Pe. Laurindo: “Celebrar a nossa história à luz daquele que é a grande luz do mundo”.

ultimamissadomjosefestadasagradafamilia
D. José: “Vocês me ensinaram a ser bispo aqui em Januária”.
dezembro 31, 2022
papadestacada1
Aprendamos de Maria a linguagem da maternidade: cuidar dos outros
janeiro 1, 2023

Pe. Laurindo: “Celebrar a nossa história à luz daquele que é a grande luz do mundo”.

ultimamissaem2022

No último dia do ano de 2022, aconteceu a missa na Matriz Sagrada Família, às 19h30. A celebração eucarística foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelo Pe. Herbert, msf. No mesmo momento, Pe. Marconi, msf também presidiu a Santa Missa na Com. Santo Antônio.

Pe. Laurindo acolheu a todos, já na expectativa da chegada do novo ano de 2023.

Pe. Herbert proclamou o santo evangelho. Antes de iniciar a sua homilia, Padre Laurindo convidou a todos para assistir a retrospectiva dos trabalhos da Paróquia Sagrada Família em 2022. Um ano marcado por várias superações, mas que os padres e paroquianos deram o seu melhor para a evangelização. Confira no vídeo abaixo:

 

 

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

“Através deste vídeo, algumas imagens que marcaram nossa caminhada, a nossa missão. Chegamos a este último dia do ano com a certeza de que não é possível a gente mudar o passado. Nem viver o passado. E muito menos viver o futuro. Chegamos na certeza de que Deus nos convida a olhar para o passado, compreender a nossa história, crescer com o nosso passado, para buscar viver com alegria a vida presente. Neste mistério que estamos celebrando, ainda na oitava do Natal, celebrar a nossa história à luz daquele que é a grande luz do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele soube, como ninguém, viver e conviver com as mais diferentes realidades. Soube ocupar como ninguém, o espaço na família, na Sagrada Família. Jesus nos ensina, nesta nossa caminhada familiar, pastoral, de nossos lares, Jesus nos ensina a cultivar o respeito. O respeito como fundamento de toda vida cristã, de toda a família. Se perdermos o respeito, teremos perdido tudo.”

 

“Finalizamos com aquilo que desejamos acolher e fazer. O padre está aqui pregando. Que Deus nos conceda a graça de passar das palavras para os gestos. Que Deus nos conceda a graça e a ação do Espírito Santo para que não fiquemos acomodados, com medo. Mas vivamos o dinamismo da ação do Espírito Santo na Igreja em nós. Passamos por muito tempo com medo de nos encontrar. Nos afastamos um pouco do afeto. O afeto requer esta proximidade. Do abraço, do aconchego. Que este ano Deus nos conceda a graça para que a gente possa viver este afeto, essa proximidade. Que Deus nos conceda a graça para que possamos cultivar aquilo que a Palavra de Deus nos diz: ‘Encontrar um amigo, é encontrar um tesouro.” Nós temos um grande amigo que é Jesus. Mas que a gente possa se abrir para fazer boas e frutuosas amizades, à luz dos valores que Jesus no ensina. Que diante das derrotas possamos levantar. Que diante das vitórias possamos continuar progredindo no caminho de Jesus.”

 

Antes das preces da comunidade, Padre Laurindo renovou os votos matrimoniais do casal Ana e Joaquim, que celebraram sessenta anos de matrimônio. O casal Elson e Juliana também celebraram 13 anos de casados. Nas preces, a comunidade paroquial também lembrou do Papa Emérito Bento XVI, que veio a falecer na manhã do último dia de 2022.

Ao fim da celebração, Pe. Laurindo agradeceu a toda comunidade por participar da Santa Missa da Festa da Sagrada Família e a despedida de D. José em nossa paróquia. Também desejou um Feliz 2023.

“Que o Senhor nosso Deus, que é amor, é luz e esperança, renove os sonhos de cada um. Que cada um se coloque nos braços de Deus como protagonista, para fazer chegar onde quer que seja necessário, este amor, esta paz, o diálogo, a concórdia, a mansidão, a fraternidade, a paz acima de tudo, a saúde.”

 

Junto com o Ministério de Música, a comunidade paroquial cantou a música “Marcas do que se foi…”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família