Pe. Laurindo: “A fé é o fundamento de toda missão”!

papadestacada1
Papa: Putin pare a guerra. Zelensky esteja aberto a sérias propostas de paz
outubro 2, 2022
papadestacada1
O Papa: conhecer-se e reconhecer o que é realmente importante para nós
outubro 5, 2022

Pe. Laurindo: “A fé é o fundamento de toda missão”!

27domingotc2022

 

“Sejam todos bem vindos a essa Santa Missa. Primeiro domingo deste mês de outubro, mês de Santa Terezinha e mês das missões. Neste dia histórico que nós, enquanto cidadãos brasileiros, escolhemos os nossos representantes para governar em favor do povo.” Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf ao iniciar a Santa Missa das dezenove horas, do domingo, dois de outubro.

Assim refletiu Pe. Laurindo na sua homilia:

“Nós começamos o mês missionário. No final de semana passado tivemos também um momento histórico na nossa Paróquia e na nossa Diocese, o retiro espiritual missionário. Um momento de bênçãos e graças. Experiência muito bonita que tivemos enquanto Igreja, acolhendo a presença do Pe. Luis Mosconi. Um padre italiano, que a mais de cinquenta anos se encontra aqui no Brasil dedicando à missão. A Igreja ao trazer esse mês de outubro como temático, dedicado às missões, nesse sentido de reforçar em nós a consciência de que é preciso ser católico, ser batizados, ser discípulos missionários. É preciso ir ao encontro. É preciso, como os primeiros discípulos, propagar a boa notícia do Evangelho, a tantas pessoas que ainda não conhecem a Palavra de Deus, não conhecem o Evangelho.”

“A devoção faz parte da nossa vida. Mas devoção sem espiritualidade não nos leva a vencer, não nos leva verdadeiramente a caminhar com Jesus. Falar da espiritualidade é falar de alguém que acolheu o jeito de Jesus ser, o jeito de Jesus viver e o jeito de Jesus caminhar com o povo de Deus. O Evangelho, que nos é proposto para esse 27º Domingo do Tempo Comum, nos fala nesse contexto em que Jesus chamou os discípulos, chamou os apóstolos. Esses apóstolos estiveram com Jesus, caminharam com Ele. Os muitos ensinamentos Jesus transmitiu para eles e hoje, diante dos desafios, dos ensinamentos, da proposta do reino que Jesus apresentou, eles chegam até Jesus dizendo: ‘Senhor! Aumenta a nossa fé, porque não estamos conseguindo testemunhar a fé segundo os vossos ensinamentos. Senhor! É muito difícil para segui-lo; deixar a minha família, os meus amigos, abandonar os bens’. Os discípulos vão chegando à conclusão que é muito difícil.”

“Jesus nos convida a superar os guetos, a superar essa visão de uma igreja que se comporta como se fosse uma seita, que ninguém entra e aqueles que não pensam, não caminham conosco, devem ser jogados no inferno, devem ser queimados. É a vaidade de se considerar mais privilegiado, mais importante que os outros. Aí vocês vão percebendo que, diante dos ensinamentos de Jesus, do testemunho, os discípulos decidem: ‘Jesus, aumenta a nossa fé, porque nós não estamos produzindo os frutos que deveríamos produzir.’ E aqui Jesus faz uma analogia querendo dizer que: A fé é o fundamento de toda missão. É preciso ter fé para que os milagres aconteçam. É preciso ter fé para que qualquer mudança, transformação aconteça. Sem fé, sem mudança, iremos viver uma vida que nunca muda e se mudar será para pior. Não podemos afastar de Jesus. Afastar d’Ele é deixar de anunciar, de pregar, de profetizar em seu nome. E se não mais profetizamos no nome de Jesus porque acreditamos e, às vezes falamos no nosso nome, é sinal que não estaremos fazendo a vontade de Deus. É sinal que milagres não acontecerão.”      

Antes da bênção final, Pe. Laurindo convidou toda a comunidade a fazer a oração do Mês Missionário e ao final da Santa Missa, disse-nos: “Que bom que vocês vieram rezar conosco, nesse dia que Deus nos concedeu a graça de votar e também de celebrar a nossa fé, a nossa vida, a nossa missão. Gratidão!”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto:  Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família