Pe. Laurindo: “A cruz para nós é sinal de fé.”

lavapessf2019
Pe. Laurindo: “No Lava-pés está a identidade da Igreja.”
abril 19, 2019
Vigiliapascal2019
Pe. Laurindo: “Nossa vida está impregnada pela ressurreição de Jesus”
abril 21, 2019

Pe. Laurindo: “A cruz para nós é sinal de fé.”

adoracaosantacruz

Na Sexta-feira Santa, 19 de abril, a Igreja em todo mundo fica de luto pela Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Às 15h, na Matriz Sagrada Família, aconteceu a Ação Litúrgica com a Adoração da Santa Cruz.

Após as leituras do dia, que retratam a forma cruel que Jesus viveu sua Paixão, nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf proclamou o Santo Evangelho. Em sua reflexão, destacamos os seguintes aspectos:

“A Sexta-feira Santa é o único dia do ano que a Igreja não celebra a Eucaristia. Neste dia, aquele em que professamos nossa fé, o Filho de Deus, ele morre. Para nós um dia de tristeza, fazendo experiência de morte, dor e sofrimento com Jesus.”

“A Igreja está despida de suas vestes, passando por esta dor que é perder seu ente querido, perder seu mestre maior, Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma celebração marcada pelo silêncio.”

“A cruz para nós é sinal de fé. Carregar uma cruz sem fé, uma cruz sem amor, uma cruz sem sentido, uma cruz sem renúncia é uma cruz que não nos leva a responsabilizar por Deus.”

“Jesus foi crucificado, morto e sepultado. Desceu a mansão dos mortos. Estamos nesta atenção que ele ressuscitará no terceiro dia. Jesus transforma a cruz em sinal de bênção.”

“Sentimos abençoados, acolhidos, libertos pela cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. A cruz de Cristo se faz presente na vida de muitos irmãos e irmãs. Como Cristo carregou sobre si as nossas dores, sobre si as marcas do pecado, devemos assumir a cruz de quem não tem condição de carregar. Olhando para a  Cruz de Jesus, podemos dizer que Jesus continua a sofrer nos irmãos que sofrem.”

“Nós como cristãos, somos convidados a olhar para Deus, e encontrar a luz de Deus que se encontra no alto. Alguém consegue ver a luz na própria cruz? Conseguimos. Jesus veio para iluminar, para ser luz das nações, para nos arrancar das trevas e nos garantir a vitória, vencer a morte.”

Pe. Laurindo pediu a todos que ficassem um tempo a mais em silêncio, contemplando a cruz de Jesus.

Em seguida, rezou-se por diversas intenções. Com a comunhão eucarística nos aproximamos ainda mais de Jesus neste momento de dor e tristeza. Finalizando este momento, toda a assembleia adorou a Santa Cruz, onde nosso Senhor Jesus nos deu o maior exemplo de amor.

À noite, com vasta participação de fiéis, aconteceu a Via-sacra saindo da Matriz Sagrada Família até a Catedral Nossa Senhora das Dores.

ViaSacra
A cada estação, as crianças da catequese e os adolescentes do EAC da Paróquia Sagrada Família e da Paróquia Nossa Senhora das Dores, nos faziam visualizar toda a Paixão e Morte de Jesus.

Ao chegar na Catedral, aconteceram as últimas orações e as venerações das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Morto, ficando na expectativa de celebrar sua ressurreição.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Gabriel Guedes e Anny / PasCom Sagrada Família.