Padre Natelson: “Para que vocês permaneçam e deem frutos”.

papadestacada1
Angelus, Papa: amar Jesus significa servi-lo nos pequeninos e nos pobres
novembro 26, 2023
cristorei2023
Pe. Laurindo: “Jesus é aquele que reina sempre”!
novembro 29, 2023

Padre Natelson: “Para que vocês permaneçam e deem frutos”.

CRISMA2023SF

A noite de 25 de novembro de 2023 foi marcada por uma belíssima celebração. Cento e quatro jovens receberam o sacramento da Crisma, confirmando sua fé na Igreja Católica. A coordenadora da catequese Maria Zilda acolheu a todos jovens e padrinhos, que vieram de todas as comunidades urbanas (Setor Padre Berthier).

Um a um, eles entraram na Matriz e ocuparam seus lugares. O Administrador Diocesano Padre Natelson Coutinho presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo pároco Padre Laurindo Aguiar, msf. Padre Natelson incensou o altar. Padre Laurindo acolheu o Padre Natelson neste dia tão importante. Padre Natelson agradeceu a acolhida, não só do pároco, mas também de toda a comunidade paroquial. “Os nossos corações se rejubilam com o fato de que os nossos, em sua maioria jovens, hoje confirmam a experiência da fé, do amor de Deus e na graça do Espírito Santo.”

Padre Laurindo proclamou o Evangelho da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Padre Laurindo apresentou os crismandos para padre Natelson, que após uma caminhada de catequese, hoje receberão o sacramento da crisma, que os insere com mais convicção dentro da Igreja. Em sua homilia, Padre Natelson parabenizou a paróquia por este dia especial.

“Já faz um certo tempo não usamos o termo formandos, ou conclusão. Porque a catequese perpassa toda a vida cristã. Forma e sai da escola. A gente espera, a gente pede que vocês nunca saiam da Igreja. É para isso que vocês estão sendo crismados. Para que vocês permaneçam e deem frutos. Que Deus possa então abençoar e consagrar a vida de vocês ainda mais. Porque a vida de vocês é preciosa. E é em virtude disso que o Pai está dando a vocês hoje o seu Espírito.”

.

Às vezes os dias passam, e se quer uma oração mínima nós fazemos. As semanas passam,  e nós não rezamos. Os meses passam. Os anos passam. E nós não tiramos um tempo para falar com Deus. Hoje esta celebração tem este objetivo. Mas não pode ficar aqui. A oração é como o feijão com arroz. A gente tem que comer todo dia. A gente tem que praticar a vida de oração todos os dias. E é na vida de oração que o Senhor nos inspira a sermos caridosos. Aquilo que ouvimos no texto do Evangelho. Quem conversa com Deus, recebe também de Deus a inspiração para praticar a virtude da caridade e da misericórdia. Isso consiste em uma vida piedosa. “

 

“A ciência, dom do conhecimento das coisas de Deus, da revelação das coisas de Deus, daquilo que é necessário para que possamos conhecer de Deus para obtermos a vida, a plenitude da salvação. Deus nos deu este dom desde a criação, porque Ele nos fez à sua imagem e semelhança. E nós somos imagem de Deus, não apenas porque nós temos esta forma física, mas somos imagem de Deus porque Ele nos criou, com a capacidade de obtermos o conhecimento das coisas de Deus. Mas este conhecimento, a ciência, muitas vezes é utilizado, apenas, do ponto de vista das questões relacionadas ao progresso do mundo, ou aquilo que o mundo entende como progresso. E os homens usam seu próprio conhecimento para destruir. Para destruir a natureza. Para destruir vidas. A gente vive num mundo de guerras. O conhecimento que Deus deu ao ser humano, é utilizado muitas vezes para o que é negativo. E não para gerar vida, para aumentar ainda mais aquilo que devemos saber sobre o que Deus nos ensinou.”

 

Padre Natelson, assim, em sua reflexão, comentou sobre todos os dons do Espírito Santo, concluindo sobre a importância de não deixar os dons hoje recebidos engavetados. Os dons devem ser colocados a serviço da Igreja e da comunidade. Encerrada a homilia, os crismandos renovaram as promessas batismais. Depois, um a um, ao lado do padrinho, participaram do rito de confirmação. Um momento todo especial que marca definitivamente a vida de cada um.

Durante o momento da comunhão, alguns jovens receberam também pela primeira vez a Sagrada Eucaristia. A paroquiana Zonilda Alves, leu uma mensagem agradecendo ao Padre Laurindo, pelo trabalho em nossa paróquia e também agradecendo Padre Natelson, por este período em que tão bem exerceu a função de Administrador Diocesano.

Padre Laurindo agradeceu a todos os presentes, especialmente aos catequistas e familiares, e deixou sua mensagem aos crismados, reforçando a intenção de que eles possam participar da Novena de Natal, que está prestes a começar. Padre Natelson também lembrou a importância da Novena de Natal e convidou os catequistas e os aniversariantes  para receber os parabéns de toda comunidade.

 

A celebração da Crisma com as comunidades rurais, aconteceu na segunda-feira, dia 20 de novembro, na Capela Imaculada Conceição (Marreca).

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa da celebração da Crisma na Matriz.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa da celebração da Crisma na Capela Imaculada Conceição.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Iasmim Soares Lisboa e Ana Caroline / PasCom Sagrada Família