão e escravidão que muitas vezes nos encontramos, para que libertos de tudo aquilo que nos fazia mal, nós sejamos verdadeiras testemunhas e missionários do reino de Deus!”

 

Dando sequência ao Rito da investidura dos Acólitos e Coroinhas da Paróquia, a Coordenadora Suely apresentou os que foram admitidos como Acólitos, Coroinhas e Ancilas. Em uma linda cerimônia as crianças e adolescentes foram admitidos e apresentados à Comunidade.

Ao final da celebração, Pe. Laurindo Aguiar agradeceu a Zuleide, Suely e ao Acólito Bruno que auxiliaram na formação e preparação dos novos membros do Ministério de Acólitos, Corinhas e Ancilas da Paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto:  Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família