Pe. Itacir: “Jesus conta conosco para introduzir esta boa notícia na vida da nossa sociedade”.

decimoprimeirodomingotc2023
Pe. Laurindo: “Muitos são aqueles que precisam da nossa ação”.
junho 19, 2023
papadestacada1
Papa no Angelus: não tenha medo de permanecer fiel ao que conta
junho 25, 2023

Pe. Itacir: “Jesus conta conosco para introduzir esta boa notícia na vida da nossa sociedade”.

visitagovernoprovincialmsf2023

Na segunda-feira, dia 19 de junho de 2023, aconteceu o primeiro dia da visita canônica do Governo da Província da América Latina da Congregação dos Missionários da Sagrada Família em nossa paróquia.  Às 19h, na Matriz, teve início a celebração eucarística com a presença de vários fiéis. Representando o Governo Provincial, estiveram presentes os padres Itacir Brassiani, msf – Superior Provinicial – e Pedro Leonides, msf – Conselheiro. Todos os padres de nossa paróquia concelebram: Pe. Laurindo Aguiar, msf, Pe. Marconi Nunes Lira, msf e Pe. Herbert Rohleder, msf.

Pe. Laurindo acolheu os superiores com muita alegria. “Há pouco tempo recebemos aqui parte do Governo Geral da nossa Congregação. A nossa forma de organização.” Todos acolheram os padres com uma calorosa salva de palmas. Pe. Pedro presidiu a Santa Missa e disse que rezaria pelos padres que já passaram por aqui, em especial o Pe. Alfonso Müer, msf, e por todos que realizam seu trabalho neste momento, “que possam continuar perseverantes no seu ministério, na fé e na caminha juntos.”

Padre Pedro proclamou o Evangelho do dia. Em seguia, passou a palavra para o Padre Itacir. Veja alguns trechos da sua reflexão:

Os dois visitadores que vieram em nome da Congregação presente em vinte e poucos países. Também nós que viemos representando os centro e trinta e cinco Missionários da Sagrada Família que estão aqui mais próximos na América do Sul, viemos para confirmar nossos irmãos missionários aqui. Para confirmar a missão deles. Para confirmar e estimular a caminhada conjunta, caminhada fraterna de vocês aqui nessa igreja. Por isso, antes de tudo, eu trago o abraço, o carinho, a admiração e a gratidão dos Missionários da Sagrada Família que por aqui passaram, que por aqui trabalharam. Mas também, daqueles que não vos conhecem, mas sabem, ouviram, o testemunho do carinho e da hospitalidade com que vocês recebem e acompanham os missionários nossos que estão aqui. Muito obrigado em nome de todos os nossos missionários.”

 

 

“Vocês se alegram quando conseguem, não só acolher os missionários que vêm até aqui, mas também enviar missionários. Nós conversávamos hoje com o Padre Laurindo, e com o Padre Marconi, ainda não com o Padre Herbert. Mas recordando que aqui dessa região são muitos os Missionários da Sagrada Família que foram enviados pelo Brasil e pela América Latina afora. Que bonita uma Igreja que é agradecida que recebeu missionários no passado e no presente. Está aí o Padre Herbert como testemunho. Está aí o Padre Marconi, que vem do Nordeste. Mas também aqui dessa região o Padre Genivaldo, que vocês conheceram, que está lá no Chile. O Padre Guilherme que também vocês conheceram como diácono, e agora também é missionário no Chile. O Padre Genivaldo Lopes que está em Belo Horizonte. O Padre Pedro que está lá no Rio Grande do Sul. Claro que vocês gostariam de ter essas pessoas por aqui, vocês querem bem. Mas uma comunidade madura, ela também tem a alegria de enviar em nome dela e de acompanhar permanentemente esses missionários queridos. Que bom. Nós queremos como missionários agradecer a vocês por este coração generoso, demonstrado na hospitalidade, no apoio aos missionários, mas demonstrado também na missão que vocês realizam. Cada um do seu jeito, no seu espaço, nas suas possibilidades. Não esqueçamos. Jesus conta com vocês. Jesus conta conosco para introduzir esta boa notícia na vida da nossa sociedade.”

.

“Quando alguém bate, a gente não devolve na mesma pancada. Quando alguém nos causa prejuízo, nós não devolvemos na mesma moeda. Quando alguém coloca um fardo sobre as nossas costas, nós não devolvemos na mesma intensidade. Isso já é um modo de diminuir a violência, a intolerância e de semear a fraternidade. Em nome dos Missionários da Sagrada Família, e mais uma vez, em nome da Coordenação Provincial, o nosso muito obrigado pela acolhida, pelo apoio aos nossos missionários, e sobretudo, pela dedicação de vocês pra evangelizar e testemunhar o Reino de Deus aqui.”

 

 

Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo transmitiu os sentimentos de consolo a todos os familiares e amigos das pessoas que sofrem com a perda recente de entes queridos. Aconteceu também um momento especial, a renovação dos votos de matrimônio de Jorge e Carolina.

 

Após a celebração eucarística, os padres do Governo Provincial realizaram no Centro Social, um encontro com os representantes das Pastorais e Movimentos da Paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Gracielle Ferreira / PasCom Sagrada Família