Pe. Laurindo: “A humildade nos aproxima de Deus”!

papaleaoxiv
O Papa: a sede de Jesus na cruz é a nossa também. Clamor de uma humanidade ferida
setembro 4, 2025
IMG_9436
Pe. Marconi: “A gente precisa colocar Jesus em primeiro lugar na nossa vida”.
setembro 9, 2025

Pe. Laurindo: “A humildade nos aproxima de Deus”!

IMG_9428

No domingo, trinta e um de agosto, às 19 horas, celebramos o último dia do mês vocacional. “Agradecemos a Deus pela vocação dos catequistas. A vocação de fazer ecoar, evangelizar, tornar Jesus conhecido para as nossas crianças, jovens e adultos”. Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf ao iniciar a Santa Missa. Após a proclamação do Evangelho assim refletiu Pe. Laurindo:

“Aqui estamos celebrando a Santa Missa neste dia especial para a nossa Igreja, em que nós louvamos e agradecemos a Deus pelo dom da vocação do catequista, trazendo essa vocação tão importante e tão necessária. É dizer que cada um que aqui se encontra passou pela catequese, recebeu o sacramento de iniciação, o sacramento da Eucaristia e da Crisma. Graças a Deus e àquelas pessoas que escutaram o chamado de Deus e se dispuseram a mostrar quem é Jesus, a revelar o rosto de Jesus para que vocês pudessem acolhê-lo, amá-lo e anunciá-lo também ao mundo. Hoje nós louvamos e bendizemos porque é através dessa missão que nós podemos celebrar sempre mais uma Igreja viva, que se renova e que faz multiplicar os seus membros”.

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

“O evangelista São Lucas nos mostra uma característica muito especial de Jesus. Nos mostra um Jesus itinerante. Um Jesus que é caminho e faz caminho na vida de tantas pessoas. E lembrar que Jesus inicia a sua missão na Galileia. Ele começa a sua caminhada naquilo que será o ápice, aonde ele mesmo diz que Deus será glorificado. É o momento em que Ele entrega a sua vida na cruz. Jesus sai da Galileia consciente de que ele tem uma meta, ele sabe onde vai chegar. Da partida, para esse momento de crucificação e de entrega, há um longo itinerário. O evangelista São Lucas faz questão de dizer que Jesus não tem tanta pressa para chegar em Jerusalém. Ele sabe que chegará o momento do grande testemunho, mas Ele não tem pressa. Nesta sua caminhada Jesus vai encontrando com pessoas, vai visitando povoados, comunidades. Vai operando milagres, curas. Oportunidade também de ensinar os discípulos, aqueles que querem viver esse projeto de Deus, como que eles devem se comportar, como se colocar diante das muitas realidades que o mundo apresenta”.

 

Santa Missa/ 22º Domingo do Tempo Comum / Domingo / 31/08/2025/ 19h

“No evangelho Jesus conta uma parábola. Quando fordes convidados para uma festa de casamento não ocupes o primeiro lugar. Neste primeiro momento, Jesus nos coloca: O que deve prevalecer na vida do cristão, na vida de quem evangeliza? A humildade. A humildade é a capacidade de se colocar no seu próprio lugar, de reconhecer o seu próprio tamanho. E, não querer ocupar o espaço que não é seu, buscando aplausos e visibilidade. A humildade nos aproxima de Deus porque humilde é aquele que se rebaixa. E, nos coloca também numa atitude de servir a Deus. Por que Deus valoriza os humildes? Nos diz a leitura, que o orgulhoso não reconhece o seu erro, a sua fragilidade, o seu pecado. Não reconhece a realidade de morte dentro de si, ele está fechado. Não há abertura para amar, para servir. Não há abertura para os apelos de Deus. Quando falamos dos humildes, estamos falando de pessoas sensíveis, abertas, para deixar serem conduzidas pela Palavra do Senhor. Nós, como cristãos, devemos buscar a humildade como virtude essencial para produzirmos os frutos, não para nós, mas para Deus”.

Antes da bênção final, Padre Laurindo agradeceu a presença de cada um, “agradecemos pela presença de cada um de vocês, que Deus abençoe aos catequistas pela vocação. A nossa gratidão pela doação, pela renúncia, pelo amor em evangelizar as nossas crianças.”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Laura Medrado / PasCom Sagrada Família