Pe. Laurindo: “Aprender a ser mãe a partir de Maria Santíssima”!

diadasmaes2023saovicentedepaulo
Com. São Vicente de Paulo promoveu café da manhã para as mães
maio 15, 2023
papadestacada1
Francisco: missão, inquietação e alegria de levar o Evangelho
maio 17, 2023

Pe. Laurindo: “Aprender a ser mãe a partir de Maria Santíssima”!

diadasmaes2023matriz

 

“Tantos motivos temos para agradecer, louvar e bendizer a Deus. Neste final de semana louvamos e bendizemos a Deus por todos aqueles que ajudam na missão da nossa Paróquia através da partilha do dízimo. Agradecemos pelo dom da vida de nossas mães. E hoje celebramos pela alegria desse tempo que é a ressurreição.” Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, presidente da celebração desta noite, quatorze de maio, na Matriz da Paróquia Sagrada Família.

Reflitamos acerca de sua homilia:

“Quando falamos da vocação de ser mãe nos leva a refletir, fazer memória, daquela que foi escolhida por excelência para ser mãe. Nela todas as mães são convidadas a ser mãe. Aprender a ser mãe a partir de Maria Santíssima, aquela tão importante dentro da Sagrada Família. Maria é aquela que não só gerou, recebeu Jesus, mas também aquela que muito amou, não por um momento, mas por toda a sua vida como discípula, como missionária, como aquela que está a escutar o seu filho.”

.

“Domingo passado escutávamos no Evangelho de São João o relato da despedida de Jesus dos seus discípulos. Jesus não quer deixar os seus discípulos na ilusão, no abatimento, em meio ao medo. Jesus quer mostrar para os discípulos o caminho, a esperança e a segurança de que ele vai mais que em breve voltará. Estamos celebrando esta promessa da vinda do Espírito Santo. O Evangelho da semana passada ressaltava a dimensão da fé. A fé como requisito necessário para vencermos todo o medo e as perturbações do nosso coração. Hoje o Evangelho não fala necessariamente da fé, mas fala do amor. Essas duas dimensões que coexistem em comunhão na vida dos discípulos. Um discípulo que tem fé é aquele que ama. O discípulo que ama a Deus, a Jesus, é aquele que tem fé. Não podemos separar. Jesus disse hoje a seus discípulos, à comunidade que o segue, que se reúne em seu nome: ‘Se me amais, guardareis meus mandamentos e eu rogarei ao Pai e ele vós dará um outro Defensor.’ Aqui duas ou três realidades que podemos apontar.”

“Quando nós falamos do amor estamos falando de algo que Deus nos amou primeiro e Ele nos amou porque Deus é liberdade. Ao nos amar, Ele quer também nos fazer livres para amá-lo. Quando estamos falando no ser cristão estamos falando de uma decisão pautada na liberdade dos filhos e filhas de Deus. Jesus é ainda aquele que está em perfeita comunicação com o Pai, que nós escutamos também no Evangelho de São João: ‘Eu e o Pai somos um’. Falar isso é dizer que o Pai está em mim e eu estou no Pai. Aquilo que eu falo, não falo por mim mesmo, falo porque o Pai me revelou, o Pai me disse. E se eu estou aqui com vocês e sempre os defendi e sempre fui aquele que esteve à frente eu rogarei ao Pai para que envie outro Defensor. Mas que Defensor é este amados irmãos e irmãs? Podemos compreender o outro Defensor como o Espírito da verdade ou o Paráclito. Então, agora a Igreja será animada, defendida e iluminada pela presença permanente do Espírito Santo. O Espírito de Deus é a força, a luz, o discernimento da Igreja. É o Espírito da verdade porque está a revelar o Pai e o Filho à igreja que agora caminha nas estradas desse mundo como a Igreja missionária, responsável por instaurar o reino de Deus.”

.

“Assim como Jesus rogou ao Pai em favor dos discípulos, que eles não ficariam órfãos, mas que enviaria um Defensor, a nossa prece, a nossa súplica hoje também por todas as mães, para que Deus possa recompensá-las no amor, na dedicação, na renúncia, no sofrimento que muitas vezes passa para que os filhos tenham vida, saúde, tenham um projeto de vida. Que o Senhor, nosso Deus, possa conceder a cada uma as recompensas segundo as necessidades que cada uma tem, assim segundo seu coração.”

Antes da bênção final mais um lindo momento de homenagens a Nossa Senhora neste mês de Maio, organizado pelo Encontro de Casais com Cristo. Padre Laurindo convidou todas as mães presentes para irem à frente e toda a comunidade cantou os parabéns. “Nossa gratidão a Deus por vocês existirem.”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família