Na quinta-feira, dia 25 de maio, aconteceu na Matriz Sagrada Família a Santa Missa com dois padres do Governo Geral da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Os padres que realizaram a Visita Canônica na Paróquia foram Marian Kolodziejczyk, msf e Júlio Werlang, msf. Eles residem na capital italiana, Roma.
Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a Santa Missa. Também concelebraram os vigários Pe. Herbert Rohleder, msf e Pe. Marconi Nunes Lira, msf. Antes da missa, aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento, como em todas as quintas-feiras. Pe. Laurindo acolheu os padres Júlio e Marian pela visita em nossa paróquia.
O evangelho foi proclamado pelo Padre Júlio. A homilia foi proferida pelo Padre Marian em italiano, e contou com a tradução do Pe. Júlio. Veja alguns trechos:
“Na Primeira Leitura nós escutamos que havia um tanto de confusão, algumas brigas entre os grupos dos saduceus e dos fariseus, e também, neste momento, Paulo foi de certo modo preservado para que ele pudesse ir à Roma, para que ele pudesse testemunhar o nome do Senhor, testemunhar a Palavra de Deus. Isso que aconteceu a Paulo, que deveria ir à Roma, para dar esse testemunho de Jesus ressuscitado, de alguma forma também aconteceu com nós dois, que também pela escolha dos coirmãos, fomos enviados à Roma para dar também este testemunho da ressurreição de Jesus. Nós dois somos membros do Governo Geral da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, e como Governo Geral, dirigimos a Congregação nos diversos lugares do mundo, onde a Congregação está presente. Somos mais de setecentos Missionários da Sagrada Família em tantos países, nos diversos continentes. Uma das nossas obrigações é visitar cada um dos nossos irmãos, aonde eles estão atuando como missionários. Por isso nós estamos aqui. Para visitar o Padre Laurindo, o Padre Marconi, o Padre Herbert. Também já passamos em outras cidades aqui da região: São Francisco, Montes Claros, Francisco Sá, e assim por diante. Mas antes já estivemos visitando nossas comunidades, nossos missionários que estão no Chile, na Bolívia, Belo Horizonte, e agora estamos aqui na região.”
Pe. Marian ainda comentou sobre os outros locais do mundo onde está presente a Congregação, sobre o evangelho do dia, e ainda sobre a coroação de Nossa Senhora, sendo que esta forma de homenagem à Maria não acontece no seu país de origem, a Polônia.
https://www.youtube.com/watch?v=0PtakZQThq4
Ao fim da Santa Missa, alunos e professores do Colégio Betel fizeram uma bela homenagem à Nossa Senhora com a coroação. Pe. Júlio manifestou a gratidão a todos por este momento.
“Obrigado Pe. Laurindo pela acolhida, obrigado Pe. Marconi, obrigado Pe. Herbert. Obrigado a todos vocês que vieram participar conosco. Obrigado ao Colégio Betel por este momento tão bonito, tão cheio de graça, homenageando nossa querida mãe. Como nós vimos, um pouco do que falamos, somos uma Congregação internacional. Também no nosso Conselho Geral, somos de diversas nacionalidades, mas o importante é que a gente segue o mesmo Jesus Cristo, temos a mesma mãe Nossa Senhora, mãe do Altíssimo e mãe de todos nós. Agradecemos a todos os ministros, serviços que tem nesta comunidade. Saímos daqui muito felizes por ter participado deste momento bonito de compartilhamento de fé e de esperança. Que Deus vos abençoe na sua força e no seu amor. Que possamos continuar testemunhando com nossas vidas este caminho de Jesus, este amor à Nossa Senhora, mãe do Senhor. Muito obrigado“.
Pe. Laurindo abençoou as crianças, que em sua maioria, estavam vestidas de anjos, e em seguida concedeu a bênção final.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família