Padre Laurindo: “Possamos viver no tempo de Deus!”

papadestacada
Francisco: com a gratidão, transmitimos esperança ao mundo
dezembro 30, 2020
agenda2021
Em Janeiro 2021
janeiro 1, 2021

Padre Laurindo: “Possamos viver no tempo de Deus!”

Missavesperaanonovo

 

Celebrou-se na noite de 31 de dezembro de 2020 a Missa do Sétimo Dia da Oitava de Natal. A celebração foi presidida pelo Padre Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelo padre Herbert, msf.

Padre Laurindo iniciou a Santa Missa falando da alegria da presença de cada irmão, da alegria da presença de Cristo em nosso meio e da alegria do nascimento do Menino Jesus, que veio ser luz para nós.

Em sua homilia fez lembranças a muitos momentos e citou uma frase de Dom Helder Câmara, que diz: “Começar é graça, permanecer é graça maior. Nunca desistir é a graça das graças”. Somos agradecidos a Deus por ter iniciado este ano. Estar celebrando hoje a Eucaristia e o término deste ano é sem dúvida a graça das graças. É uma dádiva, porque aqui chegamos e é em Cristo, que queremos celebrar o ano que se inicia.

Mas para celebrar hoje é preciso olhar o retrovisor. Olhar para a nossa vida, para a nossa história, como alguém que viveu. Olhar e perceber uma pessoa que passou por muitas coisas, que muito aprendeu e, que se tornou uma pessoa melhor, refletiu o Padre.

Através de Cristo, que se fez carne e habitou entre nós, é possível chegarmos a Deus e aprendermos o que verdadeiramente é ser humano. Tudo que vivenciamos neste ano certamente nos aproximou da vida. Não tem como estar no mundo sem encontrar com Deus. É preciso encontrar sentido para lutar e vencer. Quem não consegue encontrar esse sentido não avança na vida.

O Evangelho nos mostra que o sentido da vida está em Cristo Jesus. A melhor maneira de viver neste mundo é viver como Jesus viveu, sendo capaz de sentir compaixão e de ajudar os irmãos, de todas as maneiras possíveis.

Ao fim deste ano temos a certeza de que aqui chegamos porque o Senhor caminhou conosco, afirmou nosso Pároco.

Mas qual o verdadeiro sentido de estar nesse mundo?; indagou-nos Padre Laurindo. Não é para vivermos fixados em datas, medindo o tempo, não é esse o objetivo. Mas que possamos viver no tempo de Deus. Que tenhamos a oportunidade de servir, de crescer e de ser a cada dia melhor.

Este ano nos mostrou como somos vulneráveis, independente da condição social. A dor e o sofrimento fazem parte da vida humana. Mas a partir do momento que descobrimos o sentido de viver e lutar em Deus conseguimos enfrentar e sair de todas as situações com a esperança renovada.

A Pandemia nos revelou que não somos máquinas e que somos dotados de sentimentos e precisamos incessantemente do outro. Percebemos a necessidade de aprendermos a relacionar com o outro. Aprendemos a valorizar as pessoas nas riquezas e nas suas fraquezas. Esse foi um dos grandes aprendizados deste ano que se finda, refletiu conosco.

A missão da Igreja é muito rica e ampla. O mundo precisa de nós, a Igreja precisa de nós e também nossos irmãos. Que sejamos para nossos irmãos o próprio Deus, que consola, que salva e que está atento às necessidades do outro.

A palavra hoje deve ser gratidão, concluiu.

Ao final da sua homilia, em nome de toda a comunidade Paroquial, Padre Laurindo desejou que Deus conceda um ano de paz, de vida e de esperança a todos. Que Deus seja a nossa vida, a nossa paz e a arma que precisamos para lutar.

Mais encontros, mais sorrisos, mais abraços e bênçãos de Deus na vida de cada um! Feliz Ano Novo!

Depois da Santa Missa foi apresentada uma retrospectiva da Paróquia, que está disponível nas mídias sociais da Paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Clique aqui para ver a retrospectiva 2020.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família