Padre Laurindo: “Vigília Pascal, a mãe de todas as liturgias”

sextafeirasanta2021
Irmão Guilherme: “Celebrar a Paixão de Jesus é compreendermos o verdadeiro sentido da obediência.”
abril 3, 2021
papadestacada
Papa: Em meio a guerras e pandemia, o Ressuscitado é a esperança
abril 4, 2021

Padre Laurindo: “Vigília Pascal, a mãe de todas as liturgias”

Vigiliapascal2021

Reunidos em Vigília a Igreja celebrou no dia 03 de abril, Sábado Santo, a noite em que a luz vence as trevas. A celebração, presidida por nosso Pároco, Pe. Laurindo Aguiar, msf, auxiliado pelo Irmão Guilherme, msf iniciou com a bênção do Fogo Novo. Com o Círio Pascal aceso o padre, em procissão, iluminou os corredores da Matriz. Todos os círios foram acesos e com a Matriz iluminada, Padre Laurindo proclamou a Páscoa do Senhor.

Reflitamos acerca de sua homilia:

“Hoje é o cume da preparação e caminhada que fizemos nesse Tempo Quaresmal. Preparando o coração com muita oração, penitência e doação. Chegamos a Semana Santa, que culmina com essa linda liturgia do Sábado Santo, da Vigília Pascal, a mãe de todas as liturgias porque hoje celebramos a vida que nasce, brilha e triunfa sobre a morte.”

“Ontem celebramos um dia de dor, de paixão, a morte e sepultamento de Nosso Senhor. A Igreja que está triste se coloca em Vigília esperando essa passagem para uma nova realidade, a ressurreição. E isso se faz com um coração sereno, orante e acima de tudo confiante naquilo, que Jesus quer nos dar.”

“A liturgia hoje traz quatro elementos importantes para nossa fé. A Liturgia da Luz, que rodeia o altar e nos remete a presença de Deus. Hoje a celebração iniciou em meio à escuridão, e o fogo do Círio Pascal veio iluminá-la. Não um fogo destruidor da vida, mas que aquece e anima, e que é sinal da presença de Deus, do Cristo ressuscitado, que é luz e ilumina a nossa caminhada.”

“A Liturgia da Palavra nos mostra a visão geral da história da salvação, desde o início em que Deus fez tudo e viu que tudo era bom, até chegar à nova criação, que é a ressurreição de Cristo, que renova todas as coisas e a face da terra. Veio mudar a nossa história e o nosso destino. Nele celebramos a Liturgia Batismal que renova o nosso batismo, a nossa história de fé, reafirmando-a e acolhendo a luz de Cristo, porque em Cristo somos novas criaturas. Inseridos em uma Igreja, que nos convida a celebrar o mistério da sua vida, da sua ressurreição que celebramos na Liturgia Eucarística. Tudo isso são fundamentos da nossa fé,” concluiu Padre Laurindo.

“A palavra nos fala que as mulheres vão ao túmulo, logo pela manhã, como sinal sincero do amor por Jesus. O nascer do sol é o renascimento. Jesus é à base de uma nova realidade, que somos chamados a nele experimentar. Como filhos da luz e discípulos de Jesus somos convidados a nele colocar a nossa vida, a restaurar as nossas forças, buscando sempre assemelharmos a ele.”

“Jesus é aquele que dá sentido a nossa vida, a nossa existência. Sempre que deixamos a luz do ressuscitado entrar no nosso coração, passamos a compreender o mundo segundo o projeto de Deus. Aquele que procura Jesus no túmulo não vai encontrar porque ele está no presente da nossa vida. Assim os discípulos puderam experimentar a alegria do ressuscitado, não no passado, mas no hoje.”

“E de que forma podemos encontrar a Jesus? Indagou-nos nosso Pároco. Quando nos dispomos a segui-lo. Quando os discípulos foram seguindo Jesus, eles descobriram o poder do seu amor e foram buscando as coisas do céu e anunciando-as para aqueles que vivem na terra. O nosso destino não é a terra, mas o céu. Jesus vem nos mostrar que, o que o Pai nele revelou não é algo que aconteceu pela metade e sim na plenitude, de um modo definitivo.”

“Peçamos ao Senhor, Deus da vida, que ressuscitou a vida do seu Filho e busca sempre iluminar a vida da Igreja, que vivifique sempre mais o nosso coração, para que nele encontremos a razão de ser, viver e lutar sempre.”

Antes da bênção solene, Padre Laurindo agradeceu a Deus, em nome da Paróquia, pelo dom da vida e da fé de cada um. Pela experiência que fazemos de amor e cuidado, do anúncio no dia a dia, pelo crescimento e busca. Desejou uma Feliz Páscoa e que a luz do ressuscitado brilhe na vida de cada um.

A Paróquia preparou um vídeo de felicitação de Páscoa, que você pode conferir neste link, https://www.youtube.com/watch?v=oqA3kvZxciY.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária