Pe. Herbert: “Gratidão pelos sinais que Deus nos dá!”

papadestacada
Papa: Para Deus, nada é casual. A graça divina transforma a nossa vida
junho 30, 2021
agenda2021
Em Julho 2021
julho 1, 2021

Pe. Herbert: “Gratidão pelos sinais que Deus nos dá!”

peherbert54anos

 

“Gratidão pelos sinais que Deus nos dá”, disse Padre Herbert Rohleder, msf, na celebração dessa terça-feira, 29 de junho. Data muito especial, já que celebramos o dia de São Pedro e os 54 anos de Ordenação Sacerdotal do Pe. Herbert Rohleder, msf.

Assim ele falou em sua homilia:

Os discípulos ficaram angustiados porque eles e o barco corriam perigo e Jesus chamou-os a atenção. Muitas vezes o barco da Igreja passa por necessidades. Mas percebendo que o barco está agitado, porque não gritam? No Evangelho de hoje, os discípulos sentem-se tocados e reagem dirigindo-se a Jesus, que naquele momento toma conhecimento do perigo. Quantas tempestades a Igreja já superou justamente porque Jesus estava junto no barco? E nós também, quantas tempestades já suportamos? Duas coisas desejo quando os barcos da Igreja e da vida correm perigo. Primeiro, que as pessoas sintam o perigo e gritem por Deus. Segundo, que tenham tranquilidade por saber que Deus está junto de nós no barco da vida. Essas duas coisas nos animam e encorajam“.

“Certa vez, em Jerusalém, Jesus não pôde fazer milagres porque as pessoas tinham medo e não tinham fé. Essas são duas situações adversas. E, Jesus, vem mudar essa perspectiva, perguntando aos discípulos: ‘Em quem vocês depositam sua confiança’? Não podemos nos entregar ao medo. Se acreditamos em Jesus precisamos demonstrar, para que assim ele possa agir. Quando entrei no seminário, aos 12 anos, muitas eram as atividades. Ficava com medo e a confiança era colocada à prova. Quando cheguei ao Brasil não falava Português e me perguntava: ‘Será que vou conseguir me comunicar’? O medo vem, mas este é o pior sentimento, que nós enquanto cristãos que confiamos em Jesus, podemos ter”, refletiu Padre Herbert.

“Precisamos ter a certeza que Deus quer o que estamos fazendo. Entrar no seminário e os estudos podem ser muito fáceis. Mas o objetivo era ser ordenado e tornar-me sacerdote. Essa é uma vocação e é Deus que nos chama. Se não tiver essa certeza é muito arriscado e muitas vezes, não perguntamos a Deus, se é isso que ele quer de nós. A inquietação aumenta, e chegam momentos que precisamos gritar e perguntar a Deus: ‘É esse o caminho que devo seguir’? E Deus diz. Muitas vezes não percebemos claramente os sinais e seu consentimento, mas com o tempo vamos aprendendo a ver esses sinais. É ele quem age, por meio do Espírito Santo, em nossas vidas”.

O barco navega pelo mar e não há só bonança, há também tempestades. Deus dá os sinais, não tenha medo. Enfrente a Jesus, perguntando a ele e pedindo para encontrar a sua vocação. Desejo que cada um, nesse dia, procure solucionar os seus problemas, não esperando só de Deus. Peçamos que ele nos conduza e nos dê firmeza. Muitas vezes, como no mar, a onda vem e bate na nossa face, mas nunca desista porque Deus está ao seu lado, é ele quem nos guia e devemos sempre caminhar”, concluiu.

Ao final da Santa Missa, um momento de homenagem de toda a comunidade paroquial da Sagrada Família ao Padre Herbert Rohleder pelos 54 anos a serviço da Igreja.

 

Clique aqui para ver a mensagem ao Padre Herbert.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família