Pe. Laurindo: “Com Jesus o céu se abre”!

papadestacada
A oração abre o céu, disse Francisco no Angelus
janeiro 9, 2022
agradecimentodiaconoguilhermemsf2021
Sempre seremos e estaremos unidos Diácono Guilherme!
janeiro 11, 2022

Pe. Laurindo: “Com Jesus o céu se abre”!

batismoSenhor2021

“Hoje estamos celebrando o Batismo do Senhor! Nessa celebração estamos encerrando o tempo do Natal. Nós celebramos o nascimento de Jesus, ‘o Natal’. Celebramos a Epifania, manifestação de Jesus como luz das nações. E hoje celebramos o seu Batismo.” Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf na Santa Missa do domingo, nove de janeiro.

Assim falou em sua homilia:

“A liturgia de hoje nos aponta para a missão do Filho de Deus. Qual é a missão do escolhido de Deus? A primeira leitura vai nos falar do servo. Jesus é o servo de Deus escolhido para n’Ele realizar a justiça. Neste servo, a palavra nos diz: ‘está a minha alma, está minha vida. Nele eu coloquei o meu Espírito’. A missão do servo de Deus é promover a vida. É um Deus paciente que quer salvar a todos. A segunda leitura nos fala que Deus, em Jesus, aquele que foi batizado no Rio Jordão, que foi ungido, Ele não faz distinção de pessoas, mas acolhe a todos. É um Deus que vem para todos.”

“‘O céu se abriu’. Para nós significa que agora começa em Cristo Jesus, com o seu Batismo, com a sua vida, um tempo não mais da desgraça, mas começa o tempo da graça. O tempo da salvação e da libertação. Com Jesus o céu se abre e n’Ele, que é a plenitude da graça de Deus, nós somos convidados a nos libertar ou deixar que Deus nos liberte de todos os males e de todos os pecados. Agora não há mais impossibilidade do céu acontecer aqui entre nós e nem das portas do céu estarem fechadas definitivamente para cada um de nós. Mas para que o céu se abra verdadeiramente nós precisamos também nos abrir. A graça de Deus nos é oferecida. Para tanto precisamos nos abrir para acolher esta graça. Para acolher a salvação. Para superar os males que nos afligem e afastam de Deus.”

“No nosso Batismo nós recebemos o Espírito Santo. Somos batizados no fogo do Espírito Santo. Significa que a chama, a presença de Deus, o amor de Deus está em nós. E cabe a cada um de nós desenvolver este amor, esta graça que recebemos no Batismo. A graça precisa ser desenvolvida. E toda vez que nós revelamos ao outro esta graça de Deus em nós, nós crescemos e nos tornamos verdadeiramente filhos amados de Deus.”

Antes da bênção final Pe. Laurindo proporcionou um lindo momento de reflexão e agradecimento a Deus pela Santa Eucaristia. Agradeceu a Pastoral Litúrgica, a toda a Equipe de Celebração, ao Encontro de Casais com Cristo e a todos os fiéis que nesta noite celebraram. Agradeceu “a todos os benfeitores da Paróquia que torna possível a nossa missão e as nossas ações enquanto Igreja. A você que é dizimista nossa gratidão”.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família