Na quinta-feira, às 8h do dia 19 de junho, centenas de fiéis lotaram a Matriz Sagrada Família para participar da Solenidade de Corpus Christi. Porém, desde a madrugada, as pastorais, movimentos e serviços se dedicaram a fazer os belíssimos tapetes nas ruas de Januária. Pe. Marconi Nunes Lira, msf presidiu a celebração eucarística, que foi concelebrada pelo Pe. André, Cura da Catedral.
Pe. André proclamou o evangelho e assim refletiu em sua homilia:
“Todos nós reunidos aqui no dia de hoje queremos fazer o que no céu já realiza-se por meio dos anjos. A glorificação ao nosso Deus por este feito tão esplêndido, que é Deus fazer alimento. Deus fazer-se refeição, para, como diz o cântico da sequência, não nos deixar na orfandade, não nos deixar sozinhos, não nos deixar sem os apoios, sem os suportes necessários para esta vida humana e espiritual, que temos o cuidado de tratar. Alegria dessa celebração para toda Igreja, ela se torna pública, que saindo dos limites da igreja, das paredes da igreja, queremos mostrar ao mundo, de forma pública, visível, em procissão, com as ruas confeccionadas com desenhos de diversos estilos e significados, mostrando assim, qual é a nossa maior riqueza, o centro, a fonte de nosso maior sustento. É o próprio Deus, que na Segunda Pessoa da Trindade, Filho Jesus Cristo, se faz refeição para poder nos nutrir, nos reabastecer, daquilo que espiritualmente precisamos, mas que corporalmente também vamos necessitar para neste mundo continuar sendo sinal do amor de Deus.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Não é somente comungar. Não é somente viver a Eucaristia. É viver este Cristo Eucarístico. É levá-lo aos demais nas nossas obras e no nosso testemunho. É fazer também que esta presença do Salvador, seja uma presença que desde já, em nosso interior, antecipa aquilo que vamos viver além daqui, na eternidade. Estar sempre com o nosso Deus. A Eucaristia é a antecipação do céu. Que nós tocamos com as mãos, com os dedos. Que nós recebemos de uma maneira antecipada, mas que nos faz sentir a vontade de estar de maneira plena, definitiva, com o nosso Salvador no Reino dos Céus.”
Santa Missa / Corpus Christi / Quinta-feira / 19/06/2025 – 19h. Rezemos!
“Prepararmos bem para a comunhão eucarística. Prepararmos bem para que não falte em nós a atenção, o zelo para a Santa Missa. Todas as missas, de um modo muito particular, a missa dominical. Desta maneira, os desenhos confeccionados pelas duas paróquias são formas pequenas de agradecer, de homenagear, de louvar e bendizer o nosso Salvador que se faz refeição. São pequenas, mas ricas de significado, de beleza, de amor e de uma sinceridade de prestar ao Senhor Jesus Cristo Eucarístico a honra devida a ele. Deus acolhe a singeleza, a pequenez, de todas as manifestações quando elas brotam de uma humildade, de uma sinceridade, de um amor fiel.”
Fez-se uma prece especial para o bispo D. Dorival, nomeado Bispo de Januária pelo Papa Leão XIV no dia anterior, 18 de junho. Ao fim da Santa Missa, teve início a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de Januária. Com cânticos de louvor e oração, os católicos demonstraram seu amor por Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Ao chegar na Catedral Nossa Senhora das Dores, Pe. André conduziu um momento de Adoração e concedeu a bênção final.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família